fbpx

10 dicas para IT Recruiters

Com a transformação digital, cada vez mais empresas precisam de profissionais de IT (tecnologia da informação). É nesse cenário que se dá a importância dos IT recruiters, profissionais de RH especializados na contratação de talentos de tecnologia da informação.

Os IT recruiters são responsáveis pela descrição e divulgação de vagas, aquisição e triagem de candidatos, realização de entrevistas e testes e contratação de profissionais de tecnologia. Para ajudar esses profissionais em sua tarefa, selecionamos 10 dicas, apresentadas abaixo:

 1. Entenda a vaga

Ao receber uma demanda de profissional por parte da empresa, converse com pessoas da equipe técnica e entenda quais características e conhecimentos técnicos o candidato ideal precisa ter e quais as tecnologias ligadas à posição. É muito importante que IT recruiters entendam os conceitos que as vagas pedem para ter maior assertividade nas contratações.

E se você não conhecer algum dos conceitos citados, como uma linguagem de programação ou ferramenta, o que fazer?

 2. Chama nos contatinhos

Vários IT recruiters trabalham em empresas voltadas à e tecnologia e estão rodeados de desenvolvedores. Se for o seu caso, aproveite! Pode ser com horário marcado ou até mesmo em uma conversa no café: utilize esses contatos para entender melhor os projetos da empresa, conceitos e/ou ferramentas que você se deparou ao tentar entender a vaga.

Mas caso precise de mais informações…

 3. Dá um Google!

Tem muito conhecimento disponível na internet sobre linguagens de programação, softwares e tecnologias. Pesquise por vídeos, artigos, podcasts, posts em mídias sociais… O que não falta na internet é conteúdo didático nessa área, inclusive voltado para IT Recruiters.

Encontrou alguma informação que acredita ser importante obter um conhecimento mais aprofundado?

 4. Faça cursos

Pode ser cursos com poucas horas ou mais extensos… Vai depender do conhecimento que você já tem e do entender ser necessário. Além de te trazer mais informações sobre a área, os cursos te dão a certificação de que você tem conhecimento naquele assunto, o que pode ser um diferencial em seu currículo.

E olha que legal: existem cursos específicos para IT recruiters terem sucesso em seus processos de recrutamento e seleção.

Ao aprender sobre a área…

 5. Anote!

Os IT recruiters vão se deparar várias vezes com os mesmos conceitos, como banco de dados e boas práticas para desenvolvedores. Para economizar seu tempo e evitar retrabalho, anote o que for aprendendo no dia a dia. Assim, não será necessário ter que pesquisar ou perguntar aquilo novamente. Depois de algum tempo tendo contato frequente com as novas informações, você vai memorizá-las e não precisará mais consultar suas anotações ?

Para fugir um pouco do conhecimento teórico…

 6. Entre nas comunidades

Existem várias comunidades de tecnologia. Ao fazer parte delas, você pode bater papo com profissionais da área, tirar dúvidas, observar os assuntos mais frequentes e entender melhor seu público. Tudo de bom, né?

Falando em contato com os ITs

7. Aposte no LinkedIn

Nessa rede social, a mais utilizada para fins profissionais, você pode seguir páginas que compartilham as novidades da área. Além disso, a rede é muito importante para IT recruiters, pois nela você pode encontrar candidatos em potencial, já que os usuários da rede costumam manter seus perfis atualizados.

Ao encontrar candidatos e realizar um processo seletivo…

 8. Aprenda com as entrevistas

Em algum momento você pode não entender algo comentado por um candidato em uma entrevista. Por isso, anote o conceito para buscar a informação depois. Assim, você estará craque naquilo em uma próxima situação.

Sobre ficar craque…

9. Fique de olho nas tendências

Todas as áreas estão em constante transformação e na área de tecnologia elas ocorrem com velocidade ainda maior. Por isso, participe de eventos, acompanhe veículos de informação sobre a área e esteja atento às novidades. É muito importante que os IT recruiters saibam o que está acontecendo na área e acompanhem as tendências.

 10. Persista

Por ser uma área com características, conceitos e informações muito singulares, pode levar um tempo até que novos IT recruiters se adaptem a ela.  Por isso, é necessário persistir frente às dificuldades e ter a mentalidade de que com prática, estudo e esforço, será possível ter facilidade no processo.

 É muito importante que os IT recruiters entendam sobre tecnologia e, para isso, precisam de muita prática, contato com os profissionais da área e estudo. Esperamos que essas dicas possam te auxiliar em sua jornada. Até a próxima!

Públicações relacionadas

Contratar desenvolvedor: saiba ser ágil e escale sua equipe de tecnologia

Contratar desenvolvedor é um dos grandes desafios que toda startup em busca de crescimento encontra no mercado de trabalho. Sendo Ler o artigo completo

Quanto custa um programador?

Saber quanto custa um programador pode ser um passo essencial para o desenvolvimento do seu negócio. Tendo essa noção de Ler o artigo completo

Como estruturar seu time de tecnologia

Montar um bom time de tecnologia é um dos maiores desafios quando vamos iniciar um novo produto digital. Dúvidas como: Ler o artigo completo

Traga seu time de tecnologia para o interior do estado

Você ainda mantém seu time de tecnologia na capital? Com o crescimento das startups, a briga por talentos está cada Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos