fbpx

4 conhecimentos (essenciais) no Desenvolvimento Web Full Stack

Não é novidade que constantemente surgem novidades no setor de tecnologia, que exigem a adaptação e o conhecimento dos profissionais. Com a grande busca das empresas por talentos que se destacam no setor de programação, estar atento às tendências e conhecimentos importantes nesse campo é imprescindível para que os profissionais garantam uma boa colocação no mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os destaques relacionados ao desenvolvimento web full-stack, abrangendo assuntos que vão desde linguagens de programação à áreas de atuação no setor de programação. Confira a seguir!

JavaScript

Apesar de não ser uma novidade e nem uma ferramenta tão simples de se utilizar, esta linguagem de programação está constantemente recebendo atualizações e não para no tempo. Por esse motivo e por permitir a criação de interações entre o sistema e os seus usuários, ela continua ganhando um grande destaque entre os programadores. 

Inúmeros sistemas e aplicações presentes no nosso dia a dia, fazem uso do JavaScript, o que faz esta linguagem ganhar ainda mais destaque no desenvolvimento web full-stack, já que é utilizada tanto no dia a dia de programadores front-end como back-end.

CSS

Assim como o JavaScript, o CSS é uma linguagem de programação muito importante para o setor de front-end, utilizada para converter os documentos aos usuários, de modo que eles sejam utilizáveis por estes.

Assim como a linguagem anterior, esta tecnologia já é conhecida, mas continua sendo muito utilizada, principalmente porque, ao contrário do JS, tem uma utilização relativamente simples. 

Além disso, a ferramenta fornece aos programadores diversos recursos de personalização de páginas HTML, construção de landing pages, desenvolvimento de sites dinâmicos e responsivos e até mesmo a criação de animações e ilustrações que podem tornar o software bem mais atrativo aos usuários.

Para saber mais sobre esses recursos, você pode conferir este vídeo abaixo, onde a Nadia (desenvolvedora Full-stack da EZ) te ensina um pouco mais sobre o uso de CSS/SCSS: 

Banco de dados

O conhecimento sobre bancos de dados é importantíssimo para o setor de desenvolvimento web, ainda mais quando se fala sobre a atuação de um programador full-stack. Saber manipular as informações fornecidas pelos usuários é uma das principais atividades daqueles que atuam como back-end ou full-stack. Isso só é possível através dos bancos de dados, que organizam e armazenam essas informações sob determinado domínio. 

Além de automatizar processos, os bancos de dados contribuem para a garantia de uma maior segurança durante a navegação, já que são monitorados por especialistas. Alguns dos bancos mais utilizados hoje em dia são o Oracle, DB2, MySQL, SQL Server e PostgreSQL.

Cybersecurity

E não somente os bancos de dados, mas toda a área de segurança cibernética está em alta no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades muito interessantes às pessoas desenvolvedoras, principalmente após a introdução da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Diversas empresas estão investindo pesado quando o assunto é cybersecurity, ainda mais com o aumento de atividades como o e-commerce e os internet bankings, por exemplo, onde diversos dados pessoais são fornecidos aos sistemas.

Apesar de ser uma área promissora, tanto em instituições privadas como nas estatais, o setor de cibersegurança ainda não conta com uma quantidade suficiente de profissionais capacitados para atuar neste campo. Por isso, torna-se ainda mais interessante investir nesta carreira. Até porque, com a constante democratização da internet e da tecnologia no geral, a segurança dos usuários será reforçada cada vez mais.

Se você ainda não conhece muito sobre a área, a EZ.devs produziu uma série de vídeos que você pode conferir logo abaixo:

BÔNUS: Tendência em Pesquisa por voz

Siri, Alexa, Google Assistant e até mesmo a Lu, do Magalu. Você provavelmente já fez ou faz uso de alguns desses assistentes virtuais, não é mesmo? E esse número só cresce a cada dia. De acordo com o último relatório da FEBRABAN a respeito de tecnologia bancária, houve um aumento considerável nos números relacionados ao investimento em atendimento virtual, o que abre mais caminhos para profissionais do ramo da tecnologia.

A inteligência artificial relacionada à assistência virtual tem sido uma grande aposta de muitas empresas que buscam otimizar tanto as pesquisas por voz, como a experiência dos usuários como um todo. E, por esse motivo, é algo que não deve ser deixado de lado por desenvolvedores que buscam destaque no mercado de trabalho, principalmente quando falamos do setor web.

Além de auxiliar na solução de problemas, tirar dúvidas e fornecer informações importantes aos usuários, tais assistentes contribuem para a otimização de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), técnica utilizada por profissionais de Marketing para o ranqueamento de conteúdos em páginas de busca. 

Por último, mas não menos importante, o atendimento virtual fornece uma maior acessibilidade às pessoas que possuem algum tipo de deficiência o que torna, portanto, tudo muito mais inclusivo.


Se você se interessou por este conteúdo, não deixe de conferir nossa página de talentos para conferir as Stacks que trabalhamos em desenvolvimento web full stack. Tenho certeza que encontrará excelentes oportunidades por lá!

Públicações relacionadas

Conhecendo a fundo os principais frameworks de front-end
frameworks front-end guia criado em parceria com a rocketseat

Em parceria com a Rocketseat, montamos um guia detalhado sobre os 3 frameworks JavaScript mais utilizados pelo ecossistema tech.

Angular: um framework de destaque no desenvolvimento front-end
trabalhando com framework angular em desenvolvimento web

Conheça o framework Angular, que está fazendo sucesso entre desenvolvedores, e entenda quais características tem para tornar o desenvolvimento de Ler o artigo completo

NestJS: introdução e aplicação de CRUD usando MongoDB
aplicação de NestJS

Alexander Yokogawa, desenvolvedor da EZ.devs, introduz o assunto NestJS e mostra como é possível desenvolver a base de aplicações back-end Ler o artigo completo

Node.js: por que esta tecnologia está crescendo?
node.js - notebook em mesa com tela mostrando código de programação

Noje.js está ganhando cada vez mais espaço no mercado e nesse artigo apresentamos alguns dos motivos para esse crescimento.

Veja todos os nossos artigos