fbpx

4 desafios de gerir uma equipe de tecnologia em crescimento

Realizar a gestão de uma equipe de tecnologia nem sempre é uma tarefa fácil de ser cumprida. Para que seja realizada da melhor maneira possível, a pessoa responsável pela gestão deve possuir boas habilidades de liderança, como uma boa comunicação, boa organização e gestão de tempo e destreza para mediar conflitos entre membros de equipe. Juntas, tais habilidades possibilitam que a equipe de tecnologia esteja alinhada, com todos os membros sabendo quais são as prioridades, prazos, metas e procedimentos mais adequados ao bom desenvolvimento do trabalho.

Uma equipe de tecnologia possui algumas características e desafios bem específicos com os quais a pessoa gestora deve lidar. O fato de que as empresas vêm dependendo cada vez mais da tecnologia de informação, ou TI, torna necessário o alinhamento da equipe de tecnologia com os valores, objetivos e prioridades da organização. Sendo assim, é papel da liderança dessa equipe fazer a ligação entre ela e as demais áreas da corporação, além de guiá-la para que os trabalhos a ela atribuídos sejam executados da melhor maneira possível, beneficiando a todos os envolvidos.

Além disso, o aumento da necessidade da tecnologia da informação por parte das empresas faz com que o número de profissionais necessários seja cada vez maior, variando a quantidade de pessoas que compõem a equipe de acordo com o tamanho da corporação. E um número maior de pessoas para gerir, consequentemente, torna a tarefa mais difícil para a pessoa responsável por tal gestão.

Portanto, confira a seguir alguns dos desafios que podem fazer parte da gestão de uma equipe de tecnologia em crescimento:

Gerenciamento de atividades:

Este é um desafio de praticamente toda pessoa responsável por um cargo de gestão e que reflete diretamente na velocidade e qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe. No caso das equipes de tecnologia, é importante que a pessoa encarregada da liderança faça uma boa organização de prazos e um cronograma de atividades que possibilite o cumprimento dos mesmos. Existem diversas ferramentas e metodologias criadas para facilitar tal organização, como as metodologias ágeis, que se tornam ainda mais importantes para equipes que estão crescendo. Afinal, quanto maior o time, mais trabalhosa fica a tarefa de acompanhar suas atividades com atenção.

Manter uma comunicação clara com a equipe:

Esta é uma responsabilidade que gera diversos efeitos no cotidiano de uma equipe de tecnologia. Uma comunicação feita de maneira adequada possibilita que as pessoas desenvolvedoras que fazem parte do time saibam com clareza com quais metas e métricas trabalharão, dados importantes para que se meça a eficiência do trabalho desenvolvido em um projeto. A comunicação também é fundamental para resolver os problemas mais rapidamente, sejam eles técnicos ou de desentendimento entre membros de equipe, já que sempre será mais fácil resolver qualquer um deles quando a comunicação é respeitosa e objetiva. Por fim, a boa habilidade de se comunicar também permite que a liderança passe à equipe informações com maior assertividade.

Manter os dados seguros:

A segurança das informações fornecidas por usuários é um fator que merece a atenção da equipe de tecnologia. Já que é uma responsabilidade que deve ser levada muito a sério, a gestão dessas equipes deve se certificar de que as pessoas desenvolvedoras estão seguindo as práticas de segurança combinadas, tomando os devidos cuidados com controle de licenças, acessos e senhas, dentre outros aspectos que contribuem para uma maior segurança dos dados. Além disso, como líder da equipe, a pessoa que a gere também deve se atualizar constantemente, a fim de saber que tecnologias relacionadas à segurança da informação podem ser aplicadas ao trabalho de sua equipe, buscando sempre os melhores recursos disponíveis para manter os dados dos usuários seguros.

Manter um padrão de qualidade:

Esse desafio diz respeito a muitos aspectos de um projeto. Manter a qualidade do código, por exemplo, é algo que influencia positivamente tanto a equipe quanto os usuários de seu produto: para a equipe de tecnologia, um código com boa qualidade permite que novos colegas de equipe entendam mais facilmente o trabalho já realizado, além de tornar mais fácil e eficiente a identificação de erros e solução de problemas; para os usuários, é proporcionada uma melhor experiência, já que códigos com qualidade superior fazem com que os softwares funcionem com maior eficiência e rapidez. Também devem ser levados em conta os padrões de qualidade de UX (user experience, ou experiência de usuário), a fim de que a equipe esteja alinhada quanto às medidas que devem ser tomadas ao longo do desenvolvimento para que os usuários tenham a melhor experiência possível.

Certamente, os desafios enfrentados por quem se encarrega de gerir uma equipe nunca vão parar de surgir, nas formas mais inesperadas e com problemas mais inusitados. Portanto, mantenha-se firme para superar esses desafios, adquirindo cada vez mais experiência para lidar melhor ainda com as questões que aparecerem à sua frente.

Desejamos boa sorte em sua gestão e conte conosco para recrutar com rapidez membros incríveis para sua equipe de tecnologia!

Públicações relacionadas

Employer Branding: Como a sua cultura pode atrair devs

Você já parou para pensar que sua empresa pode estar afastando os talentos ao invés de atraí-los? Em um período Ler o artigo completo

Time de tecnologia: Tenha uma visão mais ampla para escalar seu produto

Para vencer os desafios de escalar o produto da sua startup, ter um time de tecnologia multidisciplinar e ágil é Ler o artigo completo

Tenha um time de tecnologia de alta performance

Para garantir o bom desenvolvimento de um time de alta performance no desenvolvimento de um projeto de tecnologia, é necessário Ler o artigo completo

As novas relações entre desenvolvedores e as empresas

A busca incessante por pessoas que trabalham no setor de tecnologia fez com que estes profissionais ditassem, a partir de Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos