4 livros para aprender sobre Desenvolvimento ágil de software

dicas de leitura sobre desenvolvimento ágil de software

Desenvolvimento ágil de software, gestão ágil, metodologias ágeis… Agile. Estes são conceitos cada vez mais presentes no dia a dia de quem trabalha com programação. 

Você provavelmente já trabalhou com eles ou pelo menos ouviu falar sobre alguns métodos ágeis como Lean, Scrum e Kanban e, imagino que quando se deparou com a ideia de Agile pela primeira vez tenha se assustado, assim como eu. 

Ter este mindset ágil, seja dentro do desenvolvimento de softwares ou não, requer uma desconstrução muito grande de diversas rotinas das quais já estamos acostumados dentro do mercado de trabalho. Times multidisciplinares, testes e muitos outros itens passam a ocupar o espaço de processos que antes eram completamente engessados e tudo isso assusta no início. 

Para conseguirmos dar o nosso melhor no dia a dia com a equipe, precisamos estar bem situados e entender como tudo funciona quando falamos de times ágeis. Pensando nisso, trouxe neste conteúdo algumas dicas de leitura sobre desenvolvimento ágil de software que te ajudarão a entender mais sobre o assunto.

Continue para conhecer os títulos!

A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Escrito pelo próprio co-criador do método Scrum, Jeff Sutherland, este é um dos principais livros para introduzir os profissionais sobre esta metodologia ágil, que surgiu no setor de tecnologia, mas teve sua aplicação estendida a diversas outras áreas do conhecimento, algo evidenciado ao longo das páginas. 

A ideia central do livro, que possui uma leitura fácil, consiste na demonstração, e até mesmo crítica, de que os modelos tradicionais de gerenciamento não são mais eficazes para conduzir projetos de uma maneira efetiva e produtiva. Jeff Sutherland se apropria das ideias centrais do Rugby, um esporte coletivo, para explicar o princípio do Scrum: a união dos jogadores para que o time chegue à vitória. 

Através desta analogia, o autor aborda a importância de se ter uma comunicação saturada entre as equipes de trabalho, que devem ser pequenas. Quando esta característica está presente nas equipes, os esforços em educar as pessoas quanto ao desenvolvimento dos projetos são muito menores. 

Métricas Ágeis: Obtenha melhores resultados em sua equipe

Obra brasileira, escrita por Raphael Albino, e dividida em sete capítulos que ensinam aos profissionais como as métricas podem ser aplicadas no dia a dia de uma equipe de desenvolvimento. “Métricas Ágeis: Obtenha melhores resultados em sua equipe” é um livro que se concentra em apontar como é possível implementar melhorias nos projetos a partir da utilização de métricas de performance. 

Dentre estas métricas de performance, duas ganham destaque ao longo das instruções do autor sobre a utilização de estatística para a otimização de projetos. Essas métricas são denominadas Lead Time e Throughput, que  funcionam como ponto de partida para que os times possam extrair as informações necessárias sobre os projetos.  

Mas não adianta conhecer sobre as métricas e não saber aplicá-las, não é mesmo? E é por esse motivo que o autor traz exemplos práticos, como os problemas mais rotineiros nas equipes, e também cases reais, vividos por ele, em empresas que se apropriam de metodologias ágeis. Assim, os leitores aprendem como é possível aumentar a produtividade de um time sem deixar de lado a qualidade dos produtos, entregando o máximo de valor aos seus usuários.

A Fórmula da Eficácia

Assim como o anterior, este também é um livro nacional, escrito por Alisson Vale, que surge com o objetivo de auxiliar os líderes e seus times de desenvolvimento de software a minimizar a ocorrência de erros e aumentar a organização da equipe ao longo dos projetos para que, assim, alcancem os resultados desejados.

“A Fórmula da Eficácia” foi lançado, inicialmente, com oito capítulos que tratavam a respeito de como conduzir projetos de desenvolvimentos de software com eficiência. No entanto, a versão definitiva do livro possui mais de 20 capítulos que abordam o assunto de uma maneira mais técnica e aprofundada. 

Dividido em três ensaios, denominados, respectivamente, “O Encaixe Problema-Solução”,  “A Narrativa da Eficácia” e “A Estratégia do Fluxo Eficaz”, o livro traz exemplificações e une teoria e prática em uma mesma narrativa. 

O Mítico Homem-Mês

Por último, mas não menos importante, trago neste artigo um clássico nos estudos de desenvolvimento ágil de softwares. Escrita por Frederick P. Brooks Jr, a obra demonstra o quanto a utilização da unidade de esforço “Homem-Mês” é um risco para o desenvolvimento quando se deseja traçar estimativas e cronogramas em um projeto.

O autor defende que se uma tarefa depende tanto de uma sequência para a ser executada, como acontece no desenvolvimento de software, é um erro pensar que a solução para a agilidade está em adicionar mais mão-de-obra às tarefas. Inclusive, o autor mostra que o que acontece é exatamente o contrário: quanto mais pessoas forem adicionadas a estas equipes, mais atrasos ocorrerão. 

O livro aborda a importância de se ter uma “equipe cirúrgica” para que se mantenha a produtividade e a integridade dos projetos e relata como os gestores podem estruturar e conduzir suas equipes para otimizar o tempo de entrega dos projetos.

Ter domínio sobre Agile é essencial para qualquer pessoa desenvolvedora que busca boas oportunidades no mercado de trabalho ou até mesmo melhorar as suas habilidades na liderança de times ágeis. Portanto, não deixe de anotar todas essas recomendações de leitura sobre desenvolvimento ágil de software e colocar os estudos em dia!

Procurando por oportunidades de trabalho em desenvolvimento? Crie sua conta em nossa plataforma e seja conectado a startups e scale-ups do Brasil e do mundo.

Compartilhar:

Camila
Último artigo
Conhecendo a fundo os principais frameworks de front-end
Próximo artigo
Marketplace de Tecnologia: Por que as Startups fazem parte do nosso ecossistema?