5 dicas importantes para quem quer começar uma transformação digital em seu negócio

Negócios

O que é transformação digital

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre transformação digital. O termo tem ganhado atenção de empreendedores de todo o mundo. Mas se engana quem pensa que transformação digital é algo para o futuro. Essa transformação é extremamente importante para as empresas que querem continuar atuando no mercado.

Para entender a transformação digital é necessário analisar o que está acontecendo dentro das empresas. Com a internet, muitos conceitos que até então ditavam o desenvolvimento dos negócios, ficaram ultrapassados. A transformação digital chega para através do uso da tecnologia melhorar o desempenho e garantir melhores resultados para as organizações. 

Uma mudança radical

A tecnologia passa a ter um papel estratégico central com a transformação digital, o que gera uma mudança radical na estrutura das empresas. Mais do que um termo, é uma mudança na forma de pensar, gerir colaboradores e fechar negócios. 

Se sua empresa ainda não começou a aplicar a transformação digital, saiba que é apenas uma questão de tempo para que todos os seus concorrentes sigam este caminho. O que você precisa decidir é se aderir agora ou esperar que seu negócio fique para trás.

Confira agora 5 dicas super importantes para começar uma transformação digital em seu negócio!

  • Inicie mudando seu pensamento

Para começar uma transformação digital, a primeira mudança deve ser na forma de pensar.  Quebre paradigmas, escute mais seus clientes e colaboradores e estude o que pode e deve ser mudado em seu negócio para atingir melhores resultados.

Powered by Rock Convert
  • Determine objetivos

Se você não tiver um rumo pré-estabelecido, a transformação digital pode acabar se tornando apenas uma tendência de mercado sem efeito real no seu negócio. Portanto, tenha bem definidas suas metas com esse projeto. Quanto mais específicas e mensuráveis elas forem, melhor será para análise do seu desenvolvimento.

Diversos objetivos podem ser alcançados ao começar uma transformação digital, como captar clientes, reduzir custos, melhorar a infraestrutura, entre outros. Analise suas necessidades e escolha quais objetivos são os mais adequados para sua empresa.

  • Procure pelas tecnologias disponíveis no mercado

Existem diversos recursos tecnológicos com modos de usar e finalidades bem diferentes. Além de pesquisar sobre cada um deles, você deve avaliar como cada ferramenta irá contribuir para chegar em seus objetivos. Assim, você conseguirá garantir que estará direcionando corretamente seus investimentos.

  • Redesenhe processos internos e prepare sua equipe

Com a tecnologia, novos softwares e ferramentas passam a auxiliar no cotidiano da empresa e a equipe pode assumir novos desafios. Mas é importante frisar que o redesenho de processos também deve ser inspirado na mudança da forma de pensar e agir.

Ao começar uma transformação digital, as inovações não ficam apenas com a área de TI, elas se estendem para praticamente todos os departamentos. Por esse motivo é importante preparar seus colaboradores para lidar com novos recursos e práticas. Realize palestras, peça a ajuda da equipe com sugestões e ideias e promova treinamentos para que seus funcionários se sintam aptos e confortáveis com as mudanças. 

  • Não tenha medo de terceirizar o processo

É comum que logo se pense no departamento de TI para começar uma transformação digital. Mas se a tecnologia não é o ramo do seu negócio, a melhor opção é terceirizar essa etapa. Escolha uma empresa que tenha conhecimento sua sobre sua atuação e esteja preparada para entregar os resultados esperados por você. Com isso, você terá confiança no processo a ser realizado, pois ele será executado por uma equipe capacitada. 

Precisando de ajuda para começar uma transformação digital em sua empresa?

Conte com uma equipe de profissionais altamente capacitados e engajados colocar em prática nossas dicas e começar uma transformação digital em seu negócio! Com cerca de três anos de história, a ez.devs já ajudou mais de 40 empresas a escalarem suas equipes de tecnologia, reduzindo custos, prevenindo riscos e diminuindo tempo. Sua empresa pode ser a próxima! Quer saber como? Entre em contato conosco!