fbpx

6 frameworks front-end mais utilizados no mercado de tecnologia

Os frameworks front-end contribuem muito para a agilidade no desenvolvimento de softwares, facilitando o trabalho de pessoas programadoras em diversas etapas da execução dos projetos. Mas, como os conhecimentos relacionados à tecnologia estão em constante atualização, diversos frameworks e atualizações para estes surgem a cada momento, a partir de uma dificuldade encontrada. 

Pensando nisso, para que você se mantenha atualizado e consiga desenvolver softwares com mais eficiência, listamos neste artigo os frameworks front-end mais utilizados no momento no mercado Tech. 

Para saber quais são eles, continue a leitura!

Bootstrap

Considerado o framework mais conhecido entre os front-end, o Bootstrap tornou-se uma ferramenta famosa para a criação de interfaces web pouco tempo depois de sua criação, em agosto de 2011, e atualmente é utilizado por cerca de 7 milhões de sites como framework front-end.

Esse framework CSS, que também possui componentes HTML e JavaScript, é ideal para projetos construídos em múltiplas plataformas. Possui inúmeros componentes que são facilmente aplicáveis ao seu programa, uma base de padrões estéticos que possibilita a criação de páginas bonitas e igualmente funcionais, além de uma documentação farta. Soluções feitas com o Bootstrap costumam ser bastante eficientes e atrativas.

Angular.js

Desenvolvido pela Google, este framework JavaScript é utilizado por uma grande comunidade de pessoas desenvolvedoras e conta com uma rápida produção de códigos. Ele é adequado para criar aplicativos web avançados que contenham apenas uma página e, além de ser utilizado pela empresa que o criou, também é utilizado pelas empresas Microsoft e PayPal.

Vue.js

Criado por Evan You e lançado em 2014, Vue.js é um framework open source de JavaScript muito utilizado em aplicações single page (SPA) e em projetos com interfaces que prezam pela interação e experiência dos usuários. 

Por ser um framework de fácil utilização e muito versátil, o Vue.js tem se tornado a primeira opção para muitos profissionais que desejam criar sites com boa qualidade e desempenho. Isso porque sua versatilidade, por exemplo, está relacionada a um ecossistema incremental e progressivo, onde você pode encontrar soluções prontas para uma grande quantidade de situações. 

React

Este framework foi desenvolvido em 2011 pela equipe do Facebook e seus criadores a denominam como “Biblioteca de JavaScript declarativa, eficiente e flexível para criar interfaces de usuário (UI)”. Sendo assim, ela facilita o processo de atualização e sincronização de atividades simultâneas, como o chat e a timeline dos usuários. 

Além do Facebook e os demais aplicativos do grupo, como Instagram e WhatsApp, grandes empresas como Netflix, Airbnb e eBay utilizam este framework em seus softwares.

Svelte

Dos frameworks citados aqui neste artigo, o Svelte é o de criação mais recente, sendo lançado em 2016. É destinado à criação de componentes, mas com uma abordagem totalmente diferenciada em relação aos seus concorrentes Vue.js e React, anteriormente citados. 

No Svelte, as responsabilidades não ficam a cargo do navegador, mas sim da etapa de compilação e, com isso, o JavaScript gerado pode ser entendido pelo navegador sem o apoio de outros recursos.

Este artigo abordou os seis frameworks mais usados pelos desenvolvedores Front-end ultimamente. Continue acompanhando nosso blog para ter acesso à conteúdos de tecnologia e também conhecer mais sobre a EZ.devs!

Públicações relacionadas

Principais frameworks e bibliotecas de JavaScript
Bibliotecas e frameworks Javascript. Pessoa escrevendo código em um cafeteria.

Você conhece quais são os frameworks e bibliotecas de JavaScript mais utilizados no desenvolvimento web atualmente? Preparamos um artigo contando Ler o artigo completo

Github: por que você deve utilizá-lo em seu projeto?

O Github é uma plataforma destinada a pessoas desenvolvedoras que possui inúmeras funcionalidades e benefícios para tais profissionais. Contando atualmente Ler o artigo completo

React Native: criando módulo nativo Android com Kotlin!

Faaala, galerinha! Tudo bem por aí? Hoje iremos ver como criar um módulo nativo Android para React Native, porém usando Ler o artigo completo

Dando vida a aplicações com Vite + Vue 3 + Vuex 4.x

Salve, devs! Tudo certo? Venho aqui novamente para explorar o atual estado de arte do nosso querido Vue 3, que Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos