Os frameworks front-end contribuem muito para a agilidade no desenvolvimento de softwares, facilitando o trabalho de pessoas programadoras em diversas etapas da execução dos projetos. Mas, como os conhecimentos relacionados à tecnologia estão em constante atualização, diversos frameworks e atualizações para estes surgem a cada momento, a partir de uma dificuldade encontrada.
Pensando nisso, para que você se mantenha atualizado e consiga desenvolver softwares com mais eficiência, listamos neste artigo os frameworks front-end mais utilizados no ano de 2021 até o momento atual.
Para saber quais são eles, continue a leitura!
React
Este framework foi desenvolvido em 2011 pela equipe do Facebook e seus criadores a denominam como “Biblioteca de JavaScript declarativa, eficiente e flexível para criar interfaces de usuário (UI)”. Sendo assim, ela facilita o processo de atualização e sincronização de atividades simultâneas, como o chat e a timeline dos usuários.
Além do Facebook e os demais aplicativos do grupo, como Instagram e WhatsApp, grandes empresas como Netflix, Airbnb e eBay utilizam este framework em seus softwares.
Angular.js
Desenvolvido pela Google, este framework JavaScript é utilizado por uma grande comunidade de pessoas desenvolvedoras e conta com uma rápida produção de códigos. Ele é adequado para criar aplicativos web avançados que contenham apenas uma página e, além de ser utilizado pela empresa que o criou, também é utilizado pelas empresas Microsoft e PayPal.
- Saiba tudo sobre Angular.js
Vue.js
Criado por Evan You e lançado em 2014, Vue.js é um framework open source de JavaScript muito utilizado em aplicações single page (SPA) e em projetos com interfaces que prezam pela interação e experiência dos usuários.
Por ser um framework de fácil utilização e muito versátil, o Vue.js tem se tornado a primeira opção para muitos profissionais que desejam criar sites com boa qualidade e desempenho. Isso porque sua versatilidade, por exemplo, está relacionada a um ecossistema incremental e progressivo, onde você pode encontrar soluções prontas para uma grande quantidade de situações.
jQuery
De acordo com o Developer Survey 2021, relatório anual elaborado pela StackOverflow, o jQuery ocupou o segundo lugar entre os frameworks mais utilizados por desenvolvedores do mundo todo em 2021, ficando atrás apenas do React.js.
Desenvolvido em 2006, por John Resig, o framework funciona como uma tecnologia com software de código aberto, cuja licença pertence ao Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e à Licença Pública Geral (GPL).
A tecnologia permite a criação de scripts que otimizam a experiência dos usuários e proporcionar mais interatividade no desenvolvimento de páginas web. No entanto, a ideia principal do jQuery é fazer com que os códigos sejam imcrmentados sem que se tornem mais complexos. Afinal, sua biblioteca possibilita esta simplificação.
Svelte
Dos frameworks citados aqui neste artigo, o Svelte é o de criação mais recente, sendo lançado em 2016. É destinado à criação de componentes, mas com uma abordagem totalmente diferenciada em relação aos seus concorrentes Vue.js e React, anteriormente citados.
No Svelte, as responsabilidades não ficam a cargo do navegador, mas sim da etapa de compilação e, com isso, o JavaScript gerado pode ser entendido pelo navegador sem o apoio de outros recursos.
Bootstrap
O Bootstrap tornou-se uma ferramenta famosa para a criação de interfaces web pouco tempo depois de sua criação, em agosto de 2011, e atualmente é utilizado por cerca de 7 milhões de sites como framework front-end.
Esse framework CSS, que também possui componentes HTML e JavaScript, é ideal para projetos construídos em múltiplas plataformas. Possui inúmeros componentes que são facilmente aplicáveis ao seu programa, uma base de padrões estéticos que possibilita a criação de páginas bonitas e igualmente funcionais, além de uma documentação farta. Soluções feitas com o Bootstrap costumam ser bastante eficientes e atrativas.
Neste vídeo, você confere outras tendências em tecnologia para 2022
Este artigo foi atualizado no dia 21/03/2022 e abordou os seis frameworks mais usados pelos desenvolvedores Front-end ultimamente. Continue acompanhando nosso blog para ter acesso à conteúdos de tecnologia. E para conhecer o ecossistema da EZ e as stacks com oportunidades acesse nosso site para talentos.