7 principais atributos de um headhunter de TI

Carreira

Ter um headhunter de TI na sua empresa pode significar aumentos consideráveis nos ganhos do seu negócio. Esse profissional é extremamente capacitado em contratar pessoas e possui características específicas que podem acelerar o crescimento da sua equipe, além de aumentar a eficácia no preenchimento de vagas na sua startup.

Ser um headhunter de TI é nada mais do que ser um caçador de talentos. Esse profissional possui características próprias, desenvolvidas ao longo de sua experiência, que permitem encontrar talentos para diversas áreas da tecnologia com agilidade, desde desenvolvedores até cargos corporativos e de gestão.

Nos dias atuais, com a alta segmentação da área de TI, encontrar profissionais extremamente capacitados e experientes para possíveis vagas pode ser uma tarefa difícil para gestores de empresa. Por isso, ter um headhunter na sua equipe é importantíssimo para o crescimento de sua empresa e possui algumas vantagens.

Uma delas é que, com um headhunter de TI, sua empresa terá um funcionário capacitado em encontrar profissionais que se adequem às vagas abertas na sua equipe. Para garantir isso, um bom headhunter deve possuir uma rede de contatos mais abrangente, permitindo que faça uma seleção apurada dos candidatos e, assim, junto com a equipe de RH, aumentar as chances de sucesso no processo seletivo.

Em razão da alta efetividade que esse profissional proporciona, nós preparamos um artigo com alguns dos atributos que são fundamentais em um headhunter de TI para realizar um bom trabalho. Confira a lista a seguir.

O networking do headhunter de TI

A primeira delas é o networking. Por ser da área da tecnologia da informação, um bom headhunter de TI possui uma ampla gama de conexões com desenvolvedores e pessoas atuantes da área. Essa característica é fundamental para que o profissional realize seu trabalho com agilidade e em tempo recorde, já que ele sabe onde encontrar talentos que podem se encaixar em diversos setores da sua empresa.

Além disso, o trabalho do headhunter se torna menos complicado já que, com suas referências de mercado, ele consegue ser mais assertivo em indicar candidatos que tenham perfil ideal e bastante experiência técnica. A principal ferramenta que o headhunter pode utilizar atualmente para ter um bom networking é o LinkedIn. A rede social corporativa permite uma ampla conexão com profissionais do mundo todo e pode auxiliar ainda mais na busca pelo bom candidato.

Ser adaptável

Outra aptidão bastante importante é a flexibilidade e o dinamismo para diferentes situações. Por ser o responsável em encontrar talentos para diversos setores da tecnologia, é necessário que o headhunter se adapte e estude detalhadamente cada vaga disponível pela empresa. Dessa forma, na hora do processo seletivo, perguntas pontuais podem ser feitas pelo entrevistador a fim de descobrir se o candidato é o ideal para a função que você deseja preencher.

Além disso, assim como os profissionais com quem mantém contato frequentemente, os processos seletivos de cada vaga são diferentes. Conhecer estratégias de recrutamento para cada setor da empresa e se aprofundar em cada linguagem de programação, aumentam a reputação do headhunter e trazem confiabilidade para seu negócio.

Um headhunter de TI precisa estar sempre atualizado

Seguindo na linha do dinamismo e da adaptação, é super importante que o headhunter busque pelo conhecimento a todo instante. Com o rápido avanço da tecnologia, novas linguagens surgem constantemente e, caso o gestor queira implementar alguma novidade, é importante que o headhunter tenha conhecimento prévio para que a montagem de uma equipe de desenvolvedores seja um trabalho mais fácil de ser desenvolvido.

Além disso, estar em constante atualização sobre o que acontece no mercado ajuda o profissional a entender melhor quais são as dores da empresa e quais os profissionais que podem ajudar a solucionar os problemas internos, caso sejam contratados. Essa dica vale não só para o mercado da tecnologia, mas sim para qualquer tipo de recrutador que deseja ser reconhecido por um bom trabalho.

Habilidade em lidar com pessoas

O quarto atributo que é importante para um headhunter possuir é ter uma boa comunicação e habilidade em lidar com diferentes tipos de pessoas. Essa desenvoltura é essencial para o mercado de trabalho já que os processos de contratação envolvem analisar tipos de perfis variados. Saber como encaminhar uma entrevista para determinada vaga pode fazer com que o candidato se sinta mais confortável no processo seletivo e, assim, o headhunter pode extrair todas as características e realizar uma contratação mais assertiva.

Boa argumentação é ponto chave de um headhunter de TI

Assim como ter um jogo de cintura em contornar situações e uma habilidade em lidar com diferentes tipos de pessoas, saber argumentar também é um atributo importante para um headhunter. Essa característica é uma das que facilitam o processo de contratação, já que, geralmente, o gestor de uma empresa não conhece a fundo as áreas da tecnologia. Portanto, cabe ao headhunter de TI argumentar e apresentar os principais pontos positivos e negativos de cada candidato, informando aos executivos quais suas preferências para cada vaga.

Poder de negociação

Outro atributo que faz relação aos citados anteriormente é o poder de negociação que um headhunter de TI precisa ter. Essa característica é uma das mais importantes no processo de contratação já que, possuir um profissional de qualidade envolve mexer na parte financeira da empresa. Por conta disso, o headhunter precisa chegar a um acordo com os gestores do negócio sobre qual a faixa de salário que eles podem pagar para cada vaga e também negociar com o profissional desejado quais benefícios serão pagos e qual o método de contratação.

Além disso, é imprescindível também que o recrutador tenha uma noção de como anda o mercado e quais os valores para cada tipo de vaga. Dessa forma, as chances de pagar um preço muito elevado para um profissional pouco experiente diminuem consideravelmente.

Ter um perfil observador

Pra finalizar a nossa lista com atributos fundamentais de um headhunter, uma das principais é ter um perfil observador. Um headhunter que sabe visualizar a situação do mercado e consegue analisar analiticamente cada perfil de candidato, pode aumentar ainda mais o sucesso na contratação de um profissional especializado. Esse atributo auxilia também no entendimento de diferentes tipos de currículos e proporciona uma triagem melhor dos candidatos durante o processo seletivo, diminuindo as chances de erro na contratação e de turnover ao longo do tempo.