9 Filmes para inspirar programadores e amantes de tecnologia

Carreira

Trabalhar com tecnologia e programação requer muito mais que conhecimentos técnicos. Uma visão de mundo expandida e com bom repertório são soft skills chaves para a resolução de problemas, a capacidade de inovar e ser criativo.

Pensando nisso, fizemos uma seleção de 9 filmes com temas voltados à inovação, tecnologia, realidade virtual e aumentada para te inspirar e dar aquele estímulo diretamente do sofá da sua casa. Vamos lá?

1.      2001: Uma Odisseia No Espaço (1968)

Vamos começar a nossa lista de filmes que inspiram os amantes de tecnologia com um clássico de Kubrick, de 1968, considerado uma obra-prima para o cinema e as produções de ficção científica.

O filme conta a história de HAL 9000, um sistema de inteligência artificial, que controla a nave Discovery durante uma expedição espacial a Júpiter.

Uma equipe de astronautas liderada por David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à missão para investigar um enigmático monolito negro que parece interferir na Terra por meio de sinais de outra civilização. Durante a viagem, HAL se rebela contra os seres humanos e tenta eliminar a tripulação.

Essa produção rendeu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais a Kubrick e diversos outros prêmios e indicações.

O filme está disponível para aluguel na SKY TV na plataforma de streaming da operadora, a SKY Play, mas você também pode encontrá-lo na programação da Telecine Cult e em outros canais de filmes da TV por assinatura.

2.      Steve Jobs (2015)


Se é inspiração que você quer, nada melhor que a história biográfica do empresário
Steve Jobs, criador de uma inovação tecnológica, a Apple.

O filme perpassa pelos lançamentos dos computadores Macintosh, da NeXT e do iMac com detalhes de cada invenção. Além disso, a produção se aprofunda ainda mais na vida  pessoal de Steve Jobs, relatando seus dramas familiares e relatando todo o seu legado.

O filme rendeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante para Kate Winslet (indicada também ao Oscar), de Melhor Roteiro de Cinema para Aaron Sorkin e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator para Michael Fassbender, dentre outros prêmios.

3.      O Jogo da Imitação (2014)

Seguindo a linha de dramas histórico-biográficos sobre inventores que mudaram os rumos do planeta com suas descobertas e criações tecnológicas, uma produção que não pode faltar na lista é O Jogo da Imitação.

O filme dirigido por Morten Tyldum, se passa durante a 2ª Guerra Mundial, quando a MI6, agência de inteligência britânica, recruta um estudante de matemática de Cambridge, Alan Turing, para auxiliar os Aliados a decifrar os códigos considerados inquebráveis das comunicações nazistas.

Além de derrotar a Alemanha e ajudar a salvar milhões de vida, o matemático britânico Turing foi o predecessor dos computadores e da inteligência artificial.

No filme os programadores e amantes da tecnologia vão compreender as façanhas do protagonista e todos as dificuldades pessoais e profissionais enfrentadas à época.

O filme levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e teve mais 7 indicações na premiação da academia.

4.      Trilogia Matrix (1999, 2003, 2003)

Não dá para falar em programação e tecnologia sem mencionar a trilogia Matrix, criada pelas irmãs Wachowski. A franquia conta uma história cyberpunk que une ficção científica, filosofia, religião, mitologia, animes e diversas outras influências para retratar um futuro distópico.

Thomas Anderson (vivido por Keanu Reeves) é um programador durante o dia e hacker durante a noite. O jovem programador consegue acessar ao plano real de existência humana e descobre que o seu cotidiano é na verdade uma realidade virtual. Este mundo é criado e controlado por máquinas, que utilizam de corpos humanos aprisionados para geração de energia.

A saga completa está disponível para assinantes da SKY TV, basta ligar em um telefone SKY para alugar os filmes sem sair de casa. Você também pode assistir em outras operadoras de TV por assinatura como a Vivo e a Claro.

Os fãs de Matrix e tecnologia já estão a postos aguardando o novo filme da franquia. Matrix 4 tem previsão de lançamento para abril de 2022 e Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss estarão de volta para os papéis principais.

5.      O Congresso Futurista (2013)

E já que estamos falando de realidade virtual, fica a dica para um live-action que se transforma em animação, em uma união de ficção científica, fantasia e surrealismo.

Dirigido por Ari Folman e baseado no livro do polonês Stanislaw Lem, O Congresso Futurista estrela Robin Wright (que interpreta ela mesma).

Antes do declínio de sua carreira, a atriz Robin Wright vê uma última oportunidade de sucesso no cinema: ser escaneada e transformada em uma atriz digital idêntica a ela mesma, podendo participar de qualquer filme em sua versão para animação gráfica, porém ao longo do filme é possível ver quais foram as consequências dessa decisão.

Para os amantes de tecnologia, é preciso dizer que o filme se trata de uma utopia tecnológica que critica fortemente a sociedade em que vivemos, que valoriza mais o progresso cibernético que as relações humanas.

6.      O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Aos 14 anos, o menino William Kamkwamba procura salvar sua comunidade no Malawi contra uma forte seca que assola as famílias agricultoras da região, causando fome e miséria.

Com sua vontade enorme de aprender e impossibilitado de ir à escola por questões financeiras, o jovem se esforça para construir uma inovadora turbina de vento, no intuito de gerar água e ajudar a sua comunidade. 

Apesar de muitas pessoas não acreditarem na sua capacidade, William Kamkwamba  recebe ajuda dos seus amigos e familiares para construir uma turbina de vento, com um dínamo e uma bicicleta.

O filme foi baseado na história real e autobiográfica de Kamkwamba, O Menino que Descobriu o Vento está disponível na Netflix e é uma história para quem quer se inspirar e descobrir que as invenções e a criatividade podem surgir de qualquer contexto.

7.      Ela (2013)

Dirigido por Spike Jonze, o filme Ela (HER) conta a história de Theodore Twombly  (Joaquin Phoenix), um solitário escritor que se apaixona por sua assistente virtual, Samantha, um sistema de inteligência artificial com machine learning.

Um caso de amor entre o homem contemporâneo e a tecnologia, uma relação que aparentemente é incomum, mas que retrata bem nossa relação com os dispositivos tecnológicos. 

O filme recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de mostrar como as relações entre seres vivos e máquinas estão mudando ao longo do tempo. Se você ama tecnologia, não dá para perder!  

8.      A.I. Inteligência Artificial (2001)

E por falar em inteligência artificial e máquinas que têm sentimentos, não há melhor representante que A.I. Artificial Intelligence, um filme de ficção científica de Steven Spielberg, lançado a partir de um projeto de Stanley Kubrick.

O filme conta a história de David, um menino-robô programado para amar seus pais para sempre. O casal Henry e Monica Swinton estão prestes a perder seu único filho, que está em estado vegetativo, e decidem adotar o android David.

Porém, o filho do casal se recupera e passa a viver uma relação conturbada com o menino robô adotado, perpassando por diversas discussões importantes sobre a ética entre homem e tecnologia.

9.      Black Mirror: Bandersnatch (2018)

A série antológica da Netflix “Black Mirror” já é, por si só, uma aula de ficção científica sobre as consequências imprevisíveis dos avanços tecnológicos em um futuro próximo ou até em um presente alternativo e é claro que não poderia faltar nesta lista.

Em 2018, foi lançado o filme baseado na série, escrito pelo mesmo criador Charlie Brooker, que trouxe uma inovação no mercado cinematográfico: a interatividade com o público.

Ao assistir Black Mirror: Bandersnatch na Netflix, você poderá tomar decisões em relação ao rumo do protagonista Stefan Butler, clicando nas cenas que deseja ver.

Aliás, o protagonista Butler é um programador de 19 anos que adapta um roteiro de fantasia a um jogo de videogame dos anos 1980. Não dá para perder, não é?

Curtiu a lista? Então agora é só maratonar esta série de produções cinematográficas que exploram a tecnologia de um jeito inspirador e transformador para a humanidade.