A habilidade de reter talentos no seu time de desenvolvimento

Gestão
saiba como reter talentos na sua equipe de ti e qual a importância

Reter talentos na sua empresa é fundamental, principalmente em um mercado tão aquecido e competitivo quanto o de tecnologia. Investir um tempo dos gestores para organizar práticas que buscam manter os principais profissionais na sua empresa pode trazer uma série de benefícios futuros e aumentar ainda mais o retorno sobre investimento do seu negócio. Métodos como oferecer planos de carreira, utilizar sistemas de gamificação e até mesmo ser um líder flexível são bastante utilizados em grandes empresas atualmente.

Em razão da importância de se reter talentos na sua equipe de desenvolvimento, nós produzimos um artigo que traz mais detalhes sobre a importância dessa estratégia e o que fazer para diminuir o índice de turnover na sua empresa. Confira a seguir:

Do que se trata a retenção de talentos?

A prática de reter talentos é um dos pontos que mais vem ganhando a atenção dos líderes de empresas. Conseguir segurar profissionais que oferecem uma alta produtividade e um bom desempenho na sua startup é fundamental para que sua empresa cresça de uma forma mais rápida, já que o profissional já está adequado à cultura e pode produzir mais ativamente caso se sinta confortável com sua posição na empresa.

A retenção de talentos consiste em uma série de práticas e ações que visam a manutenção de bons profissionais, colaboradores e afins, por meio de estratégias de reconhecimento, bonificações e gamificação, além de ações de integração diárias. Ter um profissional por um bom período de tempo na sua empresa, é fundamental para o crescimento da mesma já que sua adaptação é certa e não se gasta recursos para contratar novos profissionais, como tempo para treinamentos e tempo de processo seletivo.

Atualmente, grande parte das empresas possuem métodos próprios para trabalhar a prática de reter talentos. Além disso, existem diversos métodos que são utilizados nessa busca por reter os colaboradores mais talentosos. Outro grande motivo para esse processo ser trabalhado é que o mercado está cada vez mais competitivo e ter um bom planejamento que busca reter talentos é fundamental para a consistência e regularidade de um time na execução de projetos.

Qual a importância de reter talentos?

É sabido que o principal recurso de uma empresa é o profissional que se dedica para o crescimento da mesma. Em razão disso é importante que a liderança da empresa dedique um tempo na organização dessas práticas para com seus colaboradores. Reter talentos é essencial principalmente se o nicho da sua empresa apresenta níveis extremos de competitividade por profissionais. É preciso fazer com que o colaborador não queira assumir outros compromissos e ser fiel ao projeto apresentado a ele na hora da contratação, e isso parte de um bom salário em comparação com concorrentes e chega a benefícios e bonificações por desempenho.

Ter talentos ajuda a organização a ter sucesso e estabelecer uma forte presença no mercado que já é competitivo, além disso, manter funcionários engajados trazem melhores resultados em projetos e faz com que o retorno sobre o investimento seja maior.

Benefícios de investir nesse processo de retenção

Para que esse processo tenha importância na sua empresa, é preciso entender quais os benefícios de investir tempo no processo de retenção. O primeiro a ser citado é a vantagem competitiva que sua empresa garante contra concorrentes do mesmo nicho de atuação. Dessa forma, sua marca se estabelece no mercado e ganha ainda mais autoridade com os clientes. 

Outro ponto positivo é a própria atração de novos talentos. Quando uma empresa consegue manter profissionais na sua equipe, sua reputação pode aumentar consideravelmente e atrair novos interessados a fazer parte do time. Dessa forma, fica claro que os seus resultados podem aumentar ainda mais rapidamente.

Diminuir a taxa de turnover na sua empresa é fundamental também para a economia de recursos da empresa. Desligar um profissional pode ser complicado, principalmente se o regime contratado for CLT. Por isso, vale o investimento em diminuir esses índices para que o caixa da empresa não seja comprometido de forma indevida.

No geral, reter talentos ainda envolve um aumento da produtividade e engajamento dos profissionais, além de manter o ambiente de trabalho sempre com um clima satisfatório e agradável entre todos.

Estratégias para reter talentos

Para definir quais são as melhores estratégias para reter talentos, o gestor precisa verificar o que está no alcance de ser executado pela empresa. Um dos métodos mais utilizados é o uso de sistemas de gamificação. Esse processo consiste em colocar metas atingíveis aos profissionais e recompensá-los após o comprimento e execução. Da forma como se fosse um “jogo da produtividade”, profissionais mais proativos e centrados no seu trabalho conseguem recompensas maiores. Dessa forma, ao sentirem que seu trabalho está dando resultados e são valorizados, dificilmente trocarão sua empresa por uma concorrente.

Outro fator interessante é estar sempre aberto a diálogos e pontos de vista diferentes do seu. Isso é importante para que os profissionais sejam ouvidos e que haja a oportunidade de suas ideias serem entendidas pelo grupo. Como os profissionais são os principais recursos de uma empresa, é fundamental que possam sentir que são importantes diariamente e que são capazes de serem autogeridos.

Além disso, busque dar reconhecimento aos colaboradores após seus projetos terem sido executados ou entregues ao cliente. Também é interessante conhecer como anda a rotina de cada profissional para que seja possível tentar melhorar a qualidade de vida do mesmo. Um colaborador descontente com seu trabalho ou com a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode fazer com que o mesmo busque novas oportunidades na área.

No geral, outros métodos que buscam reter talentos como oferecer planos de carreira, segurança profissional e também ter atenção na hora de contratar um novo membro, são atitudes válidas e que só tendem a acrescentar.