A importância de saber gerenciar uma equipe de alta performance

Gestão

Saber como montar e gerenciar uma equipe de alta performance é uma das principais maneiras para extrair o máximo de desempenho dos seus profissionais. Isso porque, para que seus projetos sejam desenvolvidos de uma forma ágil, dinâmica e com bons resultados, não basta ter uma equipe comum, mas sim um time empenhado em buscar conhecimento a todo momento. Além de se atualizar constantemente no universo da tecnologia, algumas soft skills de gestão de pessoas são importantíssimas para que suas metas sejam atingidas.

Buscando te ajudar nesse momento, nós produzimos um artigo que apresenta quais as principais características para se ter uma equipe de alta performance e como gerenciar os membros para que a produtividade nunca diminua. Confira nas linhas a seguir.

Características de uma equipe de alta performance

Boa liderança e proatividade

Uma das principais características de uma equipe de alta performance é ter um líder que seja exemplo para os seus profissionais. A justificativa por trás disso é que ter uma liderança inspiradora pode motivar seus desenvolvedores a crescer dia após dia, buscando um dia ter sua própria equipe para liderar. 

No geral, inspire confiança, empatia e saiba como se comunicar com sua equipe, dessa forma, você concede autonomia a todos para que se sintam mais livres para expressar suas ideias. Além disso, na montagem de equipe, busque por profissionais que sejam mais proativos. Essa soft skill é importante para que o andamento dos projetos seja mais eficiente, já que profissionais na zona de conforto podem não doar o máximo de si diariamente.

Busca por evolução

Aliado à produtividade e vontade de crescer, todo profissional de alta performance precisa estar sempre em busca por evolução. Por isso, esteja sempre motivando seus profissionais a realizar especializações e até mesmo invista, se possível, em consultorias e certificações para sua equipe toda. Dessa maneira, todo o time consegue contribuir de uma maneira mais eficiente na execução dos projetos, melhorando a performance.

Com o constante avanço das tecnologias e surgimento de novas a todo momento, manter sua equipe de alta performance atualizada pode te dar vantagem sobre os concorrentes em relação a metodologias de trabalhos diferentes que talvez possam ser mais produtivas. Além disso, saiba construir sua equipe com profissionais de diferentes áreas e especializações, assim, todos podem aprender diariamente com as experiências de cada um.

Cultura definida

Definir uma cultura voltada para a alta performance é a principal maneira de sua startup conseguir manter esse ideal por um longo período de tempo. Faça com que toda sua equipe saiba planejar e executar ações que sejam alinhadas a busca por resultados significativos, gerando uma competitividade saudável entre os profissionais presentes nos times.

Em equipes de alta performance, os desenvolvedores precisam se sentir fazendo parte de uma missão coletiva em que cada um tenha papel fundamental nos resultados da empresa, aumentando a sensação de pertencimento. Além disso, isso ajuda a criar a cultura da prestação de contas, seja mensais ou semanais. Com comprometimento, as equipes podem se mobilizar ainda mais para melhorar o que precisa ser melhorado em busca de atingir as metas gerais.

Como gerenciar meu time?

Defina objetivos

Um dos principais métodos para gerenciar uma equipe de alta performance é utilizar metas inteligentes e mensuráveis durante a execução do projeto. Isso acontece porque caso seus profissionais tenham objetivos muito complexos e difíceis de serem alcançados, eles podem se desmotivar ao longo do tempo. Para facilitar nesse aspecto, crie metas mais curtas e para espaço de tempo menores, fazendo com que sejam incorporada dia após dia e feitas de forma mais ágil, impulsionando o desenvolvimento da empresa pouco a pouco.

Com a aplicação desses conceitos apresentados anteriormente, será possível acompanhar metas de forma mais fácil, além de conseguir medir resultados alcançados e construir uma equipe mais produtiva.

Use indicadores de forma assertiva

Ao mesmo tempo em que as metas são definidas é importante utilizar indicadores corretos para acompanhar os resultados. Isso porque, durante a execução de projetos, métricas como KPIs e OKRs são essenciais para analisar como está o desenvolvimento de algum produto e a evolução da equipe ao longo do tempo. Com esses indicadores, é possível aumentar a eficiência do seu time e também melhorar as tomadas de decisão que sua startup pode precisar fazer.

Por conta disso, é fundamental que todo líder saiba extrair o máximo de benefícios que essas métricas podem oferecer, além de capacitar seu time para que também saibam como ler todos os dados gerados.

Mantenha boa comunicação

Outro ponto importante para gerenciar uma equipe de alta performance é dar atenção à comunicação interna. Dentro das empresas, a falha na comunicação leva à ambiguidade e a incerteza das pessoas se seu trabalho está sendo bem executado, podendo criar tipos de conflitos que se manifestam de algumas formas.

A primeira delas é o reconhecimento de que você, como líder, não está deixando clara a função de trabalho de cada profissional. Isso faz com que a insegurança de cada um aumente no decorrer dos dias. Outro problema que pode acontecer são os mal entendidos entre colegas em razão de criarem expectativas sobre o trabalho executado por outra pessoa, aumentando, assim, a desconfiança.

Resolva conflitos e incentive seu time

Além das dicas citadas anteriormente, outra forma de gerenciar uma equipe de alta performance é resolver quaisquer conflitos que venham aparecer durante o dia a dia de trabalho. Isso porque, ambientes conturbados podem diminuir a produtividade do time e também afetar na entrega de resultados para seus clientes, diminuindo a qualidade e aumentando o tempo de produção. 

Ao mesmo tempo, busque incentivar seu time de tecnologia durante a execução do projeto. Oferecer bonificações e prêmios extras por desempenho ou por entrega de demandas pode aumentar a velocidade em que os produtos sejam executados, além de ser um bom método incentivador para o crescimento do profissional na área.