fbpx

A importância de ter um RH estratégico na sua empresa

O setor de Recursos Humanos é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa e que também vem sofrendo diversas mudanças com o passar do tempo, visando atender as necessidades de crescimento dos negócios. 

Esse crescimento é cada vez mais expressivo e por isso, notou-se a urgência em fazer muito mais do que lidar com processos burocráticos, mas também participar ativamente dos negócios, e dessa forma, surge o que conhecemos como RH Estratégico.

Com os mercados cada vez mais exigentes, em especial o de tecnologia, o time de RH das empresas precisa aumentar sua abrangência dentro da empresa e alterar, ao menos um pouco, o seu escopo. 

Além de triar currículos, pagar os funcionários e organizar diversas burocracias, os profissionais de Recursos Humanos passam a participar ativamente de decisões importantes dentro de um negócio, apoiando-as, mantendo a cultura organizacional através de ações e, assim, impactando a vida de todos os colaboradores, sejam eles líderes ou não.

O que é um RH Estratégico?

Como o próprio nome já nos sugere, quando uma empresa diz que possui um RH Estratégico, significa que ela tem um time que influencia diretamente nas estratégias do negócio para que este alcance as metas traçadas, indo além das suas atividades convencionais. 

Em um RH Estratégico, busca-se otimizar o máximo possível das funções já executadas pelo time, mas ainda mantendo a qualidade. Feito isso, é hora de fazer com que este setor participe ativamente das tomadas de decisões da sua startup, com base em dados e experiências anteriores, planejando as rotas a serem seguidas e gerenciando muito mais o tempo gasto em cada processo. Tudo isso, acontece com o auxílio de um item extremamente importante para as empresas atualmente: a tecnologia.

Falando agora mais especificamente das funções exercidas pelos times estratégicos de Recursos Humanos, podemos considerar que elas estão relacionadas à manutenção da cultura organizacional de forma que ela mantenha sempre a sinergia, o comprometimento e a produtividade de toda a empresa. Além disso, é o RH Estratégico o principal responsável pelo desenvolvimento profissional de todos os colaboradores.

Qual a diferença entre o RH tradicional e o estratégico?

O que faz o setor de RH da sua empresa ser estratégico ou não está na forma como as funções do time são executadas. Isto é, se a sua empresa faz triagem de currículos no estilo convencional, não se baseia em dados para tomar decisões importantes, não possui um processo seletivo concreto e eficiente e não procura melhorar constantemente, com certeza esse time não é estratégico.

Ser estratégico não significa abandonar os processos antigos, mas melhorá-los a ponto de tornar possível a execução de outras tarefas, o aumento do escopo, sem desgastar os profissionais da sua empresa. Quando uma empresa investe na otimização de tarefas, ela ganha tempo para que o time possa se desenvolver por completo. 

Outra característica que diferencia um time de RH convencional de um RH estratégico é que um time de alta performance, que age pela estratégia, preza pela manutenção de quatro pilares essenciais para o desenvolvimento da equipe e da empresa como um todo. Tais pilares são, segundo INSERIR SITE: a comunicação, a liderança, a visão de processos e a tecnologia.

A comunicação, no caso de um RH Estratégico, funciona como uma ponte que liga todos aqueles que fazem parte da empresa, desde os colaboradores até as lideranças. Esta tarefa é executada através da promoção e manutenção da cultura organizacional, ato que possibilita a sensação de pertencimento e valorização de todos os membros. Este pilar, além de fortalecer o employer branding contribui também para a imagem da empresa em relação à mídia e a sociedade.

Pode parecer óbvio, mas o perfil de liderança é uma das características essenciais para o desenvolvimento de um time estratégico, justamente porque um bom líder é aquele que reconhece as necessidades da sua equipe e consegue alinhar os valores de cada membro à cultura da sua startup, fazendo com que todo o trabalho gere resultados que serão realmente importantes para levar os negócios ao destino certo.

Um RH estratégico também possui uma boa visão de processos, ou seja, tem um conhecimento completo de como a empresa funciona, o que a move e onde ela quer chegar, além de entender como os processos funcionam no dia a dia de cada setor e também quais são as principais dificuldades dos colaboradores. Isso tudo possibilita uma maior sinergia entre os times, fazendo com que os processos também fluam melhor e com o máximo de entrosamento possível.

Por fim, assim como em outras áreas da empresa, agregar a tecnologia ao setor de recursos humanos não se resume a automatizar atividades do dia a dia, tornando-as mais rápidas e executáveis. Agregar a tecnologia ao RH significa que será possível analisar resultados e atividades através de dados, que permitem ao time tomar decisões e gerenciar crises através de informações completas e não mais por achismos. 

Qual a diferença entre o RH tradicional e o estratégico?

Acredito que você já tenha conseguido observar, ao longo deste conteúdo, algumas vantagens em adotar um time de RH Estratégico na sua empresa. Mas vou trazer, bem resumidamente, mais alguns benefícios obtidos por empresas que prezam por esta característica na equipe.

Com um time de RH Estratégico, seu negócio consegue:

  • Aumentar a produtividade do time e da empresa como um todo;
  • Mais assertividade nas tomadas de decisão;
  • Melhor gerenciamento de tempo, realizado de maneira inteligente;
  • Mais foco nos resultados e nos processos para alcançá-los;
  • Mais agilidade em atividades burocráticas, que geralmente demandam muito tempo ;
  • Mais assertividade nas contratações e, consequentemente, a redução do turnover.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre como um RH Estratégico se comporta dentro de uma empresa e quais vantagens ele pode trazer para o seu negócio, chegou a hora de colocar tudo em prática e assim, contar com a ajuda dos profissionais certos. 
E se precisar de ajuda para encontrar os melhores talentos de tecnologia para a sua startup, pode contar com a gente. Basta entrar em contato por aqui e ficaremos felizes em ajudá-lo.

Públicações relacionadas

Gestão Ágil: Por que seu time precisa crescer junto com a empresa?

O alto crescimento de uma startup é visto, em grande parte do tempo, como algo positivo, e não estamos errados Ler o artigo completo

Por que você deve estar de olho nos novos profissionais de tecnologia?

O mercado de tecnologia encontra-se em constante transformação. Cada vez mais amplo, dinâmico e globalizado, faz com que as empresas Ler o artigo completo

Liderança no trabalho remoto: Como exercê-la em times de tecnologia

Há mais de um ano em um cenário de pandemia, o mercado de trabalho encontrou diversos desafios, tanto no Brasil Ler o artigo completo

Por que é importante investir em diversidade na hora do recrutamento?

O mercado de trabalho tem cada vez mais abordado questões relacionadas à diversidade e do quanto é importante implementá-la cada Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos