Afinal, como é possível enfrentar os desafios da transformação ágil?

Agilidade

O termo transformação ágil se refere à aplicação das inovações proporcionadas pela tecnologia nas empresas, com o intuito de conseguir aprimorar a sua performance. Esse é o objetivo deste artigo: abordar os desafios da transformação digital e como enfrentá-los.

Apesar de ser uma tendência global, muitos empreendedores ainda não entendem o real valor de investir na transformação ágil. Isto se deve principalmente aos obstáculos que surgem no momento de sua aplicação, como o investimento inicial necessário e a posterior mensuração de resultados.

Mesmo com as dificuldades, os benefícios percebidos por esse investimento saltam aos olhos e prometem melhores resultados em termos de eficiência e maior poder de resposta frente às mudanças de mercado.

Agora que temos uma noção maior dos benefícios esperados pela aplicação da transformação ágil, apresentamos 5 recomendações sobre como lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades de negócio!

Mude o mindset da sua empresa

A primeira recomendação diz respeito a uma mudança de mentalidade sobre o negócio como um todo. É necessária uma revisão de conceitos sobre a finalidade da empresa e a observação, em perspectiva, sobre o mecanismo por trás das tomadas de decisões que são realizadas.

Para ser eficaz, é preciso incentivar uma nova visão de negócio que priorize a tecnologia e a inovação com papéis muito mais relevantes e centrais na empresa. Esse movimento deve partir dos gestores responsáveis e ser compartilhado com os demais colaboradores.

Mude sua estrutura

Existem algumas perguntas que precisam ser feitas com o intuito de inovar as estruturas de negócio de uma empresa e nortear a aplicação de tecnologia. Qual é a situação da sua atual estrutura?

Quais processos podem ser remodelados com o intuito de otimizar o trabalho e incentivar a criatividade e inovação de todos os colaboradores? E quais formas de capacitação podem ser adotadas como estímulo criativo?

Construa um bom planejamento

Um bom planejamento inicial garante o descarte de retrabalhos futuros. Técnicas como business inception e design sprint são indicadas para ampliar o entendimento do negócio e para ajudar a estruturar os principais objetivos/metas da empresa.

É vital uma análise do mercado de atuação, bem como o estudo das tecnologias disponíveis que podem ser assimiladas à estratégia do negócio e que também sejam de fácil aplicação, proporcionando novas oportunidades.

Conte com o auxílio de empresas especializadas

A boa notícia é que você não precisa fazer tudo sozinho. Existem muitas empresas no mercado que são especializadas em transformação digital de negócios. Elas geralmente funcionam pelo modelo de parcerias e tornam o processo de transição ainda mais fácil.

É comum, também, que essas empresas auxiliem em todas as etapas e atividades a serem realizadas, atuando tanto na sugestão e desenvolvimento de novas soluções quanto no preparo e treinamento dos funcionários.

Priorize profissionais digitais

O setor de recrutamento e seleção da sua empresa também deve adotar a visão de tecnologia ágil em suas políticas de contratação, sendo o RH orientado a buscar a formação de equipes interdisciplinares.

A ideia é que diferentes perspectivas possam contribuir para a solução dos problemas da empresa. Além disso, na busca por novos profissionais, deve-se privilegiar aqueles que estejam mais conectados às novas tendências de mercado.

Mesmo com os grandes desafios a serem superados, os benefícios proporcionados pela transformação digital são enormes e compensam a empreitada. No atual mundo competitivo, a adequação da sua empresa a esse modelo não é uma questão de opção, mas sim de necessidade.

As dicas que apresentamos podem ajudar a compreender melhor o funcionamento do seu negócio e ajudá-lo a encontrar pontos de melhorias. Como já comentamos, é fundamental o comprometimento dos líderes da empresa na aplicação de um modelo ágil de trabalho.

Investir na transformação ágil de um negócio garante diversos benefícios para as empresas: redução de custos, ampliação da satisfação dos clientes, automatização de processos, aumento da segurança de dados, gestão mais eficiente e possibilidade de adentrar em novos mercados.

Agora que você já sabe como vencer os desafios da transformação ágil, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e contribua para a multiplicação de empresas mais tecnológicas, eficientes e eficazes.

]]>

Entre com seus dados para a ligação.