Afinal, o que faz um analista de outsourcing? Entenda aqui!

Negócios

Você sabe o que faz um analista de outsourcing? Com a crescente necessidade da terceirização de serviços, esse profissional se tornou cada dia mais comum no mercado de trabalho e muitas empresas estão buscando esse analista para poder otimizar os seus contratos. O analista de outsourcing tem como principal objetivo encontrar, entre algumas opções, qual o melhor negócio para que sua empresa e que tenha ótimo custo-benefício. Dessa forma, você não fica na mão durante a execução do projeto e também não paga valores fora da realidade.

Além disso, esse profissional auxilia o negócio a ter uma relação melhor com os seus parceiros. Isso reduz os riscos da contratação de uma empresa de outsourcing, além de garantir ganhos de qualidade no dia a dia da companhia.

Por conta da alta demanda desse tipo de profissional especializado, a ez.devs preparou um artigo que detalha as principais funções de um analista de outsourcing. Confira abaixo os fundamentos dessa atividade e também como contratar um bom profissional!

O que é?

Como citado anteriormente, o analista de outsourcing é o profissional que realiza a análise e a contratação de empresas terceirizadas para a empresa. O seu trabalho ocorre conforme demanda e com o andamento dos projetos da companhia. O principal objetivo desse profissional é trazer para o negócio os melhores contratos de terceirização possíveis, buscando qualidade de serviço e também bom custo-benefício. Além disso, ele é responsável por acompanhar as atividades do time de outsourcing contratado e garantir que tudo seja bem executado e que as metas estejam sendo cumpridas.

Como é feito o trabalho do analista de outsourcing?

O analista de outsourcing, como apontamos acima, realiza uma série de atividades. Dentre elas está a gestão de processos. Quando contratado, esse profissional deve realizar a gestão contínua de trabalho dos times alocados pela terceirização. Seja na gestão do trabalho em projetos de desenvolvimento ou nas rotinas de suporte, tudo deve ser alinhado para que os melhores resultados sejam alcançados. Assim, o investimento trará o retorno esperado com mais facilidade e o impacto da TI. será sentido em vários setores.

Powered by Rock Convert

Outro ponto fundamental que o analista de outsourcing precisa realizar é a avaliação do trabalho executado. Sendo uma das funções mais importantes, o profissional deve ser capaz de criar e mensurar uma série de métricas que permitam a identificação de problemas na execução de serviços, os impactos positivos e também quais são os gargalos operacionais. Assim, será mais fácil encontrar falhas e emitir pareceres precisos.

Dessa forma, um analista capacitado deve saber trabalhar com metodologias ágeis, utilizar bastante planilhas para controle e ser bem organizado, a fim de coordenar e avaliar a equipe terceirizada. Além disso, o trabalho do time terceirizado deve ser analisado continuamente para garantir o alinhamento das rotinas com o SLA. Para que os gestores possam identificar se isso está acontecendo, o analista de outsourcing precisa realizar a emissão  de pareceres com dados sobre os problemas encontrados, quais soluções para otimizar as rotinas de desenvolvimento e o que deve ser revisto do planejamento inicial.

Como contratar um analista de outsourcing?

Diante do papel que o analista de outsourcing exerce, a empresa deve tomar cuidado ao escolher esse profissional. O negócio precisa identificar alguém que tenha um conjunto de habilidades capaz de otimizar as relações da companhia com os seus parceiros comerciais. Isso inclui pontos como:

  • Conhecimentos em TI e gestão de negócios atualizados;
  • Capacidade de lidar com pessoas de diferentes perfis;
  • Um bom perfil analítico;
  • Capacidade de negociar bons contratos;
  • Objetivos e perfil alinhados com os da empresa.

A contratação de empresas de outsourcing tem se tornado uma prática comum no mercado. Companhias de vários setores investem nesse tipo de serviço, que auxilia no corte de gastos e contribui para a melhoria da flexibilidade operacional mesmo em momentos de alta demanda.

No caso da terceirização de TI, o analista de outsourcing poderá ter um papel fundamental. Ele auxiliará o negócio na gestão dos serviços contratados, evitando riscos e desperdícios. Assim, a companhia terá um maior retorno sobre o seu investimento e poderá gerar maiores receitas.

Quer saber mais sobre como planejar a contratação de uma empresa de outsourcing? Então fale com a gente!