fbpx

Afinal, o que faz um analista de outsourcing? Entenda aqui!

Negócios

Você sabe o que faz um analista de outsourcing? Conforme a terceirização de serviços se tornou cada dia mais comum, muitas empresas estão buscando esse profissional para otimizar os seus contratos.

O analista de outsourcing auxilia o negócio a ter uma relação melhor com os seus parceiros. Isso reduz os riscos da contratação de uma empresa de outsourcing, além de garantir ganhos de qualidade no dia a dia da companhia.

Confira abaixo os fundamentos dessa atividade e como contratar um bom profissional!

O que é um analista de outsourcing?

O analista de outsourcing é o profissional que realiza a análise e a contratação de empresas terceirizadas para a empresa. O seu trabalho ocorre conforme a demanda e os projetos da companhia e tem como principal objetivo trazer para o negócio os melhores contratos de terceirização possíveis. Além disso, ele é responsável por acompanhar as atividades do time de outsourcing contratado e garantir que tudo seja bem executado.

Como é feito o trabalho do analista de outsourcing?

O analista de outsourcing, como apontamos acima, realiza uma série de atividades. Saiba um pouco mais sobre as principais abaixo!

Gestão de processos

O profissional deve realizar a gestão contínua do trabalho dos times terceirizados que forem contratados. Seja na gestão do trabalho em projetos de desenvolvimento ou nas rotinas de suporte, tudo deve ser alinhado para que os melhores resultados sejam alcançados. Assim, o investimento trará o retorno esperado com mais facilidade e o impacto da TI será sentido em vários setores.

Powered by Rock Convert

Avaliação do trabalho executado

Esse é um dos pontos mais importantes. O analista de outsourcing deve ser capaz de criar e mensurar uma série de métricas que permitam a identificação de problemas na execução de serviços, impactos positivos e gargalos operacionais. Assim, será mais fácil encontrar falhas e emitir pareceres precisos.

Emissão de pareceres

O trabalho do time terceirizado deve ser analisado continuamente para garantir o alinhamento das rotinas com o SLA. Para que os gestores possam identificar se isso está ocorrendo, são emitidos pareceres com dados sobre os problemas encontrados, como otimizar as rotinas e o que deve ser revisto.

Como contratar um analista de outsourcing?

Diante do papel que o analista de outsourcing tem, a empresa deve tomar cuidado ao escolher esse profissional. O negócio precisa identificar alguém que tenha um conjunto de habilidades capaz de otimizar as relações da companhia com os seus parceiros comerciais. Isso inclui pontos como:

  • conhecimentos em TI e gestão de negócios atualizados;
  • capacidade de lidar com pessoas de diferentes perfis;
  • um bom perfil analítico;
  • capacidade de negociar bons contratos;
  • objetivos e perfil alinhados com os da empresa.

A contratação de empresas de outsourcing tem se tornado uma prática comum no mercado. Companhias de vários setores investem nesse tipo de serviço, que auxilia no corte de gastos e contribui para a melhoria da flexibilidade operacional mesmo em momentos de alta demanda.

No caso da terceirização de TI, o analista de outsourcing poderá ter um papel fundamental. Ele auxiliará o negócio na gestão dos serviços contratados, evitando riscos e desperdícios. Assim, a companhia terá um maior retorno sobre o seu investimento e poderá gerar maiores receitas.

Quer saber mais sobre como planejar a contratação de uma empresa de outsourcing? Então fale com a gente!

]]>

Sobre o Autor

mm

Gabriel Malinosqui

Apaixonado por empreendedorismo e tecnologia.
Atualmente atuo como CEO na ez.devs e ajudo a empresas construirem seus produtos digitais

Entre com seus dados para a ligação.