Agilidade além do software: como manter o seu time todo ágil

Agilidade

Manter a agilidade na sua equipe de desenvolvimento de software é um dos grandes desafios dos gestores de projetos. Isso porque, uma das maneiras mais eficientes de cumprir com os seus objetivos é implementar metodologias ágeis no seu time de tecnologia, aumentando a taxa de sucesso com o cliente na hora da entrega final do produto.

Entretanto, existem algumas atitudes que podem ser feitas visando melhorar a agilidade da equipe durante o andamento do projeto. Dicas como ficar atento à comunicação, saber reconhecer o trabalho dos profissionais e até mesmo gerenciar seu tempo nas reuniões podem te ajudar em momentos de estagnação. Por conta disso, nós preparamos um artigo que detalham essas e outras importantíssimas dicas. Confira a seguir.

A importância de se utilizar metodologias ágeis

A metodologia ágil, também chamada de Agile, é nada mais do que uma alternativa para executar funções com mais agilidade dentro do desenvolvimento de projetos. A base dessa metodologia é o valor que o produto proporcionará ao cliente e a relação de todas as pessoas que estão envolvidas no projeto (clientes, desenvolvedores, …).

Os projetos que são geridos através da metodologia ágil são desenvolvidos por meio de entregas incrementais, isso significa que em cada entrega feita ao cliente, é desenvolvida uma ou mais funcionalidades do software e não o software todo de uma vez. Com isso, os trabalhos são divididos em etapas, que após finalizadas são enviadas para o cliente, e a partir do seu feedback, pode-se melhorar o que foi feito e o que será realizado.

Um dos principais benefícios está voltado ao método de trabalho, que se torna muito mais eficaz e fácil de ser realizado pois é feito por funcionalidade do software. Essa metodologia apresenta diversas vantagens dentro da área da tecnologia da informação.

Algumas que podemos citar são relacionadas à melhora na comunicação, a definição mais assertiva do objetivo final e a satisfação do cliente, visto que quaisquer erros, alterações ou melhorias que forem necessárias ao longo do projeto serão realizadas durante o processo, fazendo com que o cliente não se frustre no final do mesmo.

O que fazer para manter minha equipe ágil?

Saiba reconhecer o trabalho do seu time

A primeiro dica de como manter sua equipe trabalhando de forma ágil é saber reconhecer as conquistas do seu time. A grande razão disso é que com o reconhecimento diário sobre as funções executadas, o profissional se sente muito mais motivado em continuar fazendo seu trabalho de forma mais eficiente. 

É isso o que aponta um estudo feito pela Qualtrics. Segundo a pesquisa, os funcionários que afirmam que seus líderes reconhecem regularmente seu trabalho têm 5 vezes mais probabilidade de permanecer trabalhando na empresa em questão.

Além disso, o acompanhamento dos gestores em tarefas mais complicadas, na qual o desenvolvedor possa ter dificuldades, traz uma sentimento de trabalho em equipe e não o desmotiva facilmente.

Evite realizar reuniões dispensáveis

Outra atitude que pode ser tomada buscando a agilidade na produção é evitar reuniões que poderiam ser dispensadas. Dessa forma, sua equipe de desenvolvimento pode focar muito mais no andamento do projeto do que demandar um tempo extra em reuniões desnecessárias. Por conta disso, apresente os problemas existentes na empresa em uma reunião, busque soluções junto a sua equipe e defina como serão executados os passos para o comprimento dessas demandas.

Após isso, o recomendado é que o próximo encontro não seja marcado até que todos os problemas sejam resolvidos. Dessa forma, você evita que os assuntos anteriores se alonguem por muito tempo em reuniões futuras.

Isso também pode ser objetivo já que muitas equipes de desenvolvimento podem trabalhar de forma bastante entrosada, diminuindo ainda mais a necessidade de demandar um tempo para focar nesses encontros. Grupos que realmente trabalham juntos como equipes não precisam disso visto que os problemas são abordados à medida em que surgem.

Crie oportunidades, mas não as delegue de início

Uma estratégia que pode funcionar na sua equipe de desenvolvimento é não atribuir trabalho extra para os profissionais e sim deixar que os mesmos chamem a responsabilidade para si. Atribuir trabalho pode gerar ressentimento e descontentamento dos profissionais da sua equipe, além de alimentar a percepção de que alguns recebem tratamento favorável. Por isso, resista à tentação de atribuir o andamento de um projeto aos seus membro favoritos e em quem você mais pode confiar.

Tudo isso pode comprometer e muito a agilidade do seu time. Uma boa solução para essa problemática é solicitar por voluntários no desenvolvimento das funções necessárias, pois dessa forma o profissional fica ainda mais ciente e comprometido em executar de forma eficiente o que foi pedido.

Além disso, os membros da equipe permanecerão engajados se tiverem a chance de se diferenciar executando um bom trabalho, aumentando ainda mais a força da sua equipe como um todo. Entretanto, caso encontre problemas de insegurança desses profissionais em chamar a responsabilidade, delegue as funções e faça o acompanhamento de perto para que o desenvolvedor se sinta trabalhando em conjunto a liderança da empresa.

Saiba ouvir e observar seu time

Saber ouvir e observar seu time de tecnologia pode aumentar a agilidade da equipe como um todo. Como em grande parte das empresas, a comunicação é fundamental para o sucesso a curto e longo prazo.

O objetivo é construir confiança para que você possa manter a equipe produtiva, interessada e engajada na criação do melhor software possível, por isso saiba ouvir os pontos negativos e positivos que os profissionais podem passar como feedback crítico. Além disso, alguns desenvolvedores podem reprimir essas insatisfações sendo necessário que você saiba observar quando isso aconteça.

Abordagens simples e honestas funcionam bem para manter as equipes ágeis focadas e eficazes. Você pode nem sempre ser capaz de controlar as mudanças, mas essas técnicas básicas o ajudarão à medida que você continua a aumentar a confiança e a produtividade de sua equipe.