fbpx

Alinhando oportunidades de trabalho aos seus objetivos de carreira em tecnologia

O mercado de tecnologia sempre foi considerado um ramo em ascensão, tendo em vista as inúmeras inovações e a sua presença cada vez maior no dia a dia das pessoas. Por isso, quando estamos dando os primeiros passos na vida profissional e volta e meia pesquisamos as melhores carreiras para seguir, a tecnologia sempre, ou quase sempre, aparece nas listas.

O crescimento do setor de tecnologia se tornou tão expressivo, que a cada dia que passa, a demanda por talentos qualificados na área também aumenta. Tudo isso em um ritmo muito acelerado e, por vezes, quase impossível de se acompanhar. 

Somado às inovações, a pandemia de COVID-19 foi um acontecimento que acelerou o processo de implementação de tecnologia nas mais diversas atividades do dia a dia humano, mostrando que a era digital veio para ficar e que os negócios precisam se adaptar. 

O último ano mostrou que, ao contrário de outras áreas do mercado, a Tecnologia se manterá em crescente, mesmo com uma crise mundial. A prova disso é que, de acordo com dados, no próximo ano (2022) será possível que mais de 400 mil talentos de tecnologia sejam necessários para que as demandas do mercado sejam atendidas, isso apenas no Brasil. Dentre os profissionais mais requisitados do mercado, estão as pessoas desenvolvedoras, que podem atuar em diversos segmentos da tecnologia.

Pensando nessa crescente, é necessário que, aqueles que desejam se destacar no mercado, tenham seus objetivos bem definidos para, assim, conquistarem as oportunidades dos sonhos nas carreiras em tecnologia.  

Tenha um plano de carreira

Todo profissional, não importa a área, deve ter em mente os seus objetivos profissionais bem traçados, e isso não seria diferente para aqueles que desejam seguir carreira na tecnologia. Isso porque, com inúmeras possibilidades de atuação e oportunidades que chamam a nossa atenção, acaba sendo muito comum desviar o foco para o que realmente almejamos para a nossa vida profissional. 

E um plano de carreira em tecnologia bem estruturado é a ferramenta ideal para que você, talento, encontre mais do que uma grande quantidade de vagas, mas sim as oportunidades certas para te fazer chegar onde deseja. 

Para explicar melhor o que significa um plano de carreira, podemos entendê-lo como uma estratégia que te auxilia e orienta em relação a sua vida profissional, acompanhando seu desenvolvimento e te mostrando os caminhos a serem percorridos para que você alcance seus objetivos profissionais. 

Geralmente, os planos de carreira são desenvolvidos pelas próprias empresas de acordo com as expectativas de cada colaborador. No entanto, não é porque esta é uma estratégia dos negócios, que você deixará de pensar sobre o assunto e delinear os seus próprios objetivos. Pelo contrário, quando você depende unicamente do plano formulado pela empresa onde está trabalhando, pode ficar refém daquilo que a corporação espera de você, esquecendo-se dos seus próprios desejos, que às vezes nem envolvem a empresa.

Um bom plano de carreira aumenta as suas chances de sucesso na carreira. Por isso, não o negligencie!

Como estruturar um plano de carreira

Cada pessoa tem seus objetivos particulares e, por isso, o plano de carreira ideal deve estar alinhado com aquilo que você, e somente você, deseja para a sua vida profissional. Se você não sabe por onde começar, separamos algumas dicas que podem te nortear na hora de construir o seu plano de carreira ideal.

Você já parou para pensar onde quer estar daqui a cinco ou dez anos? Provavelmente alguém já te fez esta pergunta, e eu te direi que ela é um dos princípios mais importantes para a construção de um bom plano de carreira. Saber onde você está e onde quer chegar é o primeiro exercício a se fazer, algo que não necessariamente será fácil, pois não basta apenas listar seus desejos e sim estipular prazos, metas e micrometas para que eles sejam cumpridos. 

Além de conhecer seus objetivos, é necessário o autoconhecimento. Você sabe quais são seus pontos fortes e fracos? Quais são suas principais habilidades? Através deste autoconhecimento você conseguirá destacar os seus pontos fortes e trabalhar para melhorar os pontos fracos e assim, conseguir se posicionar no mercado frente às melhores oportunidades.

Outras formas de consolidar o seu plano de carreira envolvem a vontade constante de aprender e se manter atualizado, já que o setor de tecnologia é extremamente dinâmico, bem como fortalecer sua rede de contatos e os laços com outros profissionais. Estar em contato com outras pessoas que seguem carreiras em tecnologia dará a você novas experiências e abrirá portas para grandes oportunidades.

Nós podemos te ajudar

Sabemos que não é fácil traçar tais objetivos e que nem sempre, as chances que aparecem estão relacionadas com aquilo que você realmente deseja. E tudo se torna ainda mais difícil quando as empresas estão apenas preocupadas com o que você pode oferecer ao time, esquecendo-se das metas particulares dos colaboradores.

E é exatamente por isso que estamos aqui. No nosso ecossistema, você conta com uma cultura de customer success que compreende os seus propósitos profissionais e te ajuda a encontrar oportunidades que sejam alinhadas com o seu plano de carreira em tecnologia. 

Desafios técnicos precisam ser condizentes com a sua realidade profissional e te fornecer os recursos necessários para que você se desenvolva profissionalmente. Através de reuniões particulares, as one on ones, com o time de Customer Success, conseguimos identificar o que está funcionando ou não no seu dia a dia e no negócio em que está alocado. Assim, se algo não estiver saindo como você espera, iremos traçar novas estratégias ou até mesmo encontrar novas oportunidades onde você se sinta realizado ou realizada profissionalmente.

Se você curtiu saber um pouco mais sobre planos de carreira em tecnologia e como eles funcionam aqui na EZ.devs, não deixe de se cadastrar na nossa página de talentos, basta clicar aqui. Até a próxima!

Públicações relacionadas

Como usar o algoritmo do Linkedin para ser encontrado na rede?
Algoritmo do linkedin: como ser encontrado?

Conheça como o algoritmo do LinkedIn funciona e como podemos nos favorecer dele para conquistar as melhores oportunidades.

Burnout em desenvolvedores: o que fazer para evitar
burnout no trabalho - pessoa com as mãos na cabeça sentado a frente do computador

Nosso time de Customer Success conta como é possível driblar o estresse excessivo no dia a dia e evitar o Ler o artigo completo

Salário para desenvolvedores em 2021
Salário para atuar como desenvolvedor em 2021

Confira neste artigo quais são os salários que um desenvolvedor pode receber em 2021.

Como melhorar suas soft skills e hard skills e acelerar o seu desenvolvimento
Soft skills e hard skills para acelerar o seu desenvolvimento

Conheça algumas práticas que podem te ajudar a melhorar suas soft skills e hard skills como desenvolvedor e te ajudar Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos