Alocação de profissionais de TI: como escolher o melhor fornecedor

Negócios

Não é de hoje que empresas procuram maneiras de escalarem seus times de tecnologia de maneira mais simples, sem ter que necessariamente contratar profissionais pelos métodos convencionais.

Afinal, mesmo com as crises que o país vem passando, a área de tecnologia vem em uma constante crescente deixando cada vez mais complexo a contratação de profissionais.

Já falei diversas vezes aqui no blog, os benefícios e os riscos de se contratar um time de tecnologia terceirizado, utilizando-se da alocação de profissionais de TI.

Por isso não vou me adentrar nesses tópicos para não ficar um conteúdo maçante, se você ainda tem dúvidas se terceirizar a equipe é a melhor opção para você, recomendo a leitura desse artigo aqui.

Aqui vou focar em como escolher o melhor fornecedor para alocação de profissionais de TI. Vamos lá?

O que analisar em um fornecedor de alocação de profissionais de TI?

Cases

Vou começar pelo mais óbvio, a primeira coisa que você precisa é analisar os cases que essa empresa tem.

Afinal, é a prova social de que ela presta um bom serviço. Procure por clientes semelhantes a sua empresa ou a sua necessidade, por exemplo se você é uma Startup de saúde que esta procurando profissionais de Javascript, procure cases que tenha pelo menos alguma das duas característica. Isso pode trazer mais confiança na hora de você contratar.

No entanto é importante entender que cases não garantem uma boa prestação de serviço. É preciso analisar mais alguns outros pontos, para de fato aumentar as chances de sucesso.

Fit cultural

Fundamental para um trabalho de sucesso.

Quando falamos de alocação de profissionais de TI, estamos falando que o time do fornecedor, vai ser uma extensão da sua equipe, então ter uma diferença de cultura aqui pode ser fatal para o sucesso do seu negócio.

E por incrível que pareça, esse é um dos pontos menos observados pelas empresas, que contratam fornecedores que não tem nada em comum com as mesmas.

Powered by Rock Convert

Imagina um time que está acostumado com uma cultura bem mais flexível interagir com uma equipe com uma cultura totalmente engessada. Não preciso nem me aprofundar né? É muito claro que não funciona.

Claro que nenhuma cultura é idêntica a outra, mas é importante analisar pontos macros, para não acontecer nenhum tipo de frustração.

Média no Glassdoor

Complementando o ponto anterior, uma boa maneira de conhecer um pouco mais a cultura da empresa fornecedora é analisando a página de perfil dela no Glassdoor.

Através da ferramenta você consegue visualizar testemunhos de pessoas que trabalham na empresa, dando uma visão de como essa empresa trata seus colaboradores.

É importante frisar que quando você contrata um serviço de alocação de profissionais de TI, o nome da sua empresa pode ser vinculado com a do fornecedor quando estamos falando de employer branding.

Processo de compra

Eu sempre costumo avaliar os processos de compra pelo qual passo, afinal é o momento que o fornecedor mais tem a intenção de conversar e te entender.

Se eu passo por um processo frustrante, que demoro para ser atendido ou que não tenho uma experiência razoável, raramente compro da empresa.

Afinal, se a empresa não consegue te fornecer um bom atendimento nem nesse momento, imagine quando você de fato ser um cliente, muito provavelmente se tornará mais um número.

Como nós alocamos profissionais de TI

Aqui na ez.devs nós somos especialistas em escalar equipes e projetos de tecnologia, por isso possuímos uma gama de serviços para te atender do jeito que você precisa.

Se você precisa de Outsourcing de TI, alocação de devs, desenvolver projeto do zero ou transformação digital, nós podemos te ajudar.

Entre em contato com um especialista que vamos entender melhor a sua necessidade.