fbpx

Aplicativo híbrido: O que é e porque você deveria conhecer

Negócios

Desenvolver um aplicativo híbrido ou nativo? Essa é uma pergunta que recebemos diariamente de nossos parceiros.

Nesse artigo vou explicar um pouco mais o que eles são para que você possa se sentir mais confortável para tomar essa decisão. Vamos lá?

Nos últimos anos os aplicativos híbridos deixaram de ser promessa e se tornaram realidade.

Empresas como Facebook, Uber, Airbnb, Nubank e muitas outras apostam nessa tecnologia para aumentar a qualidade e produtividade dos seus aplicativos.

O que é um aplicativo híbrido?

Aplicativos híbridos são aplicativos móveis desenvolvidos com linguagens e ferramentas da WEB. Que possibilitam utilizarmos o mesmo código tanto para iOS quanto para Android.

Dessa maneira conseguimos ter mais produtividade e a curva de aprendizado é consideravelmente menor em relação ao desenvolvimento nativo.

A história dos aplicativos híbridos

O início

Por muito tempo, os aplicativos desenvolvidos com tecnologias híbridas tinham um resultado muito inferior em relação aos aplicativos nativos.

O principal motivo era que a tecnologia ainda estava em experimentação, então realmente, os aplicativos desenvolvidos com essa tecnologia tinham uma qualidade muito ruim.

Na época, não era possível utilizar de todas funções nativas do dispositivo, além de que a perfomance era infinitamente inferior em relação aos aplicativos nativos.

Isso porque toda a tecnologia era baseada em webview, ou seja, era um site dentro de uma classe nativa do celular, simulando um aplicativo.

Toda essa experiência ruim, gerou uma resistência por parte dos desenvolvedores quando se falava em aplicativos híbridos (eu me incluo nisso).

A evolução dos aplicativos híbridos

Com o passar do tempo, os dispositivos foram melhorando e a webview começou a ter uma perfomance melhor nesses dispositivos.

Além de que hoje temos tecnologias que não utilizam mais o webview, frameworks como React Native e Native Script nos permitem utilizar de um mesmo código para ambas as plataforma porém renderizando esses componentes nativos. O que nos leva a uma experiência praticamente idêntica a nativa.

Dessa maneira, com a evolução dessa experiência, grandes empresas resolveram adotar essas tecnologias no desenvolvimento de suas plataformas.

Benefícios dos aplicativos híbridos

Economia de custos

Como já citei anteriormente, no caso de um aplicativo nativo, temos apenas um tecnologia para ambas as plataformas.

Dessa maneira, não precisamos contratar um time para manter o aplicativo de cada plataforma.

Fazendo um cálculo simplório, temos uma redução de custo de pelo menos 50%, o que pode aumentar conforme a complexidade do aplicativo.

Powered by Rock Convert

Simplicidade de manutenção

Manter um aplicativo nativo envolve duas bases de código, uma em cada linguagem específica da plataforma.

Imagine que tenhamos que iniciar uma nova funcionalidade dentro de um determinado produto, para o desenvolvimento dessa funcionalidade em um aplicativo híbrido precisaríamos escrever essa função no mínimo duas vezes, uma para cada plataforma.

Enquanto nos aplicativos híbridos isso seria desenvolvido apenas uma vez.

Facilidade de contratação de profissionais

Cada vez mais o mercado está se movimentando em direção aos aplicativos híbridos, e consequentemente os profissionais tem se interessado mais por essa tecnologia.

Isso porque a facilidade de migração de um desenvolvedor web para mobile é muito mais fácil quando a linguagem é a mesma.

Assim, encontrar profissionais aptos a trabalhar com aplicativos híbridos é consideravelmente mais fácil do que se encontrar profissionais para se trabalhar com nativo. (Lembrando que isso varia de região para região).

Frameworks para desenvolvimento de aplicativos

Ionic

Foi um dos pioneiros dos aplicativos híbridos e é um dos poucos que ainda utiliza a webview no desenvolvimento.

Na sua última versão, você consegue escrever um aplicativo utilizando qualquer framework web da atualidade, seja ele Vue, React, Angular ou muitos outros.

Sua maior vantagem em relação as outras tecnologias é a facilidade de escrita de código, qualquer desenvolvedor que sabe web consegue codificar utilizando o Ionic sem nenhuma dificuldade.

React Native

Criada pelo Facebook em 2015, é a tecnologia mais utilizada no momento. Ele possibilita criarmos aplicativos com o a biblioteca web já consolidada.

Dentre os seus benefícios o principal é o poder de compartilhamento de código entre uma aplicação web React e uma aplicação mobile em React Native.

Além de que os componentes gerados são nativos, aumentando muito perfomance em relação ao Ionic.

Flutter

É a tecnologia mais recente dessa lista, o queridinho da comunidade no momento utiliza a linguagem Dart e trás uma abordagem diferente do Ionic e do React Native.

Ele é baseado em uma arquitetura de renderização 2d que é utilizado nos jogos, assim a perfomance de componentes e animação é excelente, podendo chegar até nos 120fps.

Quem está utilizando os benefícios dos aplicativos híbridos

Cases de uso dos aplicativos híbridos.
Cases de uso dos aplicativos híbridos.

Vale a pena optar por um aplicativo híbrido?

Como tudo no mundo da tecnologia, a resposta é depende.

Considere o contexto do projeto, aqui nós recomendamos sempre a utilização pois os benefícios são muito superiores em relação aos seus máleficios.

Leve em consideração o grau de complexidade do projeto, aspectos como quantidade de usuários, fidelidade de interface e perfomance de tela são importantes na hora de escolher uma tecnologia.

Se você tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários que vamos responder o mais rápido possível!

Sobre o Autor

mm

Gabriel Malinosqui

CEO da ez.devs.
Ama startups, empreendedorismo e tecnologia.

Entre com seus dados para a ligação.