Benefícios de um gerenciamento ágil no desenvolvimento de software

Agilidade

Ter um modelo de gerenciamento ágil é essencial para fazer com que seu produto digital evolua com velocidade e qualidade.

Mas sei que estruturar essa gestão não é uma tarefa fácil, e por isso muitos gestores acabam deixando de se preocupar em ter um método ágil implantado no seu time de desenvolvimento.

Esse artigo tem o intuito de trazer a importância do gerenciamento ágil de projeto para uma equipe de desenvolvimento de software.

Vamos lá?

Metodologias ágeis

A metodologia ágil tem o intuito de agilizar o processo de desenvolvimento de um produto de forma que todo o time entenda as etapas em que o projeto se encontra, grandes empresas já se preocupam com a velocidade em que seu produto está sendo desenvolvido e por isso prezam por terem uma gestão ágil implantada em seus projetos.

Existem diversos métodos ágeis para serem implantados em uma empresa de tecnologia, vou citar os 2 mais utilizados para você poder implantar no seu negócio, confira:

Scrum

O Scrum é um dos frameworks mais utilizados, ele foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber por volta dos anos 80, essa metodologia é baseada em sprints que são ciclos de trabalho, que contém tarefas selecionadas pelo time para serem desenvolvidas na sprint. Essas tarefas são selecionadas a partir do Product Backlog.

Lembrando que esse tempo não deve ser extenso, porquê a ideia é fazer com que seu time seja ágil na entrega de novas atividades, por isso o P.O. (Product Owner) deve estruturar as atividades pensando nas principais funções a serem entregues primeiro.

Kanban

O Kanban particularmente é minha metodologia preferia, seu princípio é ter o máximo de entregas realizadas em vez de começar novas tarefas.

A ideia do Kanban é que você olhe ele de traz para frente, mas como assim?

Imagina seu Kanban com o To do, Doing e Done, agora você acabou de distribuir as tarefas em To do e sua equipe começa a desenvolver passando para Doing, logo após isso alguns devs acabam a tarefa no board e colocam em Done e vão pegar uma nova tarefa, certo?

Talvez, porquê quando chegar na fase de Done seu dev em vez de começar uma nova tarefa em To do, ele pode ajudar a acabar outras atividades como fazer testes ou code review, para depois pegar uma nova atividade em To do. Dessa forma você não vai fazer com que seu produto fique com muitas tarefas pendentes e acabar virando uma bola de neve.

Por isso o Kanban é uma metodologia muito utilizada para quem prioriza uma entrega rápida e com qualidade, pois você não vai ter tarefas pendentes e acabar acarretando em bugs e atraso nas entregas.

Essas 2 metodologias são muito eficazes quando trabalhadas juntas.

Afinal, quais os benefícios da metodologia ágil?

Agora que você já conhece 2 metodologias que são muito úteis e já podem fazer um diferencial enorme no seu projeto, tanto na questão de entrega do produto ou funcionalidade com mais velocidade quanto na qualidade dessas entregas.

Para você ter uma visão mais clara do porque você deve apostar em uma metodologia ágil para o seu projeto, vou citar alguns benefícios:

Entregas do produto

Na metodologia tradicional a entrega do produto acaba sendo em Cascata, sendo um processo com uma entrega final pronta e consequentemente seu cliente vai ter uma sensação de demora no projeto.

Já na metodologia ágil, o modelo de entrega é por partes dessa forma você consegue sempre entregar novas tarefas e seu cliente entende que seu produto está sendo desenvolvido de forma mais rápida porque ele vai acompanhar esse processo nas entregas, além disso, se tiver alguma alteração o processo para realizá-la fica mais fácil.

Redução de custos

Isso mesmo, uma metodologia ágil vai te ajudar a reduzir custos. Uma vez que seu projeto é entregue por tarefas de forma incremental, seu time de tecnologia vai diminuir os bugs que podem resultar no atraso da entrega do produto e dessa forma trazendo mais custos para sua empresa.

Expectativa do cliente 

Um desafio grande para uma empresa é alinhar expectativa do cliente com a entrega do projeto. Com a metodologia ágil você evita que essa expectativa seja frustada, uma vez que todo o processo e alinhamento do projeto passa tanto pelos desenvolvedores quanto para o cliente.

Dessa forma ambos vão saber qual vai ser o entregável, pois ambos vão estar alinhados com o passo a passo do projeto.

Conclusão

Ter uma metodologia ágil aplicada no seu negócio é essencial para que você controle os processos do seu projeto além de ter maior velocidade de entrega e ajudar a manter a qualidade.

Nesse artigo citei 2 metodologias que acredito serem essenciais em um gerenciamento, mas existem várias outras que você pode implantar no seu projeto.

Temos um e-book que é um Manual do gerenciamento ágil de projetos, nele citamos outras metodologias e como você pode aplicá-las.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.