6 características importantes para liderança de TI

Negócios

Assumir o cargo de liderança de TI é o mesmo que assumir uma grande responsabilidade para o crescimento da sua empresa. Esse profissional vai ser o responsável por mostrar para sua equipe de desenvolvimento quais passos seguir e como solucionar possíveis problemas que venham a acontecer.

Para que isso seja possível e a liderança seja bastante efetiva, algumas características fundamentais precisam fazer parte da vida desse profissional. Pensando nisso, nós produzimos um artigo que traz seis aspectos importantes para a liderança de TI. Confira a seguir.

1. Nunca pare de aprender

O principal ponto para que você faça parte de uma liderança de TI é nunca deixar de aprimorar suas habilidades. Achar que já sabe bastante no mundo da tecnologia é perigoso pois sempre há algo novo que pode ser aprendido ou aprimorado diariamente. Por conta disso, tenha conhecimento sobre quais hard e soft skills é preciso que você aprimore de acordo com suas experiências diárias com a equipe.

Atualmente, existem diversos livros, blogs, vídeos e webinars que são gratuitos e podem contribuir bastante para que você corrija possíveis gaps dentro da sua startup. Além disso, evoluir pode significar sair na frente da concorrência caso você tenha algum insight e coloque alguma boa ideia no papel. 

2. Saiba trabalhar em equipe e seja comunicativo

Ser um profissional com capacidade de se comunicar é super importante para a liderança de TI. Por se tratar de uma área bastante técnica, esse profissional deve conseguir transmitir suas ideias de forma mais simples e didática e com mais facilidade para melhor gerenciamento da sua equipe de tecnologia.

Outra característica importante é saber ouvir outras pessoas. A liderança de TI precisa compreender totalmente o que é necessário tanto do lado do negócio quanto do desenvolvimento e saber lidar com todos os desafios para que possa transmiti-los de forma eficiente. Além disso, aderir à cultura do feedback contribui com o andamento dos projetos.

A ideia de realizar um feedback é de que seu time de desenvolvimento entenda onde estão acertando, errando e até mesmo como o seu comportamento pode ser interpretado por outras pessoas. Dessa forma, cria-se um clima mais agradável no ambiente de trabalho por conta dessa comunicação mais transparente. 

Dentro da liderança de TI, essa prática contribui ainda para a melhoria do desempenho dos times, evita possíveis ruídos na comunicação e amarra possíveis pontas soltas.

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3. Resolva os problemas

Buscar pelo gerenciamento de conflitos na sua equipe de desenvolvimento também é um dos papéis da liderança de TI. Isso porque, ambientes conturbados podem diminuir a produtividade do time e também afetar na entrega de resultados para seus clientes, diminuindo a qualidade e aumentando o tempo de produção, cabe a você fazer algo para amenizá-los.

A fim de evitar as consequências graves na sua equipe, você como líder precisa de algumas ferramentas para resolver os conflitos rapidamente e de forma eficaz. Felizmente, existem alguns modelos diferentes de resolução que podem te ajudar nesse momento como a comunicação não-violenta, a abordagem racional e a autogestão. Embora um funcione melhor do que o outro, os modelos não são independentes e devem ser usados ​​juntos para encontrar uma maneira mais eficaz de superar o conflito. Caso queira saber mais detalhes sobre isso, nós também temos um artigo em nosso blog. Basta clicar aqui.

4. Conheça bem seus clientes

Um bom líder é um profissional que sabe se comunicar com um potencial cliente buscando saber tudo que ele deseja em seu projeto. Isso é importante para que o líder saiba como passar todas as informações para sua equipe de desenvolvimento e quais são as prioridades que o seu time deve ter para realizar um desenvolvimento ágil.

Além disso, é super importante que você mantenha uma relação de confiança e parceria com seus cliente, de modo que ele se sinta confortável para fazer sugestões e alterações no projeto caso algo não seja tão agradável. Dessa forma, você pode fazer com que ele volte a procurar sua empresa para projetos futuros ou até mesmo faça uma indicação para outras startups.

5. Seja capaz de influenciar pessoas

Muito mais do que apenas gerenciar sua equipe de tecnologia, um líder de TI tem que ter, em suas características principais, a capacidade de motivar e influenciar as pessoas a executarem seus trabalhos com maestria. Isso é importante pois com o dia a dia de trabalho e com alguns problemas que possam vir a ocorrer no negócio, a motivação e a produtividade dos profissionais tendem a diminuir com o tempo.

Com um líder nato comandando a equipe de tecnologia, sua equipe e seus colegas podem enxergar você como uma figura que mereça confiança, respeito e admiração, fazendo com que arrisquem mais sem medo de errar. Além disso, para que isso seja construído, é preciso ter consistência no trabalho e estar aberto a ouvir dicas e sugestões, aprendendo diariamente com cada profissional. Assumir suas responsabilidades e delegar funções que sejam pro bem de todo o grupo também são bem vindas.

6. Tenha conhecimento sobre as metas

Ter um conhecimento especializado em como medir a produtividade do seu time de tecnologia também é uma das características importantes para quem busca um cargo de liderança de TI. Para isso, é importante definir o que é realmente relevante para o crescimento do seu negócio e esclarecer quais são as metas gerais do seu time.

Existe um conceito que traz a nomenclatura SMART para que metas se tornem mais produtivas e assertivas de serem alcançadas. Essas metas devem ser Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais, sendo que elas precisam ter um prazo de início e conclusão para o colaborador. É cada um desses conceitos que traz o nome, em inglês, de SMART.

Além disso, métricas como OKRs e KPIs também são bastante utilizadas e podem te ajudar a conseguir ou manter um cargo de liderança de TI com qualidade e alta produtividade.