fbpx

Carreira de desenvolvimento: 10 dicas para iniciantes

O início de qualquer carreira profissional nem sempre é fácil. Sendo assim, já que o setor de desenvolvimento de software vem crescendo e as empresas precisam cada vez mais de profissionais da área, trouxemos algumas dicas importantes para pessoas desenvolvedoras que estão iniciando sua carreira de desenvolvimento:

– Domine uma linguagem e se especialize nela

Existem várias linguagens com as quais podemos trabalhar, cada uma delas com suas próprias características e propósitos. Ainda que seja interessante ter noções essenciais de mais de uma linguagem, o ideal é que você se especialize em uma delas, dominando e se aprofundando cada vez mais nos estudos da linguagem escolhida.

Além disso, essa escolha deve ser feita levando em conta alguns fatores. Durante sua formação e estudos, é possível identificar com que linguagem você tem mais afinidade, facilidade, ou qual você considera mais versátil e útil para ser usada no trabalho. Entretanto, um fator de enorme importância são os seus objetivos profissionais. Se você deseja trabalhar em determinada área de desenvolvimento, como back-end ou front-end, deve-se concentrar em aprender mais sobre as linguagens importantes para tal área, por exemplo.

 – Tenha noções básicas de outras tecnologias

Conhecer o funcionamento básico de tecnologias relacionadas ao seu trabalho é muito importante, ainda que você não trabalhe diretamente com elas. Esse conhecimento permite que os serviços sejam executados com mais segurança e qualidade, pois permite que você perceba que ações suas causam alterações nos recursos tecnológicos com que você não lida diretamente. Além disso, facilita também a comunicação entre profissionais e equipes de diferentes setores, solução de problemas que envolvam tais tecnologias, melhorando, portanto, a rotina de trabalho neste aspecto.

– Nunca pare de se atualizar

Já que a tecnologia nunca para de avançar, é necessário que profissionais de desenvolvimento de software atualizem seus conhecimentos constantemente. Estudar sempre e buscar quais novos recursos e tecnologias podem ser agregados a seu trabalho são atitudes que permitem que você sempre esteja a par do que há de melhor para oferecer para a empresa em que você trabalha ou até mesmo a seus clientes, além de demonstrar seu empenho e dedicação em sempre implementar seus conhecimentos.

Portanto, acompanhe canais de notícias de tecnologia, visite blogs que trazem aos leitores o que há de novo nesse mercado e pesquise que técnicas e recursos podem trazer benefícios para o seu dia a dia.

 – Tenha contato com profissionais experientes

Colegas de profissão que estão há mais tempo no mercado certamente já passaram por situações que lhes ensinaram lições valiosas. Sendo assim, suas dicas e experiências podem ser muito bem utilizadas por profissionais que estão no início de suas carreiras, tanto as relacionadas à carreira de desenvolvimento quanto as que dizem respeito à vivência profissional em geral.

Outra fonte de conhecimento valioso são pessoas desenvolvedoras consideradas referência em seus respectivos segmentos. Estudar o trabalho de tais profissionais, como códigos, práticas e costumes, pode ser de grande valia para seu repertório e seu cotidiano no trabalho. Busque entender o motivo pelo qual esses profissionais são considerados de referência e analise quais dos conhecimentos são úteis ao seu trabalho na prática.

 – Contribua em projetos open source

Projetos open source, ou de código aberto, são aqueles que têm seu código disponível para que pessoas desenvolvedoras modifiquem, copiem, estudem ou efetivamente trabalhem no software. Ao participar deste tipo de projeto você pode aprender muito, já que existem muitos projetos de diversos tipos disponíveis em tal formato. A observação de códigos criados por terceiros, permite que você aprenda métodos que podem ser úteis, práticas que podem facilitar seu trabalho e novas formas de fazer algo que você já faz, porém com mais eficiência. Consequentemente, suas contribuições para tais projetos também podem servir de ensinamento para pessoas desenvolvedoras que façam parte deles.

 – Desenvolva suas soft skills

Embora suas hard skills, os conhecimentos em desenvolvimento e tecnologia, sejam essenciais para a evolução de sua carreira, também é importante que você desenvolva suas soft skills. As habilidades que não estão ligadas diretamente aos conhecimentos técnicos de uma profissão são denominadas soft skills, que são muito valiosas para qualquer profissional. Várias delas normalmente são analisadas no mercado de trabalho, e todas elas só têm a acrescentar ao trabalho de qualquer profissional.

Alguns exemplos de soft skills interessantes para a carreira de desenvolvimento de software são: comunicação, habilidade muito importante para o trabalho em equipe e para a cooperação entre diferentes equipes; organização e boa gestão de tempo,  já que a profissão pode exigir entregas de produtos de qualidade em prazos curtos, o que faz com que profissionais de desenvolvimento tenham que organizar seu tempo da melhor maneira possível; resiliência e flexibilidade, em função das constantes mudanças que envolvem o dia a dia da carreira de desenvolvimento de software, tanto em razão da evolução das tecnologias quanto das alterações de equipe, gestão, práticas e afins. A resiliência e a flexibilidade permitem que se lide com tais mudanças da melhor forma possível.

 – Aprenda inglês

Saber falar um segundo idioma é um fator que destaca qualquer profissional. Para profissionais de desenvolvimento, a língua inglesa também é uma chave que permite que inúmeras portas sejam abertas para o conhecimento.

Muitas soluções para problemas que surgem no decorrer de um projeto podem ser encontradas em materiais produzidos em inglês ou em fóruns de desenvolvimento que contam com a participação de profissionais do mundo todo, nos quais o idioma mais usado é o inglês.

Além disso, poder se comunicar naturalmente em inglês pode trazer oportunidades de trabalho em companhias estrangeiras ou em grandes empresas que tenham contato com unidades no exterior, multinacionais e outras organizações de tamanha dimensão.

 – Busque conhecimentos para além da programação

Afinal, conhecimento nunca é demais. Porém, especialmente se você tem a ambição de ocupar cargos de direção e chefia, ou até mesmo abrir sua própria empresa, é muito importante que você adquira conhecimentos mais amplos relacionados a negócios, gestão de equipes e de projetos, liderança, economia, dentre inúmeros outros assuntos.

Além disso, mesmo que seu objetivo não seja a ocupação de cargos de liderança, conhecimentos sobre negócios e gestão, por exemplo, podem ajudar em ideias que contribuam para um melhor produto a ser desenvolvido e um melhor trabalho em equipe.

 – Participe de eventos e comunidades

Assim como ocorre na participação em projetos open source, a integração proporcionada por tais eventos e ambientes é enriquecedora. Afinal, as ideias trocadas e as experiências compartilhadas entre profissionais de diferentes empresas, com diferentes rotinas e culturas corporativas, podem agregar muito não só ao trabalho de pessoas desenvolvedoras, mas também ao dia a dia da empresa em que trabalham e até mesmo à vida pessoal dos mesmos.

 – Cuide da sua saúde e tenha momentos de lazer

Muitas vezes, o início da carreira de desenvolvimento demanda muita dedicação, já que a profissão exige que os profissionais tenham bastante conhecimento e que se mantenham atualizados. Assim, as atividades físicas e de lazer acabam não sendo priorizadas.

É muito importante cuidar da saúde, praticando exercícios físicos regularmente, indo a consultas médicas periódicas e também reservando um tempo para atividades prazerosas que aliviam o estresse acumulado durante o trabalho. Um bom aproveitamento do tempo fora do serviço só pode influenciar de forma positiva o cotidiano do trabalho.

Esperamos que essas dicas ajudem de alguma forma o início de sua carreira de desenvolvimento e que possam auxiliar até mesmo as pessoas desenvolvedoras que já estão há um tempo no mercado. Torcemos para que você alcance seus objetivos e tenha muito sucesso em seus planos!

Públicações relacionadas

Como melhorar suas soft skills e hard skills e acelerar o seu desenvolvimento
Soft skills e hard skills para acelerar o seu desenvolvimento

Conheça algumas práticas que podem te ajudar a melhorar suas soft skills e hard skills como desenvolvedor e te ajudar Ler o artigo completo

Contratação PJ: quais as vantagens para desenvolvedores?

Quantas vezes você recusou uma proposta interessante só porque ela se encontrava no regime PJ? Neste texto desmistificamos algumas ideias Ler o artigo completo

Desenvolvimento de Software: O que analisar antes de escolher um projeto para trabalhar

Trabalha com desenvolvimento de software? Confira dicas para te ajudar a analisar propostas e escolher o projeto ideal para se Ler o artigo completo

Práticas para se destacar em sua carreira de desenvolvimento
práticas para se destacar na carreira de desenvolvimento

Para conquistar a vaga dos sonhos, é preciso se destacar no mercado de trabalho. Isso acontece em todas as áreas Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos