fbpx

Carreira em tecnologia: 3 desafios que você pode enfrentar

A carreira em tecnologia vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, principalmente com a transformação digital trazendo a constante evolução de diversas ferramentas para facilitar o trabalho diário, isso em qualquer segmento empresarial.

A quantidade de oportunidades de trabalho envolvendo as inúmeras áreas de TI só aumenta. Para aqueles que se interessam pelo ramo e pretendem seguir ou transitar de carreira, este é um ótimo momento para escolher trabalhar com tecnologias.

Nos últimos anos, as demandas relacionadas aos mais diversos tipos de tecnologias aumentaram de uma forma exponencial, principalmente com a implementação do comércio digital e do trabalho remoto. Tudo isso fez com que o número de profissionais qualificados não fosse o suficiente para suprir todas as necessidades do mercado.

Se deseja seguir nesta profissão, este momento pode ser um divisor de águas na sua carreira. Pensando nisso, trouxemos neste artigo alguns desafios encontrados por talentos tech na hora de se capacitar, para que você possa dar uma atenção maior a estes pontos e se tornar o perfil que todas as empresas procuram.

Formação profissional

Em qualquer segmento profissional é necessário uma formação técnica para que você possa atuar, e com a TI não é diferente! Pode parecer óbvio, mas é necessário ressaltar que a tecnologia está cada vez mais presente em quase todo o nosso dia-a-dia e por esse motivo, quem deseja trabalhar com ela e ser um bom profissional precisa de um conhecimento aprofundado.

Para se tornar uma autoridade no assunto, é necessário buscar por uma boa formação técnica. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário cursar uma faculdade na área de TI, como Engenharia de Software por exemplo, para conseguir boas oportunidades. 

É claro que as graduações são um diferencial muito importante, mas a grande maioria das empresas leva em consideração outros cursos de profissionalização que existem disponíveis e que você pode fazer para obter conhecimento técnico e qualificação profissional.

O mais importante em qualquer tipo de formação que você optar é que ela lhe garanta uma visão ampla da tecnologia, focando não apenas nas teorias e conceitos, que são muito importantes, mas também em como você irá aplicá-los na sua rotina de trabalho.

Manter-se atualizado

Este tópico está diretamente relacionado ao anterior e talvez seja uma das dicas mais importantes desse artigo, pois para garantir uma formação de qualidade é preciso estar em constante atualização dos conhecimentos. Isso é ainda mais importante na área de TI pois a tecnologia traz inovações a todo o momento.

O profissional que não busca se atualizar fica preso em conceitos ultrapassados, dominando apenas linguagens, metodologias e ferramentas que já estão ultrapassadas e, assim, vai deixando de ser um talento almejado pelo mercado, perdendo oportunidades incríveis.

Temos certeza que isso não é o que você almeja! Por isso, não deixe de investir em novos conhecimentos!

Não subestime as soft skills 

Por último, mas não menos importante, é preciso dar uma atenção especial às suas soft skills, habilidades que são um grande diferencial na hora de as empresas buscarem por bons profissionais de TI.

Muitas pessoas focam apenas em melhorar suas hard skills, absorvendo muitos conteúdos técnicos do ramo de tecnologia e acabam esquecendo de exercitar outras habilidades que são essenciais no mercado de trabalho. Assim, permitem que os talentos mais qualificados passem à frente em um processo seletivo, por exemplo. 

Abaixo estão apenas algumas das soft skills que você deve priorizar e praticar para se tornar um profissional muito mais qualificado.

Organização e gestão de tempo

Essas duas skills andam juntas e são umas das mais avaliadas na hora de se contratar um talento tech. 

Ser uma pessoa organizada e que tem um bom domínio sobre as tarefas e o tempo em que elas precisam ser realizadas é essencial para lidar com os projetos que surgirão na organização em que você estiver colaborando. Conseguir priorizar as tarefas que devem ser executadas é a chave para que os seus objetivos e os objetivos da empresa sejam atingidos.

Uma demanda muito grande de projetos pode comprometer a qualidade do produto e gerar impressões negativas nos clientes sobre o seu nome ou o da empresa. Por isso, é interessante gerenciar o tempo através de frameworks e métodos ágeis, como o Scrum e Kanban, por exemplo.

Além disso, a organização ajuda sua equipe a compreender melhor os resultados que estão sendo gerados, contribuindo para um time mais coeso, produtivo e agradável de se trabalhar. 

Boa comunicação e trabalho em equipe

Saber se comunicar e trabalhar em equipe são habilidades necessárias para todas as áreas do mercado de trabalho, incluindo na tecnologia. 

Pessoas que trabalham com TI estarão sempre em contato com outras pessoas, seja com clientes ou, principalmente, com outros profissionais, já que trabalham em um time. Para estes dois casos, faz-se necessária uma comunicação sem ruídos que possam interferir na compreensão das informações que você deseja transmitir.

Quando toda a equipe entende sobre os projetos em que estão trabalhando, garantimos um alinhamento que resulta em uma menor quantidade de erros durante a execução das tarefas, que serão concluídas com sucesso.

O trabalho em equipe está completamente interligado com a comunicação eficiente. Saber trabalhar em grupo e cooperar com os colegas de trabalho, também gera bons resultados e é por isso que muitos recrutadores analisam esta característica nos candidatos à vagas de TI.

Um bom profissional sabe colaborar com outros, dividir ideias e respeitar opiniões e pessoas diferentes da sua. Não deixe essa skill fazer com que você seja passado para trás em processos seletivos.

E, aí? O que achou do nosso conteúdo? Com essas dicas, temos certeza de que você estará muito bem preparado para ingressar no mercado de trabalho como um grande profissional!

Visite nosso site para conhecer mais sobre nosso ecossistema, seus benefícios e faixas salariais.

Públicações relacionadas

Vaga javascript sênior: 4 dicas para ter sucesso na sua entrevista
dicas de entrevista para vaga javascript sênior

Em busca de novas oportunidades, cansados dos mesmos processos? Encontrou a vaga JavaScript sênior ideal para o seu perfil e Ler o artigo completo

O que esperar do processo seletivo da EZ.devs? Tirando dúvidas de desenvolvedores
Tire suas dúvidas sobre o processo seletivo da Ez.devs

Confira o artigo onde respondemos dúvidas que recebemos de pessoas desenvolvedoras sobre o processo seletivo para o ecossistema da EZ.devs.

Carreira internacional: 5 dicas para ser empregado em empresas do exterior
carreira internacional: dicas para trabalhar em empresas do exterior

Buscando carreira internacional? Confira neste artigo vantagens e dicas para se preparar para processos seletivos estrangeiros de tecnologia.

Carreira em Tecnologia: Alinhando oportunidades de trabalho aos seus objetivos
construindo um plano para sua carreira em tecnologia

O mercado de tecnologia sempre foi considerado um ramo em ascensão, tendo em vista as inúmeras inovações e a sua Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos