Carreira internacional: dicas para ser empregado em empresas do exterior

Entenda quais são as vantagens de ser alocado em oportunidades internacionais e como você deve se preparar para os processos seletivos.

carreira internacional: dicas para trabalhar em empresas do exterior

Pelo menos uma vez na vida, acredito que você já tenha pensado em como seria ter uma carreira internacional e viver a experiência de trabalhar fora do Brasil, para alguma empresa estrangeira. No entanto, esta ideia se torna complexa quando colocamos as mudanças na balança.

E aqui eu nem falo sobre a barreira da comunicação, já que estar em um outro país implica aprender um novo idioma, a se comunicar de uma maneira diferente daquela na qual já estamos acostumados. Esse, com certeza, é um dos nossos menores problemas.

Mudar para um lugar onde não conhecemos ninguém, estar distante da família e amigos e lidar com todas as burocracias para uma imigração legal são alguns dos fatores que nos fazem pensar duas vezes na hora de tomar esta decisão.

Mas, se eu te dissesse que existe a possibilidade de você encontrar uma oportunidade internacional sem precisar mudar de país para isso, você aceitaria?

O fato é que, como já sabemos, o mercado de tecnologia só cresce e as oportunidades são inúmeras, mesmo em tempos de crise, como a que vivemos atualmente. O Brasil é um dos países com mais oportunidades no mercado de tecnologia, dividindo este posto com países como Canadá, Estados Unidos, Portugal, Alemanha e França, por exemplo.

Somente no cenário nacional, a previsão é que, até 2024, surjam mais de 70 mil vagas por ano e quando ampliamos nossa visão para o cenário internacional, os números são, obviamente, ainda maiores e a alta demanda por profissionais vem de encontro com a escassez no número de profissionais disponíveis.

Por este motivo, empresas internacionais estão expandindo suas fronteiras na busca por talentos. A possibilidade de trabalhar remotamente, de qualquer lugar do mundo fez com que profissionais estrangeiros, como nós, brasileiros, pudessem ser contratados por estes negócios sem a necessidade de mudar de país. Um movimento que já acontecia há alguns anos, mas que foi intensificado pela pandemia do coronavírus, o trabalho remoto e o distanciamento social, além da constante desvalorização da moeda brasileira, o Real, em relação ao dólar.

Como este é um tema cada vez mais discutido no setor de desenvolvimento de software, trouxe neste artigo algumas das vantagens de ser alocado em empresas estrangeiras. Além disso, aqui você encontrará algumas dicas iniciais para analisar estas novas oportunidades e se preparar para os processos seletivos, basta continuar a leitura para conferir!

The Great Resignation

Antes de qualquer coisa, é interessante buscarmos entender o que acontece no mercado de Tecnologia internacional que faz com que as empresas se deparem com a necessidade de buscar por talentos de tecnologia nos outros cantos do mundo.

Para que seja mais fácil de compreender, podemos pegar como exemplo o que tem acontecido nos Estados Unidos, uma situação que recebeu o nome de The Great Resignation que, em uma tradução livre para o Português, significa “A Grande Demissão”.

De modo simplificado, A Grande Demissão consiste em um movimento de demissão voluntária em massa, onde uma grande quantidade de talentos abriu mão de seus empregos no ano passado, 2021. Um fato que ainda está acontecendo até os dias atuais e que se justifica por diversos motivos, como mudanças no plano de carreira, a pandemia, a dupla jornada de trabalho (cuidar da casa, da família e trabalhar ao mesmo tempo).

Até mesmo as gigantes do Vale do Silício, por exemplo, vem sofrendo com este fenômeno de altíssimo turnover e excesso de vagas que não conseguem ser preenchidas pelos profissionais do país, o que abre muitas portas para os talentos brasileiros que sonham com uma carreira internacional.

Benefícios de se trilhar uma carreira internacional

Existem diversas vantagens em ser um talento de tecnologia alocado em uma empresa internacional, mas aqui focaremos nas três principais, que são: remunerações acima da média, maiores possibilidades de crescimento profissional e mais comodidade e flexibilidade para exercer seu trabalho no dia a dia.

Remuneração acima da média

Com a alta valorização de moedas como o dólar e o euro, empresas da América do Norte e da Europa remuneram os talentos que trabalham remotamente com um valor consideravelmente superior ao de empresas nacionais. Por isso, nestes casos, morar no Brasil e ganhar em dólar ou euro é uma das grandes vantagens em ser alocado em empresas internacionais.

Crescimento profissional

É fato que uma carreira internacional chama atenção em qualquer currículo. Mas, muito mais do que ganhar destaque em oportunidades futuras, você crescerá profissionalmente a partir do momento em que começar a lidar com diferentes métodos de trabalho, rotinas e culturas. Em oportunidades como estas, você fortalece seu networking e vivencia situações que te darão muito mais repertório para desenvolver soluções inovadoras e se destacar no mercado.

Trabalho remoto

Não há como citar outros benefícios e deixar de lado um dos mais relevantes: a possibilidade de um trabalho remoto definitivo. Sabendo que você não precisa estar necessariamente na sede da empresa em que foi contratado, você consegue ter controle sobre as demais áreas da sua vida, afinal, é possível trabalhar de onde quiser.

Em empresas que contratam talentos de tecnologia para trabalhar remotamente, você consegue acessar diversas oportunidades nos quatro cantos do mundo sem a necessidade de mudar de país para dar início à sua carreira internacional. Isso porque existem diversos ecossistemas e plataformas responsáveis por conectar você a projetos do mundo todo de uma forma simplificada. Agora a desculpa “burocracia para imigração” já não cola mais!

O que fazer para conseguir uma oportunidade internacional?

Candidatar-se para um processo seletivo internacional pode parecer algo muito complexo, afinal, não basta apenas dominar outro idioma. Mas não se preocupe, com a preparação adequada, as chances de sucesso aumentam e pensando nisso, trouxe algumas dicas de como você pode começar a estruturar sua carreira internacional.

1. Aposte no Inglês

Ainda que você não precise mudar de país para estar em uma oportunidade internacional, dominar ao menos o Inglês e, se possível, o idioma nativo do país em que for atuar (caso seja diferente do Inglês, é claro), é imprescindível para conseguir ser aprovado no recrutamento.

Mas não basta “entender o que é falado”. É preciso saber se comunicar mesmo, ter fluência na fala, na leitura, na escrita e garantir que todos compreendam o que é falado sem que haja falhas na comunicação. É ainda mais interessante se você tiver algum certificado de proficiência, por mais que este não seja obrigatório.

Além de saber se comunicar, é interessante apostar em construir uma versão em Inglês do seu currículo, assim como, ajustar as informações do seu perfil no LinkedIn para o idioma. Isso porque, recrutadores de diversos países como os Estados Unidos e o Canadá buscam profissionais de tecnologia através desta rede social (assim como os tech recruiters brasileiros) e, quando você acerta nas palavras-chave, as chances de ser encontrado por uma oportunidade interessante e causar uma boa impressão aumentam consideralvemente.

2. Domínio de tecnologias

Um dos primeiros passos para se destacar na busca por oportunidades internacionais é o foco em determinada área do desenvolvimento de software, isso porque empresas internacionais buscam por talentos que possuem autoridade em determinada área.

Este ponto pode justificar o fato de que pessoas desenvolvedoras com nível de senioridade avançado (sênior) ou até mesmo especialistas em determinada linguagem ou framework são mais disputadas para estas oportunidades. Portanto, busque, entre as tecnologias mais utilizadas, aquela na qual você possui maior afinidade e invista na sua especialização.

3. Seja um desenvolvedor certificado

As certificações em TI são um grande diferencial para desenvolvedores que buscam trilhar uma carreira internacional. Isso porque, ainda que a formação acadêmica não seja um fator determinante para as contratações, grande parte das empresas que possuem projetos inovadores em tecnologia buscam por especialistas em determinada área da programação.

Existem diversas certificações disponíveis para talentos, que abrangem diversas áreas da programação, como Cloud Computing, Cibersegurança, DevOps, Análise de Dados, entre muitas outras. Grande parte delas, é desenvolvida por empresas referência em tecnologia, como Microsoft, Google e Amazon, por exemplo.

Caso você queira saber mais sobre as diversas certificações em TI existentes, recomendo que leia este artigo e assista ao vídeo abaixo:

4. Conheça o mercado internacional

Focar em determinada tecnologia e se especializar no assunto é extremamente importante, como abordamos o tópico anterior. No entanto, isso não significa que você não deve conhecer as tendências do mercado de tecnologia no exterior, muito pelo contrário. Mostrar que você é um talento que se mantém atualizado sobre sua área fará toda a diferença na hora de ser encontrado pelas melhores oportunidades.

O mercado internacional possui características diferentes do brasileiro e, por isso, ter foco nos seus objetivos e saber exatamente o que os recrutadores estão buscando te ajudará a mostrar o que você pode oferecer de melhor como profissional de tecnologia.

5. Ecossistema EZ

Por último, mas não menos importante, encontre uma boa plataforma de recrutamento responsável por te conectar às melhores oportunidades em negócios ao redor do mundo. E com isso nós podemos te ajudar! Através do ecossistema EZ, você passará por um único processo seletivo e pode ser alocado em diversas oportunidades realmente alinhadas com aquilo que você almeja para a sua carreira.

Conclusão

O mercado de tecnologia internacional está mais aquecido do que nunca e esta pode ser a sua chance de trilhar a tão sonhada carreira internacional. Agora que você já conhece um pouco mais sobre os benefícios de estruturar uma carreira internacional na área de tecnologia. O que acha de dar o primeiro passo nessa nova jornada junto com a EZ.devs? Para isso, basta se cadastrar na nossa plataforma e, assim, ser conectado a startups e scale-ups que estão transformando o mundo.

Compartilhar:

Camila
Último artigo
Employer branding: 4 métricas para medir a atração da sua empresa
Próximo artigo
Inclusão no mercado de trabalho