Carreira Internacional: consiga a primeira oportunidade em tecnologia

A oportunidade da carreira internacional vem sendo cada vez mais almejada dentro do setor de tecnologia. Com o mercado totalmente aquecido e carente de profissionais, as oportunidades se tornam cada vez mais atrativas, tanto pela remuneração em moedas mais valorizadas no Brasil (principalmente o Dólar e o Euro), como pela experiência de estar em uma empresa estrangeira.

Se você é uma das pessoas que sonha com uma oportunidade internacional e já está pesquisando sobre o assunto, veio ao lugar certo, pois aqui no blog da EZ já abordamos este assunto por diversas vezes. 

Mostramos aos talentos de tecnologia quais são as vantagens de trilhar uma carreira internacional e como você pode fazer isso sem nem precisar sair de casa, trouxemos dicas do que você precisa fazer para conquistar oportunidades internacionais e, no último artigo sobre oportunidades no exterior contamos o que as empresas de outros países estão buscando nos perfis profissionais. 

Para conferir os conteúdos na íntegra e tirar todas as sua dúvidas a respeito do tema, basta clicar abaixo:

E para trazer ainda mais informações sobre este assunto, neste conteúdo vamos te contar o que você precisa saber para conseguir a primeira oportunidade para atuar como talento de tecnologia no mercado exterior. Para conferir, basta seguir com a leitura!

Como ser encontrado e reconhecido?

Apesar da alta demanda por talentos de tecnologia, quando você está inserido num meio com tantos profissionais capacitados no mercado, pode surgir a dúvida de como se mostrar disponível para tais oportunidades ou até um pensamento impostor de que dificilmente você será encontrado pela empresa estrangeira dos sonhos. 

Mas pode ficar tranquilo, pois para se destacar e ser encontrado por empresas internacionais basta investir em ferramentas relativamente simples e que você provavelmente já utiliza: o LinkedIn e o GitHub. 

Isso porque, com a alta procura por pessoas desenvolvedoras, as empresas realizam buscas ativas de acordo com o perfil que estão procurando para preencher determinada vaga (e é exatamente por isso que você recebe um caminhão de mensagens de tech recruiters a cada dia). Portanto, passe a utilizar isso ao seu favor e, futuramente, terá grandes chances de receber propostas internacionais. 

Aqui nos insights da EZ, já mostramos como você deve utilizar o algoritmo do LinkedIn para ter o perfil encontrado na rede. Tudo está neste artigo aqui e vale a pena dar uma olhada! Mas, quando se trata de oportunidades internacionais, vale a pena adicionar outras estratégias nesta lista, como criar uma segunda versão do seu perfil em um idioma secundário (de preferência o Inglês) e também especificar que você está aberto ou aberta a novas oportunidades de emprego.

Quando se trata do GitHub, a ideia é investir em dar destaque aos seus melhores códigos e projetos nos quais trabalhou, construindo boas documentações e README’s, já que é neste ponto onde os recrutadores estão mais atentos, afinal, eles ainda não conhecem o seu trabalho. 

Como é o trabalho em uma carreira internacional?

Por último, mas não menos importante, é preciso saber como será o seu trabalho no exterior. Existem diversas formas de trilhar uma carreira internacional, que variam de acordo com o seu estilo de vida e, é claro, o seu plano de carreira, então é preciso decidir com muita atenção como você atuará enquanto uma pessoa desenvolvedora no exterior.

Dentre as opções de trabalho, encontramos desde as mais tradicionais, onde você se muda para o país em que deseja trabalhar e a partir daí precisa arcar com todos os custos e burocracias envolvidas no processo de uma migração legal. Neste caso, existem muitas empresas que arcam com os custos relacionados à mudança, desde o visto até a moradia e estabilização do profissional e também das famílias. 

Mas a gente sabe que mesmo com a empresa arcando com os custos, este processo não é fácil. Além de todas as barreiras burocráticas, viver em uma cultura totalmente diferente precisa ser algo muito bem idealizado e estudado e é neste momento que muitos sonhos são adiados e se tornam cada vez mais distantes. 

Daria até pra tentar algum tipo de freela para uma empresa internacional, mas nós sabemos que nem de longe é o mesmo que fazer parte de algo maior e mais concreto. Mas, e se eu te disser que você pode viver a experiência de uma carreira internacional em boas empresas sem nem precisar sair de casa? 

Parece que agora tudo se torna mais interessante e palpável, não é? E isso é algo que só o trabalho remoto proporciona! Vou te explicar melhor…

Um ecossistema que conecta o mundo todo

É fato que o trabalho remoto, intensificado principalmente por causa da pandemia, trouxe diversas possibilidades de inovação tanto para as empresas como para os talentos, e uma delas foi a de encurtar as distâncias entre talentos e empresas de todos os cantos do mundo. 

O trabalho remoto te dá a possibilidade de trabalhar para uma empresa estrangeira, ser remunerado em dólar ou outras moedas bem valorizadas e alavancar a sua carreira internacional sem precisar se deslocar para outros países. 

Mas, para fazer isso da melhor forma, o Gabriel Malinosqui, CEO da EZ.devs indica que, na hora de buscar vagas internacionais, é ideal procurar por empresas que já possuem uma cultura remote-first do mundo todo. O motivo é que muitas empresas acabam considerando desenvolvedores da América Latina como exceção, mantendo praticamente o time todo no país de origem. 

Isso faz muita diferença no dia a dia, afinal, empresas que não estão “acostumadas” com desenvolvedores do Brasil vão ter mais dificuldade de se adaptarem a sua cultura.  Além do que, você vai ser a única pessoa que vai estar fora do time-zone da empresa, dificultando ainda mais a adaptação.

E com isso nós podemos te ajudar! Através do ecossistema EZ, você passará por um único processo seletivo e pode ser alocado em diversas oportunidades ao redor do mundo que estão realmente alinhadas com aquilo que você almeja para a sua carreira. 

Agora que você já sabe de tudo o que é necessário para conseguir a sua primeira oportunidade em tecnologia no exterior, o que acha de dar o primeiro passo nessa nova jornada junto com a EZ.devs? Para isso, basta se cadastrar na nossa plataforma e, assim, ser conectado a startups e scale-ups que estão transformando o mundo.

Camila
Último artigo
Tecnologias mais usadas pelas startups em 2021
Próximo artigo
Tendências de tecnologia para 2022