Como diminuir o alto turnover na sua equipe de desenvolvimento

Gestão

Possuir um alto turnover na sua equipe de desenvolvimento pode ser um fator decisivo para o sucesso de uma empresa. Isso porque, uma empresa com uma alta rotatividade de funcionários tende a não ter continuidade no andamentos dos projetos e faz com que a busca pelo profissional ideal nunca cesse. Além disso, um índice de turnover elevado em uma empresa pode revelar muito sobre a saúde interna do negócio, dos processos e da sua eficiência como um todo.

Mostra também alguns problemas relacionados a gestão, a uma possível falta de investimentos no capital fixo, escassez de ações de reconhecimento e de motivação, entre outros. Ao longo do tempo, os resultados negativos podem se manifestar em grandes e constantes gastos relativos a desligamento de colaboradores, perda de credibilidade e falta de mão de obra qualificada.

Pensando nesse ponto importantíssimo para as empresas como um todo, nós preparamos um artigo que detalha alguns passos para que você consiga diminuir o índice de turnover no seu negócio. Confira a seguir!

Como diminuir o alto turnover na sua equipe?

Invista na comunicação interna

A comunicação interna é outro fator super importante para que os desenvolvedores se mantenham por mais tempo em sua equipe. Abrir ou ampliar canais de comunicação da equipe com setores de liderança da empresa ou somente com as outras áreas do seu negócio consegue promover uma integração maior entre todo o time.

Além disso, essa prática estimula o sentimento de união, de pertencimento dos profissionais com sua empresa e aumenta a troca de experiência. Com o aumento da comunicação interna entre os desenvolvedores, logo você colherá melhores resultados em seus projetos devido ao aumento de entrosamento da equipe.

Atualmente, existem algumas formas de aumentar a comunicação, e, consequentemente, diminuir o índice de turnover. Uma das principais é realizar o investimento em tecnologia, como intranet corporativa, banco de dados compartilhado e outros programas e sistemas de comunicação instantânea, como o Discord.

Outro aspecto que pode fazer a diferença é o reconhecer os resultados da sua equipe. Elaborar ações de reconhecimento de performance e de esforço dos funcionários também contribuem para um aumento de desempenho. Por isso, sempre que possível, invista em bonificações e premiações.

Oferecer benefícios pode ajudar a diminuir o alto turnover

Ainda nessa linha de raciocínio, oferecer benefícios extras aos profissionais pode diminuir ainda mais o alto turnover na sua empresa. Além disso, desenvolver estratégias para aumentar a motivação também pode estimular comportamentos eficientes essenciais e desejáveis para a produtividade do negócio como um todo.

Nesse caso, a estratégia que construir um plano de carreira atraente para o desenvolvedor  também pode ser uma solução. Isso porque, o grande percentual de profissionais muda de emprego em busca de perspectivas melhores em suas carreiras, visando uma estabilidade futura. Além disso, aplique formas de remuneração baseadas em desempenho e metas, e na obtenção de resultados operacionais.

Realize capacitações e treinamentos

Outro ponto que pode fazer a diferença para sua empresa é realizar treinamentos para os funcionários contratados. Fazer com que sua empresa tenha a atitude de investir na qualificação dos funcionários contribui para garantir ganho na qualidade do serviço prestado pelos profissionais, aumentando o desempenho dos colaboradores e elevando o nível técnico da equipe nos projetos. O simples fato de o desenvolvedor sentir que está evoluindo junto a empresa faz com que seu negócio seja mais atraente no mercado de trabalho, em relação àquelas que não possuem ações nesse sentido.

Busque realizar um processo seletivo assertivo

Um dos principais fatores que levam a um aumento no índice de turnover é a realização de um processo seletivo com pouca eficiência. É importantíssimo que sua equipe de RH esteja alinhada sobre como encontrar bons profissionais e tenha também bastante conhecimento sobre as vagas abertas na sua empresa. Com isso, é mais fácil encontrar os desenvolvedores ideais que tenham fit cultural adequado com seus valores, diminuindo a taxa de turnover e evitando a rotatividade de funcionários.

Mantenha um ambiente de trabalho agradável

Essa também é uma estratégia importante já que ambiente de trabalho influencia diretamente a produtividade dos funcionários. Ambientes com clima ruim, com inimizades, uma competição acirrada e a falta de equipamentos mínimos para o desempenho da função, podem ser considerados como pontos de desmotivação, baixo desempenho e conflitos internos. Investir em um local de trabalho bem estruturado, equipado, amigável e favorável ao funcionário promove resultados melhores.

Em razão disso, logo você perceberá que, sem um alto turnover, é possível trabalhar melhor e potencializar seus retornos. Lembre-se de que os esforços de fidelização não devem se restringir apenas aos seus clientes ou consumidores. Fidelizar funcionários também é uma ação primordial para que sua empresa se mantenha competitiva no longo prazo.