Metodologias de desenvolvimento de software: Uma breve visão

Saber quais são as principais metodologias de desenvolvimento de software pode ajudar todo e qualquer líder técnico a agilizar a produção do projeto junto à equipe. Isso porque, conhecer quais os melhores caminhos que devem ser percorridos para a entrega de um produto pode alavancar a produção, além de oferecer um melhor resultado a longo prazo.

Sabendo da importância das metodologias na execução de um projeto, nós preparamos um artigo que detalha são as principais metodologias de desenvolvimento de software, suas vantagens e quando utilizá-las. Confira a seguir.

 

Conheça os principais tipos de metodologia existentes

Durante o planejamento de um projeto de desenvolvimento, o gestor deve se preocupar em encontrar uma metodologia de gerenciamento que esteja alinhada com as demandas deste projeto. Essa escolha auxilia a empresa tanto na organização e priorização das atividades, quanto gerenciamento do time.

Uma boa metodologia melhora o cuidado que a equipe terá com alguns requisitos e garante que existam menos riscos no projeto. As principais metodologias de desenvolvimento de software se dividem em dois grupos. As tradicionais e as ágeis. Conhecer as bases de cada método é um dos primeiros passos para fazer uma escolha segura. Se você tem dificuldades para escolher a metodologia de desenvolvimento ideal, confira abaixo algumas dicas para te auxiliar nisso!

 

Metodologias tradicionais

Nas metodologias tradicionais, as etapas são estáticas e por se trabalhar com um escopo fechado, há pouco espaço para mudança. A entrega geralmente é feita apenas ao final do projeto, então o cliente demora um pouco mais para ver os resultados.

Uma das mais principais é a Cascata. Nessa metodologia, inicialmente procura-se compreender completamente qual o problema a ser resolvido, seus principais requisitos e suas restrições; na sequência, é preciso projetar soluções que atendam a todos os requisitos e restrições. Feito isso, inicia-se a implementação do projeto, e quando toda a etapa de implementação é concluída, há a verificação com cliente se a solução atende aos requisitos estabelecidos, realizando também a entrega do produto.

Outra metodologia bastante tradicional é a Prototipação. Ela possibilita a equipe de desenvolvimento a criar uma aplicação protótipo que pode assumir três formas distintas. A primeira delas é um protótipo em papel ou mesmo no computador que mostre a interação entre o homem e a máquina. A segunda opção é implementar uma funcionalidade que já está no escopo do software a ser desenvolvido. Por fim, existe a possibilidade de utilizar-se de um software já pronto que tenha parte ou todas as funcionalidades desejadas. Esta forma é a mais comum de ser adotada no desenvolvimento de softwares.

 

Metodologias ágeis

Entrando na categoria das metodologias ágeis, ela são mais flexíveis e tem uma entrega de resultados contínua. Há um maior contato com o cliente em busca de feedbacks e alinhamento de expectativas. Além disso, as etapas são menores, o que facilita a abertura para alterações.

A principal delas é o SCRUM.  Esse framework ágil pode ajudar muito na organização do seu projeto e também da sua equipe. O SCRUM possui 3 pilares: transparência, inspeção e adaptação. Essa metodologia é muito boa para ajudar a organizar a “casa”. Equipes que estão com dificuldades de priorizar suas atividades, e não tem muita regularidade nas reuniões de projeto, podem se beneficiar muito do uso scrum. Além disso, ele também é um processo evolucionário, que pode ser melhorado com o tempo e se adequar ao que sua equipe precisa.

Outra metodologia bastante interessante é o Kanban. A ideia é que as tarefas sejam executadas em etapas, e sob demanda, para utilizar os recursos de forma inteligente, sem desperdício e mantendo o fluxo de trabalho em funcionamento constante.

A partir dessa ideia, foi concebido o método Kanban e seus princípios. Ele, se tornou uma ferramenta importante, e que pode ser utilizado não só como uma metodologia de desenvolvimento de software, mas também como um gerenciador do seu fluxo de trabalho.

O Kanban, assim como outras metodologias ágeis, é um processo evolucionário. Por isso, você pode começar com uma implementação simples e evoluir isso com o tempo. Se você deseja metrificar suas entregas por exemplo e ter maior previsibilidade, essa metodologia pode funcionar muito bem.

 

Conheça o perfil do seu time

Times de desenvolvedores podem ter diferentes habilidades. Conhecendo as da sua equipe, ficará mais fácil escolher uma metodologia com confiança.

Portanto, levante dados sobre as experiências anteriores dos desenvolvedores. Dessa forma, você poderá definir qual das metodologias de desenvolvimento exigirá um tempo de adaptação mais alinhado com os prazos do seu projeto.

Tenha o apoio de uma empresa de consultoria

Muitas vezes a empresa pode buscar no mercado o apoio necessário para definir uma metodologia mais adequada. Diante disso, não deixe de investir nos serviços de uma companhia de consultoria para avaliar qual a melhor forma de estruturar o seu projeto.

A empresa de consultoria fará uma avaliação do perfil do negócio, os requisitos do projeto e as habilidades do time. Dessa forma, ela consegue estruturar uma estratégia capaz de garantir que, ao término do projeto, todos tenham atingido as suas metas.

Durante o desenvolvimento de sistemas, a empresa pode ter várias dificuldades para atingir os seus objetivos. Para evitar riscos, o gestor precisa ter um elevado cuidado em cada etapa, escolhendo bons profissionais, distribuindo recursos de modo inteligente e alinhando expectativas para que todos busquem as mesmas metas.

Nesse cenário, a escolha das metodologias de desenvolvimento de software é algo crítico. Se bem feita, ela norteará os trabalhos de um modo inteligente e capaz de atingir uma alta performance. Assim, a empresa terá um bom retorno sobre o seu investimento e conseguirá entregar ao usuário uma boa aplicação e com ótima experiência de uso.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre a criação de sistemas? Então veja o nosso post com os principais detalhes sobre o desenvolvimento de softwares!

Compartilhar:

Junior
Último artigo
O que uma empresa de desenvolvimento de software tem a ver com engajamento do cliente?
Próximo artigo
Como um especialista em desenvolvimento de software pode agregar valor?