Como fazer seu time de tecnologia evoluir rapidamente

Gestão

Dois desenvolvedores com os mesmos três anos de experiência podem ter níveis técnicos diferentes, pois mais do que tempo, o que eles fizeram com esse tempo é mais importante.

Se o primeiro passa 3 anos desenvolvendo em uma empresa com o desenvolvimento totalmente travado, apenas corrigindo bugs, ele vai ter um conhecimento raso ao se comparar com outro que passou 3 anos em um uma startup (por exemplo) desenvolvendo web, app, APIs e colocando tudo em produção.

Para que uma pessoa desenvolvedora cresça de maneira sustentável é importante colocá-la sob desafios equilibrados.

Nesse artigo, vou dar a minha visão de como fazer seu time de tecnologia evoluir rapidamente, afinal aprendemos muita coisa nesses últimos três anos e obtivemos resultados bastante satisfatórios. Vamos lá?

Ofereça liberdade e desafios

Para ter um ambiente de alto aprendizado e consequentemente evoluir rapidamente seu time, você precisa confiar nas pessoas.

Assim, você consegue fazer com que o sua equipe enfrente desafios diferentes todos os dias, “obrigando-os” a aprender sempre algo novo.

Criando o que chamo de “smart-street” (esperto), assim a pessoa consegue evoluir muito mais rápido do que uma que fica só corrigindo bugs.

O segredo aqui é saber dar desafios de acordo com o nível do profissional e subir gradualmente.

Por exemplo, comece passando tarefas como bugs mais simples, avance para bugs mais complexos, depois para funcionalidades mais simples e por último até funcionalidades complexas inteiras.

Se você tem mais de uma frente no projeto, um aplicativo e um sistema web por exemplo, estimule a troca de “frentes” constantemente. Isso, além de estimular o aprendizado, cria um time que sabe do “todo” e tem muito mais foco no cliente.

Além disso quando o desenvolvedor apresenta alguma tecnologia que está estudando e quer aplicar dentro da empresa, não negue peça uma prova de conceito, peça que ele explique em que acredita que essa tecnologia ira contribuir para a empresa.

Assim você não quebra a expectativa do desenvolvedor e contribui para o contínuo crescimento do mesmo.

Seja um apoio técnico

Como falei no tópico anterior, defina liberdade para o seu time fazer o que ele sabe de melhor: CRIAR.

Porém, é importante você como gestor, ser o amparo técnico quando eles precisarem.

Caso alguma atividade que eles não saibam e tenha que ser desempenhada, faça junto e vá acompanhando com o tempo – indico um processo legal mais à frente do artigo, e você pode utilizar a mesma premissa aqui.

Aqui nós temos um feedback tri-mestral e nele a própria pessoa se auto avalia em relação ao nível técnico e evolução no período.

Caso tenha alguém que está com dificuldades o Wellington, nosso CTO, entra em ação para ajudar no que for possível em relação ao processo de aprendizado.

Aceite erros

O ponto mais importante aqui é, como você está dando liberdade para pessoas aprenderem coisas novas, elas vão fazer algumas coisas pela primeira vez e isso geralmente causa alguns erros.

Ter uma cultura que aceita esse tipo de erro é fundamental para conseguir fazer o seu time de tecnologia evoluir rapidamente.

Claro que existem tarefas críticas em que a taxa de erro tem de ser a menor possível, por isso gosto de aplicar o seguinte processo:

  • 1ª e 2ª vez: Faça você mesmo.
  • 3ª e 4ª e 5ª vez: Peça para ela fazer a acompanhe.
  • 6ª vez em diante: Peça para ela fazer e não acompanhe.

Sempre que houver um erro grave a partir da 3ª vez, volte o processo do início.

Dessa maneira você consegue garantir a qualidade das entregas e ainda assim garantir que o seu time tenha um crescimento acelerado.

Essas foram algumas das atitudes tomadas pela nossa equipe para fazer com o que o nosso time cresça muito mais rápido.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e se tem alguma dúvida, não deixe de comentar que responderemos o mais rápido possível!

Entre com seus dados para a ligação.