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Como gerenciar uma equipe por métodos online em tempos de pandemia.

A pandemia causada pelo novo coronavírus surpreendeu a todos. Poucas semanas antes do vírus se espalhar globalmente, a Organização Mundial de Saúde não fazia nenhum alerta sobre alguma ameaça dessa magnitude. Entretanto, um ano após a pandemia começar, e com milhares de vidas perdidas, as pessoas ainda estão tentando ajustar a vida delas ao cenário atual.

O vírus causou muitas transformações, sobretudo nas relações de trabalho. Se antes, o normal era encontrar todos no escritório, hoje, o home-office faz parte da rotina de milhares de profissionais. Como em toda metodologia, há vantagens e desvantagens.

Se por um lado a tecnologia ajuda, por outro ela diminui as interações humanas. Essa falta do outro não somente pode atrapalhar a produtividade, como impactar na própria motivação desses trabalhadores.

Portanto, gerenciar uma equipe por métodos online necessita de um cuidado a mais, principalmente em um cenário de incertezas como este provocado pela pandemia. Abaixo, é possível conferir alguns pontos que poderão ajudar os gestores a coordenarem suas equipes remotamente.

A gerência de uma equipe online começa na empatia

Antes de pensar em novos processos e como organizar o trabalho, o gerente de uma equipe deve sempre lembrar que ele atua com pessoas. Para a maioria delas, esta é a primeira experiência em trabalhos remotos. Certos profissionais terão demandas simples, como algum equipamento novo. Outros, sentirão falta dos colegas de equipe. Além disso, trabalhar na companhia de crianças e familiares oferece nova dinâmica para a rotina.

Portanto, é função dos gestores estar atualizados sobre as demandas da equipe. Se possível, eles devem conversar individualmente com cada integrante. Caso apareça alguma dificuldade, o ideal é compartilhar essa informação com outros profissionais.

Dessa forma, com todos juntos, será mais simples encontrar alguma solução. Ao se colocar no lugar do outro, o gestor tem mais chances de elevar o empenho e a satisfação da equipe.

Quanto mais informação, melhor!

Atualmente, já existem diversas plataformas para o compartilhamento de informações. Todos esses sistemas, sem dúvida, auxiliam o trabalho remoto. Entre elas, é possível destacar o CRM. Esse software é ideal para promover o melhor relacionamento com o cliente, assim como ajuda na comunicação interna da equipe.

Por meio de integrações com redes sociais, por exemplo, o CRM serve para que o histórico dessas interações com o cliente permaneça arquivado em um único sistema.

Dessa forma, profissionais de marketing e vendas podem acessá-las facilmente, e sem a necessidade de utilizar outro sistema. Além disso, no próprio CRM é possível definir quais são as tarefas do dia, do mês e da semana. Novamente, por meio de uma integração, dessa vez com o Google Calendar, todo o planejamento da equipe pode ser compartilhado facilmente.

Basta que o gestor atualize para que todos com acesso ao CRM possam verificar o que devem fazer. Com todos alinhados pelas mesmas diretrizes, gerenciar o trabalho se torna uma missão bem mais simples.

Quem executa a gerência online precisa transmitir confiança

Trabalhar em casa, definitivamente, não é como estar no escritório. No antigo ambiente de trabalho, tudo era organizado para que os profissionais pudessem desempenhar o melhor papel. Por outro lado, dentro de casa, inúmeros eventos podem ocorrer. A Internet cair, uma visita chegar, um problema no encanamento, entre outros imprevistos.

Essa situação pode abalar o emocional da equipe. Além disso, com a crise econômica intensificada pela pandemia, muitos funcionários também têm medo de ficarem desempregados. Portanto, nessas situações, os gestores precisam saber mais ouvir do que delegar.

Gerenciar uma equipe online significa mais liberdade para a tomada de decisões.

Nessa conjuntura, o melhor a fazer é passar tranquilidade para a equipe. Uma das formas é apresentar, quando possível, a situação da empresa. Caso o momento seja positivo, o gestor pode até mesmo destacar como o trabalho remoto traz benefícios para o plano de carreira de cada integrante da equipe.

Além disso, é importante mostrar que os funcionários são muito capazes. Eles têm conhecimento técnico, e, por isso, precisam de liberdade para também tomar decisões. Afinal, como todo em casa, por vezes não há tempo de conversar com o gestor.

Portanto, os profissionais necessitam dessa autonomia para executarem o que eles entendem como necessário em determinada tarefa.

Menos e-mails, mais conversas por vídeos

Um dos maiores erros que os gestores podem cometer é mandar inúmeros e-mails para a caixa de entrada dos integrantes da equipe. Além de ser uma pressão desnecessária, pode até mesmo atrapalhar o fluxo de trabalho. Nesse sentido, é melhor separar algumas questões e falar delas ao vivo, por meio de uma rápida chamada por vídeo.

Esse método apresenta algumas vantagens. A comunicação por vídeo é muito mais dinâmica, e permite que ambas as partes se entendam melhor. O contato ao vivo também aproxima o gestor do funcionário, o que eleva a sinergia de toda a equipe.

É preciso saber encerrar o expediente

Muitas pessoas afirmam que trabalham mais hoje, em casa, do que antes da pandemia. Muitos gestores, infelizmente, aproveitam o fato de todos estarem em casa e estendem a jornada de trabalho.

No início deste cenário pandêmico, houve um aumento de produtividade. Entretanto, hoje, está provado que essa é uma decisão errada. Portanto, todo gestor deve apontar o horário de início e o horário de encerramento do trabalho. Com isso, é muito mais seguro executar planejamentos diários, semanais e mensais.

Dessa forma, isso não gera um desânimo na equipe. É muito importante que eles, mesmo em casa, possam separar um tempo para o trabalho, mas também um período para se dedicarem à família e ao lazer.

Somente dessa forma uma empresa tem a garantia de que os funcionários estarão sempre motivados e prontos para mostrar seus talentos.

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