[Guia definitivo] Como publicar um aplicativo na Apple Store em 2019

Desenvolvimento

Entendendo o ecossistema da Apple em 2019

Se você desenvolve aplicativos para iOS com certeza já encontrou desafios na hora de publicar aplicativos na Apple Store. Esse artigo tem como objetivo explicar o ecossistema de publicação de aplicativos na loja da Apple e suas particularidades.

ATENÇÃO: Esse tutorial não tem a intenção de ensinar a criar uma conta na Apple Store, se você ainda não tem, siga esse tutorial aqui.

Apple Developer x App Store Connect (antigo iTunes Connect)

Para começarmos precisamos entender a diferença entre a conta no Apple Developer e na App Store Connect, ambas são necessárias para a publicação da aplicação na loja, porém, cada uma delas tem sua função.

Apple Developer Account:

É a responsável por toda a parte de assinatura e certificados da apple.
Existem dois tipos de conta Apple Developer Account, a individual e a enterprise.

Como o próprio nome diz, na individual só existe um usuário que pode entrar na conta, o mesmo fica responsável por todas os certificados e assinatura do aplicativo.

Se você está subindo um aplicativo na loja para seu cliente e ele possui uma conta individual fique ciente que ele terá que autorizar o seu acesso a todo momento por conta do Two Factor Authorization.

A conta enterprise permitem ter múltiplos usuários com diferentes níveis de perfil, facilitando assim o processo de subida pois você não precisa ficar pedindo para o dono da conta autorizar o seu acesso. Não existem diferenças de preços entre as duas contas, a única questão é o tempo para a criação, para criar uma conta Enterprise você precisa ter um CNPJ e um número de D-U-N-S válido, o que acarreta em mais tempo para a criação da mesma.

App Store Connect ou Itunes Connect:

É responsável por tudo que diz respeito a loja da Apple em si e a distribuição do aplicativo. Informações do aplicativo, Test Flight, países de distribuição, preços e etc…

Ou seja é nele que você irá de fato publicar seu aplicativo, então, é extremamente indispensável.

Tela inicial App Store Connect

Realizando uma publicação

1. Adicionando a conta no XCode (opcional)

Acima falei das diferenças da conta de Apple Developer Account Enterprise e Individual, pois bem, esse passo é para quem está utilizando uma conta Individual e precisa subir na conta de um cliente (conta diferente da do desenvolvedor).

Powered by Rock Convert

Para subirmos na loja, precisamos buildar o aplicativo com a conta que será utilizada para subir, para isso precisamos adicionar essa conta no XCode.

Vá até a aba General do projeto no XCode e clique em Select de conta, uma seleção de contas aparecerá com a opção de adicionar a conta como última delas. Após isso uma janela com dois campos surgirá, um de login e um de senha para você colocar. Coloque a conta que você precisa subir e a janela se fechará automaticamente. (Lembre-se que o dono da conta precisa autorizar, você provavelmente precisará colocar algum código de verificação).

Adiciona conta da no XCode parte 1

Clique no time e essa janela de contas surgirá, selecionar “Add an Account”

Adiciona conta no XCode parte 2

Modal para colocar a nova conta, coloque o e-mail e após isso a senha.

2. Assinando uma publicação:

Agora que você já tem a conta que precisa configurada, você precisa assinar o aplicativo.

Para isso, verifique se o Id do pacote está correto (lembre-se que depois de publicado, você não poderá mais mudar o id do pacote) e clique em assinar automaticamente.

3. Criando aplicação no App Store Connect:

Acesse o App Store Connect e crie um novo aplicativo, preencha todas as informações requeridas e clique em criar.

Não encontro meu Id de pacote na listagem: Abaixo do campo, tem um link para você criar o id do pacote no Apple Developer, siga o passo a passo que a própria Apple sugere e você não terá problemas (se ainda assim tiver dificuldades comenta aqui que te ajudamos).

Modal de novo aplicativo

 

4. Preencha as informações do aplicativo:

Após a criação do App você será levado para a tela de preenchimento de informações.

Na aba lateral esquerda você pode navegar respectivamente pelos menus de “Informações do App”, “Preço e disponibilidade” e “1.0 Preparar para o envio”.

Aba de informações do App.

Preencha as informações gerais do seu aplicativo, como Nome, política de privacidade, categoria e entre outras informações.

Informações do app

Aba de preço e disponibilidade.

Preencha tudo referente a distribuição do aplicativo. Para aplicativos gratuitos é só selecionar no combo de preço o valor “Grátis” e caso queira mudar os paises de distribuição, o resto fica como está.

Preço e disponibilidade

Aba de 1.0 preparar para o envio.

É a que mais vai te dar trabalho, então entraremos mais a fundo.

1.0 enviar para loja
  • Informações da versão: Nela você precisa subir todas as telas do seu aplicativo (fique atento a resolução e se as telas são mesmo tiradas de um iPhone, caso não sejam a Apple pode recusar o seu aplicativo), textos promocionais, entre outras informações. Sobre as telas, utilize o emulador do Iphone para tirar, com o atalho CMD + S você consegui tirar facilmente.
  • App para iMessage e Apple Watch: não mexa. (A não ser que você queria subir o aplicativo para essas plataformas, mas como não é o foco aqui, não falaremos sobre isso)
  • Compilação: É aqui que você irá selecionar a versão do seu app que subiu pelo XCode, como não fizemos isso ainda, vamos pular.
  • Informações gerais do App: Ícone, controle de versão, Copyright e dados de contato. Nada de mais aqui.
  • Informações para a equipe de revisão de apps: Se o seu aplicativo tem algum tipo de login ou cadastro, certifique de deixar explícito com o funcionário da Apple vai conseguir testar o fluxo, se for o caso, deixe códigos, usuários, e-mails aqui para que eles possam conseguir testar seu app. Novamente, se eles não conseguirem passar da tela de login, não irão aprovar seu app.
Bloco de revisão do app pela Apple
  • Liberação de versão: Você pode escolher liberar seu app assim que a Apple aprovar, liberar após uma data ou liberar manualmente. (Após a primeira versão, irá aparecer outra a opção, a de liberar em etapas, é ideal caso você esteja lançando uma grande mudança no aplicativo e quer testar com pequenas porções de usuário antes de liberar tudo de uma vez.)

5. Subindo o IPA pelo XCode

Agora que temos tudo pronto, precisamos subir o aplicativo para que possamos distribuir na loja.

Vá até o seu XCode e certifique-se de que o dispositivo selecionado é o genérico.

Selecionando dispositivo genérico

Após isso vá até o menu “Product -> Archive” (O menu não ficará habilitado caso você não tenha selecionado um dispositivo genérico).

O XCode irá buildar o aplicativo como um processo comum, porém, após a finalização do processo irá aparecer uma janela com o IPA gerado. Do lado direito irá aparecer um botão azul bem grande com o título de “Distribute App”.

Tela com o IPA gerado

Outra janela irá se abrir, nos primeiros segundos o XCode irá carregar informações referente a conta, após o carregamento irá aparecer uma tela com 3 checkbox, deixe selecionado os três e clique em “Next” e selecione o “Automatically Manage Signin”, clique em next.

Novamente ele irá carregar algumas informações em relação ao aplicativo.

Após o processo, irá aparecer uma tela com resumo da aplicação, confira e clique em “Upload”.

Tela de detalhes do app para subir o IPA

Uma barra de progresso surgirá e assim que o processo for completado irá aparecer uma mensagem de sucesso.

6. Voltando a App Store Connect

Após completar o upload, volte ao App Store Connect e vá até o menu de “1.0 Preparar para o envio”. Vá até o menu de compilação, e selecione a versão que você subiu pelo XCode (Caso a versão não tenha aparecido aqui ainda, espere alguns minutos a Apple precisa revisar se o arquivo tem algum problema).

Selecione a compilação que você subiu aqui

Clique em Salvar e Enviar para a revisão.

Aparecerá uma janela perguntando sobre questões de exportação e criptografia, responda-as e clique em continuar.

Preencha o formulário de exportação e criptografia

Conclusão

Pronto, agora que você terminou todo o processo é só esperar a Apple revisar o aplicativo, o que leva de 3 a 5 dias úteis.

Tem alguma dúvida ou enfrentou algum processo diferente na hora de subir o aplicativo? Comenta aqui que nós te ajudamos 🙂

Entre com seus dados para a ligação.