Como se tornar um headhunter de TI?

Negócios

O headhunter é uma função que se torna cada vez mais comum no meio empresarial. E, naturalmente, esse especialista também assumiu um papel importante no mercado de tecnologia. Sua relevância pode estar associada à diversos fatores, como a competitividade no setor e a alta demanda por profissionais qualificados. Mas, afinal, como se tornar um headhunter de TI e quais são suas atribuições? Entenda a seguir!

O headhunter de TI

Genericamente, as atividades de um headhunter estão relacionadas à mediação entre talentos e empresas. Esse profissional é responsável por encontrar um profissional de TI que se encaixe à necessidade de determinado negócio. Não é à toa, portanto, que ele é cada vez mais comum no campo de tecnologia. Nessa área, o headhunter pode ajudar a compensar a baixa disponibilidade de especialistas.

Hoje, um dos grandes problemas que sondam as empresas de TI é a lacuna de profissionais qualificados. Esse fator pode ser agravado ainda mais em algumas regiões. Para contornar isso, um headhunter de TI é capaz de conciliar as demandas de recursos humanos da empresa com seu conhecimento do mercado. E por isso, esse profissional é tão dependente da sua reputação.

Muitas vezes, um headhunter em TI deverá encontrar talentos que irão ocupar cargos muito importantes na operação. Consequentemente, conhecer os cases e trabalhos anteriores do recrutador será fundamental para decidir pela contratação dos serviços. Além disso, o seu conhecimento específico sobre a empresa atendida deve ser levado em consideração. A experiência, unida ao networking e a expertise técnica, são os pilares do headhunting em T.I.

Como se tornar um headhunter de TI

Agora que você já compreendeu onde esse profissional atua dentro do mercado, é hora de entender como se tornar um headhunter. Esse tipo de especialização não está relacionada à uma formação acadêmica ou técnica — ainda que isso possa ser um diferencial. Portanto, o caminho para trabalhar nesse segmento depende de uma série de particularidades. Compreenda algumas delas.

Conheça o mercado

Uma das principais qualidade de um headhunter é o conhecimento do mercado em que ele está inserido. Saber quais são as tendências, as referências profissionais e as principais empresas do ramo são qualidades indispensáveis. Isso garantirá que o recrutador tenha um panorama geral sobre onde os talentos estão e quais são as principais demandas das empresas.

Powered by Rock Convert

Crie networking

Não basta possuir uma ampla compreensão do mercado se isso não estiver unido a um bom relacionamento. O reconhecimento do headhunter deve garantir que ele possua uma extensa lista de contatos. Essa característica será constantemente aprimorada, e apenas assim o profissional estará capacitado a abordar profissionais e dialogar com uma variedade de empresas.

Adquira conhecimento técnico

Para ser um headhunter de TI, é essencial possuir conhecimento técnico na área. Essa expertise pode vir de diversas formas: formação acadêmica, especialização e até mesmo de uma atuação prévia no mercado. Não há dúvida de que, para conseguir suprir adequadamente a demanda das empresas, é essencial que o headhunter saiba algumas especificidades sobre o tipo de trabalho exercido nelas.

Trabalhe a comunicação

É natural assumir que uma das grandes qualidades de um headhunter está na comunicação. Seja por meio do diálogo ou do comportamento, esse profissional estará frequentemente em situações que exigem sua habilidade retórica. Mesmo que diversas pessoas possuam uma vocação como comunicadores, é possível desenvolver esse recurso através de cursos e da própria experiência profissional.

Mantenha-se atualizado

Todas as qualidades citadas convergem para um fator: a constante atualização. Headhunters devem evitar ao máximo ficar inertes. O mercado de TI é extremamente dinâmico. Novas tendências, técnicas e modelos surgem diariamente. Para conseguir acompanhar tudo isso, o recrutador deve estar em constante evolução.

É hora de tentar

Se você deseja começar uma carreira como headhunter, não perca tempo. Já possuir afinidade com o mercado e conhecimento sobre a área de TI é uma ótima vantagem inicial, contudo, não é decisivo. Como deve ter ficado claro, além de aprimorar suas qualidades, é fundamental desenvolver novos conhecimentos. 

É importante compreender que não existe uma fórmula mágica. Cada vez mais empresas buscam por um headhunter e, naturalmente, a competição entre esses profissionais aumenta. Para se diferenciar esteja sempre em busca de criar relações sólidas e desenvolvimento profissional. O reconhecimento será uma consequência de um bom trabalho.