Consultoria para startup: como ela pode alavancar seu negócio?

Entenda como funciona esse modelo de gestão e como uma consultoria para startup pode te ajudar a longo prazo

Ter uma consultoria para startup é, sem dúvida, o melhor caminho para você conseguir escalar seu negócio de forma ágil. No mercado da tecnologia, existe um roteiro que é bem conhecido: alguém aparece com uma ideia nova, faz a validação, executa, faz ajustes, ganha mercado… E eis que uma startup de sucesso surge, dando início a um novo ciclo de crescimento. Porém, apenas desenvolver um projeto não é suficiente. Em certo momento, é necessário escalar sua startup.

Pode parecer complicado no início, entretanto, essa não é uma tarefa que o gestor precisa obrigatoriamente enfrentar sozinho. Para facilitar as coisas ainda mais, existem empresas especializadas em oferecer todo suporte para essas situações.

O mercado de startups é um dos mais visados e, nele, é possível verificar cenários semelhantes de maneira recorrente. Não obstante, os mais diferentes setores também possuem necessidades relacionadas à como lidar com o acirramento da concorrência e outros problemas específicos da sua indústria.

Para bater de frente com os desafios apresentados, as startups precisam de sistemas de gestão e outros ajustes operacionais que as tornem mais preparadas para escalar suas atividades e por meio das quais seja possível construir um futuro de sucesso.

Pensando em te ajudar nesse momento de incerteza, nós produzimos um artigo que explica melhor como funciona esse modelo de gestão e como uma consultoria para startup pode te ajudar a longo prazo. Confira nas linhas a seguir.

O que é uma consultoria para startup?

Uma consultoria pode ser compreendida como uma parceria que surge para auxiliar as startups quando o assunto é estratégia. Consultorias são grandes aliadas para sua empresa, que te ajudam a impulsionar seu negócio da maneira correta, fazendo isso através de serviços, orientações e práticas de crescimento que promovem o fortalecimento dos negócios.

Este tipo de atividade permite que os objetivos da startup sejam direcionados com mais foco, promovendo melhorias relacionadas à capacitação e treinamento para as equipes de trabalho, por exemplo.

Ao lançar mão de uma consultoria para startup que tenha foco em escalar equipes de tecnologia, na prática, sua empresa está contando com o apoio de profissionais altamente gabaritados e experientes, que geralmente são referências em seus setores e estão prontos para compartilhar todo seu know-how

O objetivo desse auxílio é propiciar ganhos de otimização de processos às startups, adoção de novas tecnologias e todo o ferramental para sua ampliação.

Muitos empreendedores possuem formação específica em seu produto ou em sua área de pesquisa, como programação, biotecnologia, agronegócio, entre outros. No entanto, os consultores gerenciais podem atuar como coaches na estruturação do “business em si”, como na contratação de posições-chave, no marketing, na inteligência de mercado, entre outros, ajudando os gestores a suprir sua carência comercial.

Quais são as vantagens de trabalhar com uma consultoria para startup?

É muito provável que a grande quantidade de responsabilidades atribuídas a um único gestor ou, até mesmo, a uma única equipe de trabalho acabe por sobrecarregá-los em algum momento, impactando diretamente na sua produtividade e nos resultados da organização como um todo.

E, justamente para evitar que isso aconteça, as consultorias para startups ajudam a diminuir a sobrecarga de uma equipe interna, fazendo com que as suas únicas preocupações sejam os assuntos relacionados às estratégias e ao core business. 

É importante destacar que um certo distanciamento dos problemas mais corriqueiros da startup ajuda seus gestores a focarem em seus papéis prioritários de tomada de decisões em níveis mais estratégicos.

Não há como negar que startups são negócios arriscados, mas, com as consultorias, torna-se possível reduzir os riscos em um projeto e evitar que maiores problemas aconteçam posteriormente, ao longo da escalada dos negócios

Outro benefício proveniente da consultoria para startup é a disponibilidade de diagnósticos isentos, baseados em seu olhar crítico, independente e desconectado de opiniões ou paixões de um empreendedor. 

Essas são apenas algumas das principais vantagens obtidas por startups que contam com o apoio de um serviço externo de consultoria.

Como funciona uma consultoria para startup?

A forma como são organizados os processos de consultoria para startup não seguem modelos rígidos, mas variam conforme a necessidade e o estágio de desenvolvimento de cada empresa. Da mesma maneira, a abordagem e as ferramentas que serão utilizadas são determinadas caso a caso.

Assim, o modelo de trabalho aplicado na startup é determinado conforme seu ciclo de início de atividade, desenvolvimento ou expansão. Esses momentos são considerados críticos para os gestores e colaboradores de maneira geral, pois demandam conhecimentos e desempenhos muito superiores aos habituais.

O uso intensivo da tecnologia e da inteligência de mercado são características marcantes do serviço de consultoria para startups. Geralmente, os melhores serviços são aqueles que possuem uma visão holística do negócio, ou seja, que conseguem compreender a interdependência das funções administrativas, operacionais e mercadológicas.

Como a indústria das startups, considerada o cerne de grandes inovações, é uma área onde a tecnologia evolui em um ritmo extremamente acelerado, essa visão do todo se torna ainda mais relevante para a sobrevivência das empresas e para ganho em vantagem competitiva.

De maneira mais simples, podemos definir as atividades de consultoria como sendo o elo entre as necessidades de crescimento de uma startup ainda em aceleração e os métodos, estratégias e ferramentas necessárias para o êxito em seu objetivo.

Como escolher uma consultoria?

Agora que você entende melhor sobre o que é e como funciona uma consultoria, e  reconhece todos os seus benefícios e o potencial de influência nos rumos da aceleração de uma startup, é extremamente importante se atentar para quem serão as pessoas ou organizações contratadas.

Assim, chegou o momento de definirmos alguns dos parâmetros que podem servir de base para a escolha a ser feita. Muito além dos custos e benefícios ofertados, uma empresa de consultoria deve ser capaz de agregar valor à startup de todas as formas, do operacional ao comercial, passando pela tecnologia.

Oferecer o suporte necessário pelo tempo acordado é essencial para garantir tranquilidade aos gestores quanto à segurança do seu trabalho. A experiência acumulada, o network e demais conhecimentos devem estar à disposição da startup para garantir o sucesso do seu desenvolvimento.

Devido à natureza das atividades e ao seu ritmo acelerado, é importante notar o perfil dos profissionais envolvidos com a consultoria. Além de talentosos e com um currículo expressivo, eles precisam estar alinhados com o propósito e os valores da sua empresa, ter conhecimento do mercado e serem enérgicos e habilidosos na liderança de pessoas.

O consultor deve auxiliar na condução da startup até o seu ponto de maturação e profissionalização. Ao mesmo tempo, deve oferecer todo o respaldo para os atuais gestores, sugerindo modelos de gerenciamento, programas, conceitos, ideias e metodologias de desenvolvimento que apontem para um caminho racionalmente seguro.

Realizada essa explicação sobre o perfil de uma consultoria ideal, é preciso destacar o papel que a tecnologia e os sistemas de informação têm no desenvolvimento dos negócios como um todo, em especial nas startups em fase de aceleração.

Assim como toda relação de parceria, é essencial que, ao optar por contratar uma consultoria, você tenha total confiança na empresa ou nos profissionais que prestarão os serviços, além de estar a par de como este processo acontecerá. Dessa forma, fica mais fácil encontrar uma parceria de sucesso e escalar seu produto com assertividade. 

Compartilhar:

Gabriel
Último artigo
Conheça 4 técnicas de precificação de serviço para ter lucro!
Próximo artigo
Saiba como a transparência nos negócios gera fidelidade dos clientes