Conheça 4 técnicas de precificação de serviço para ter lucro!

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Precificar um serviço e/ou produto não é uma questão tão simples como parece, já que inúmeras variáveis devem ser levadas em consideração durante esse processo.

Muitos empreendedores, preocupados em gerar faturamento, acabam se descuidando da satisfação dos clientes e a estratégia de atração se torna prejudicada.

Muitas decisões de compra se baseiam nos preços de produtos e/ou serviços. Isso porque, apesar da maioria dos consumidores possuírem desejos e necessidades, ainda assim, a questão financeira continua sendo um fator limitante nesse processo.

Se você está em dúvida sobre quais técnicas de precificação de serviço podem ser aplicadas ao seu negócio este é o post certo! Continue a leitura e saiba mais!

1. Margem de contribuição

Vários fatores que influenciam a precificação são, por exemplo, a concorrência, os fornecedores, os custos, enfim, cada um deles com seu grau de participação ao longo do tempo no valor cobrado pelos serviços.

O cálculo da margem de contribuição é um dos índices mais importantes para conhecer qual o melhor preço para produtos e serviços. De maneira simplificada, o cálculo dessa margem nada mais é que o valor que sobra da receita obtida logo após pagar as despesas fixas e gerar lucro para o negócio.

Assim, logo após pagar todas as despesas variáveis, o restante do valor é o que sobra para quitar as despesas fixas e ainda lucrar. 

A fórmula para o cálculo é simples:

Margem de Contribuição (MC) = Valor da venda Custos e despesas variáveis

Vamos a um exemplo: digamos que você prestou um serviço de reparos e cobrou R$ 80. Os custos e despesas variáveis (tributos e comissão de funcionários) foram de R$ 30. A margem de contribuição, nesse caso, é de R$ 50. E o índice de margem de contribuição é de 30%. Esse valor é destinado, como já visto, às despesas fixas e ao lucro.

2. Valor percebido

O valor percebido é aquele que o cliente tem a respeito do serviço prestado e é muito importante nas estratégias da empresa. Isso porque é justamente essa visão do consumidor que faz seu serviço se destacar da concorrência e, por mais curioso que pareça, isso não depende exclusivamente de preço do negócio.

Além disso, oferecer o preço do concorrente sem uma boa avaliação dos custos do negócio pode levar a prejuízos financeiros para a sua empresa. O ideal é investir na diversificação dos serviços, fazendo com que eles se destaquem daqueles oferecidos pela concorrência.

Isso contribui para que o valor percebido pelo cliente seja melhor para sua empresa.  Ao elaborar uma estratégia para chamar a atenção é preciso destacar as qualidades do que você oferece para o consumidor. Também vale a pena destacar os descontos oferecidos e levar em consideração a lucratividade.

3. Lucro desejado

O lucro desejado é o quanto você deseja ter de lucro sobre o serviço prestado. Ou seja, depois que todas as despesas e custos foram subtraídos, estima-se uma porcentagem de quanto se deseja lucrar.

O lucro desejado, via de regra, é o valor que o empreendedor deve estabelecer para seu produto quando já foram descontados todos os custos e despesas. Ou melhor, é o quanto ele deseja ganhar ao final.

4. Mark-up

Dentro do conceito de técnicas de precificação de serviço há um termo bastante comum: o mark-up. De maneira simples, o mark-up nada mais é que um índice, ou melhor, um percentual fixo que, quando aplicado sobre o custo de um serviço unitário, aponta qual deve ser o preço mínimo estabelecido para que a empresa obtenha lucro.

Escolher a melhor técnica de precificação de serviço não é uma questão fácil. É preciso analisar as necessidades do negócio e quais são os objetivos a serem alcançados. Sem um bom planejamento e controle financeiro fica difícil escolher um método que esteja alinhado aos objetivos da empresa.

Nosso post foi útil? Quer saber mais sobre o assunto? Complemente sua leitura aprendendo mais sobre terceirização ou outsourcing: veja qual é a opção ideal!

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