Conheça agora 4 dicas de redução de custos com tecnologia nas empresas

Negócios

A redução de custos com tecnologia nas empresas é uma estratégia importante a ser adotada e colabora para construir uma vantagem competitiva. Somente com processos e controles eficientes, fazendo mais com menos, é que um negócio consegue se manter saudável e perene, beneficiando todos os envolvidos, como clientes, funcionários e fornecedores.

No mercado atual, para se manterem relevantes em seu ramo de atuação, as empresas precisam estar com os seus processos calibrados para suprir a demanda e superar seus concorrentes. Essa é a essência da diferenciação, que é, por sua vez, a chave de uma estratégia de construção de vantagem competitiva.

Neste artigo vamos apresentar 4 dicas para que você possa usar a tecnologia como aliada no controle dos gastos das empresas, mais especificamente nos seus custos de produção. Confira!

1. Entenda os custos do negócio

Antes de prosseguirmos, é essencial que a diferença entre custos e despesas da empresa esteja bem clara na sua mente, para que você consiga diferenciá-los e priorizá-los de maneira adequada.

De maneira objetiva, podemos afirmar que todo desembolso de capital, ou gasto, pode representar uma despesa ou um custo, a depender basicamente de sua origem ou finalidade.

Sendo assim, custos são os gastos realizados pelas empresas que estão relacionados ao seu processo produtivo, ou seja, aqueles gastos associados diretamente à produção ou transformação da matéria prima em produtos acabados. Já as despesas representam gastos acessórios, não ligados diretamente à produção.

Para ficar mais claro, vamos usar o exemplo de uma fábrica de autopeças. Nela, gastos como telefone de atendimento e material de escritório são facilmente identificados como despesas, enquanto os gastos com manutenção das máquinas, insumos e folha de pagamento dos funcionários da linha de produção são caracterizados como custos.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os conceitos, vamos prosseguir para as demais dicas sobre como obter redução de custos com tecnologia nas empresas, e assim obter uma eficiência maior em sua gestão.

2. Considere o uso de bots para atendimentos

Mais conhecido como atendimento via robôs, os bots são uma tecnologia muito eficiente para a redução dos custos associados a folha de pagamento, erro humano e gastos com chamadas telefônicas, estando cada vez mais presente nas empresas.

Ao investir em um atendimento automatizado você está adicionando um importante diferencial estratégico que possibilita vantagens como o reconhecimento instantâneo de chamadas de clientes recorrentes e personalização de ofertas.

3. Invista em programas de gestão logística

Segundo estudo realizado pela Fundação Dom Cabral, algo como 12% das receitas das empresas no Brasil são consumidas em gastos logísticos, alimentados principalmente pela gestão manual do frete.

Por “gestão manual” estamos nos referindo aos diferentes programas, planilhas, controles de carga e listagens de requisitos (cubagem, região, preço) que não possuem interação entre si, sendo realizadas de maneira muito rudimentar.

Esse problema pode ser mitigado com soluções de automação que são capazes de integrar a cadeia logística. O uso destas tecnologias pode reduzir os encargos em até 80%, contribuindo com a redução dos custos e consequentemente com a ampliação da margem de lucro do negócio.

4. Cuide do controle de estoque

O controle automatizado de estoque é uma tecnologia capaz de monitorar em tempo real qual a atual situação financeira da empresa, possibilitando análises (aumento ou redução) de demanda por produto e a otimização de todo o processo produtivo.

Aqui é importante lembrar que mercadorias paradas representam gastos elevados, seja pela sua deterioração natural ou pela manutenção do espaço. Recomendamos o investimento em softwares de otimização da gestão de estoque para redução destes gastos.

E então, o que você achou das dicas que apresentamos? Empenhe-se em aplicá-las ao seu negócio ou projeto imediatamente. Conquistar a redução de custos com tecnologia nas empresas só é viável quando existe um comprometimento em adotar ações nesta direção.

Estas medidas exigem estudo, tempo e esforço, mas o retorno em termos financeiros e de produtividade vão compensar toda a empreitada facilmente. Não esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

Sobre o Autor

mm

Gabriel Malinosqui

Apaixonado por empreendedorismo e tecnologia.
Atualmente atuo como CEO na ez.devs e ajudo a empresas construirem seus produtos digitais

Entre com seus dados para a ligação.