Conheça as 5 principais ferramentas de gestão de projetos

Gestão

Conhecer quais são as principais ferramentas de gestão de projetos pode ajudar de forma bastante efetiva no desenvolvimento dos seus produtos. A grande razão de toda essa importância é que alguns serviços existentes atualmente só tendem a contribuir com a melhor organização das equipes e ajudam que demandas prioritárias sejam entregues de forma mais ágil.

Além disso, essas ferramentas de gestão de projetos prometem ajudar na comunicação interna entre os profissionais, seja em regime remoto ou presencial. Durante a execução dos projetos, é preciso cumprir determinadas metas diferentes de forma simultânea. Alguns exemplos como: estruturar o projeto, aumentar a produtividade, simplificar a comunicação, garantir que todos os passos sejam executados e também armazenar informações geradas, são alguns dos exemplos.

Pensando na importância desses produtos para os líderes técnicos das empresas, nós preparamos um artigo que detalha quais são as principais ferramentas existentes atualmente, quais suas diferenças e para qual tipo de uso é recomendado. Confira nas linhas a seguir.

Trello

Uma das principais ferramentas de gestão de projetos atualmente é o Trello. Utilizando a metodologia Kanban, o serviço permite que você conecte todos os envolvidos, além de poder criar colunas de acordo com as atividades que sua equipe de desenvolvimento precisa seguir.

Dentro dessas colunas é possível inserir cartões onde cada atividade será descrita, a fim de indicar ao profissional o que precisa ser feito. Além disso, também é possível inserir a data de entrega para as features, qual o profissional responsável por tal demanda, algumas observações importantes e até mesmo comentários para dar mais visibilidade a tudo que precisa ser entregue.

A ferramenta é uma solução on-line para os quadros de post-its, muito utilizados ainda na gestão de projetos. Os cards podem ser alterados e atualizados de acordo com o ritmo do trabalho, oferecendo uma visão particular de cada tarefa e a perspectiva geral de todos os projetos que estão em andamento. Ainda é possível agrupar e dividir tarefas de acordo com temas e prioridade.

Além de estar presente na web, a plataforma pode também ser acessada também por meio de smartphones. Até o momento, o Trello está disponível na versão paga e gratuita, sendo possível, também, anexar documentos e imagens.

Slack

Para auxiliar ainda mais na comunicação interna entre sua equipe de desenvolvimento e staff, outra que faz parte das principais ferramentas de gestão de projetos é o Slack. Esse sistema também é muito utilizado atualmente, já que ele permite ter um canal conjunto onde todos os times e integrantes possam manter contato frequente de forma organizada, e sem perder o foco nas atividades que precisam ser entregues.

O sistema disponibilizado pelo slack pode ser usado gratuitamente, de forma online e até mesmo pelo smartphone. Com uma interface de uso simples e bastante intuitiva, o aplicativo tem o objetivo de criar oportunidades para indivíduos ou grupos interagirem com outros profissionais da equipe sobre questões relacionadas ao andamento dos projetos.

Além disso, o app possibilita a criação de canais e grupos privados, podendo segmentar a comunicação de determinados setores de desenvolvimento. Com o uso dessa forma, apenas os participantes convidados aos grupos podem visualizar mensagens enviadas através do canal, facilitando ainda mais a comunicação em lugares onde existem equipes com grande número de profissionais.

Discord

Se o Slack se destaca pela comunicação interna via mensagens de texto, o Discord tem a proposta de ser uma boa ferramenta para comunicação por voz. Antes voltado apenas para o público gamer, o software vem sendo bastante utilizado pelas empresas de tecnologia para melhorar a comunicação dos seus times.

A plataforma permite chats por texto e voz, e tem a opção de criar salas de bate-papo privadas. Essa função pode ser usada para adicionar determinados profissionais de acordo com a necessidade ou com o assunto a ser tratado, além de permitir o compartilhamento de tela, que pode ser bastante útil em reuniões de review. 

O Discord possui um visual bastante simples e fácil de utilizar, permitindo uma visão geral do que os profissionais estão fazendo no momento. A plataforma oferece também a opção de gerenciar permissões entre os cargos da sua equipe, restringindo e permitindo acesso a determinados canais de texto e voz

Google Data Studio

Outra ferramenta interessante que pode ajudar na gestão do seu projeto é o Google Data Studio. Esse serviço gratuito da Google possibilita que você crie relatórios personalizados a partir de planilhas de KPIs desenvolvidos no Google Spreadsheets, ou até mesmo acessar bancos de dados SQL. Com a ferramenta, é possível analisar graficamente dados, resultados e verificar se há projeção de cumprir as metas pré-estabelecidas antes do início do projeto.

Permitindo que o usuário tenha facilidade na leitura e personalização dos relatórios, um dos principais benefícios são os dados em tempo real, que podem ser editados de forma compartilhada e armazenados de maneira segura em serviços na nuvem. Assim como outras ferramentas do Google, o Data Studio permite compartilhamento dos relatórios com outras pessoas, seja para colaborarem na construção da visualização dos dados, ou, apenas, para visualizarem o relatório pronto.

Jira

Pra fechar nossa lista de ferramentas importantes na gestão de projetos, o Jira é uma plataforma com características semelhantes a outros do mercado, mas que apresenta ainda mais funcionalidades. O Jira possibilita uma administração flexível de atividades que possam acontecer de forma simultânea por meio da organização de listas de tarefas, gestão de dados e emissão de relatórios.

Além disso, também é possível avaliar o desempenho de cada profissional na plataforma e gerir o tempo de execução de cada tarefa, trazendo um controle ainda maior para o gestor de projetos. Por conta dessa infinidade de opções e recursos, o Jira é um sistema na web que funciona por meio de assinatura. De acordo com o site oficial, a ferramenta está disponível por a partir de US$ 10 mensais.