fbpx

Conheça as 5 principais habilidades de um tech lead

Tech Lead é o nome dado às pessoas desenvolvedoras que, ao mesmo tempo, trabalham diretamente na programação de um software e lideram uma equipe de desenvolvimento. Tais profissionais, que costumam se destacar pelos trabalhos entregues e por sua experiência, são responsáveis por trazer novas soluções e tecnologias ao projeto, buscando a resolução mais eficiente possível para os problemas que aparecem. Também é papel de um tech lead manter sua equipe concentrada nos objetivos e metas do projeto e definir que atividades devem ser priorizadas ao longo do desenvolvimento, para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Dê uma olhada nas habilidades consideradas importantes para profissionais que exercem o cargo de tech lead:

Comunicação

Já que estamos falando de um cargo de liderança, não tem como deixar essa habilidade de fora, certo? Afinal, a quantidade de tarefas concluídas não é o único ponto a se avaliar na qualidade de uma liderança técnica. É necessário manter contato com cada pessoa que faz parte de sua equipe, ouvindo suas opiniões sobre fatores ou problemas que as incomodam, analisando suas sugestões de mudança que podem trazer melhorias ao trabalho em equipe, repassando feedbacks sobre o trabalho de cada um, e assim por diante. Portanto, para que a equipe possa se entender da melhor maneira possível, é importante que seja liderada por alguém que tenha boas habilidades comunicacionais.

Tech Lead deve ser flexível

Como dito no começo do texto, os tech lead, além de exercerem a função de liderança, também precisam colocar a mão na massa. Sendo assim, eles também devem estar preparados para as mudanças que venham a acontecer no andamento do projeto e podem, por algum motivo ou imprevisto, ter que trocar de função com uma ou outra pessoa desenvolvedora. Portanto, para lidar com mudanças repentinas da melhor forma possível, flexibilidade, versatilidade e resiliência têm que ser características de quem ocupa o cargo de tech lead.

Estudo e atualização constantes

Pessoas desenvolvedoras que desempenham o papel de tech lead normalmente possuem uma capacidade técnica superior em relação à sua equipe. Por isso, e também pelo fato de que tais profissionais são responsáveis por trazer novas tecnologias e soluções aos projetos que lideram, é necessário que estejam sempre pesquisando, se informando quanto às novidades do mercado da tecnologia e estudando novos conceitos, métodos e recursos que possam ser aplicados a seus projetos. Tanto conhecimento também serve para orientar as pessoas desenvolvedoras lideradas pelos tech leads.

Atenção à qualidade

Essa é uma habilidade fundamental para que o tech lead coordene um trabalho que preze pela qualidade do software, de suas interfaces (que estarão intimamente ligadas à experiência do usuário, tanto em aspectos estéticos quanto funcionais) e, sem dúvida, do código. A qualidade do código tem uma importância enorme, já que afeta tanto as pessoas desenvolvedoras que nele trabalham quanto os usuários: um código feito sem qualidade dificulta o entendimento por parte de colegas de equipe, o que torna mais complicada a identificação de problemas e, consequentemente, a sua solução.

A baixa qualidade de um código também costuma diminuir a eficiência do sistema como um todo, fator que, por sua vez, impacta negativamente a experiência do usuário. Sendo assim, é responsabilidade do tech lead conhecer sobre tais conceitos de qualidade para aplicá-los aos projetos que estão sob sua liderança.

Todo tech lead deve ser interdisciplinar

Conhecimento nunca é demais, certo? E no caso de profissionais em posição de liderança, assim como os tech lead, é importante que se busque conhecimento relacionado a outras áreas da empresa, como marketing, vendas ou diretoria executiva, ainda que ele seja básico. Aliando esse conhecimento a boas habilidades de comunicação, a relação entre as áreas é facilitada, assim como a cooperação entre as mesmas, o que pode fazer com que sua liderança técnica seja ainda mais eficaz e valiosa. Além disso, repassar tais conhecimentos à sua equipe facilita ainda mais a comunicação entre setores, e isso pode dar ainda mais credibilidade à sua gestão como tech lead.

Buscar mais informação e conhecimento técnico, bem como procurar fortalecer suas soft skills, são atitudes que fazem parte do trabalho de qualquer boa pessoa desenvolvedora. Para quem deseja se tornar pleno, sênior , ou até mesmo ocupar um cargo de liderança técnica, essa busca deve ser ainda mais ampla e deve contar com ainda mais esforço. Portanto, dedique-se bastante aos seus estudos e boa sorte para alcançar seus objetivos profissionais!

Para saber mais sobre outras ocupações relacionadas ao desenvolvimento de software e como você pode desenvolver as habilidades necessárias, confira nossos outros conteúdos sobre Carreiras, aqui no nosso Blog e também nossa página de talentos.

Públicações relacionadas

Vaga javascript sênior: 4 dicas para ter sucesso na sua entrevista
dicas de entrevista para vaga javascript sênior

Em busca de novas oportunidades, cansados dos mesmos processos? Encontrou a vaga JavaScript sênior ideal para o seu perfil e Ler o artigo completo

O que esperar do processo seletivo da EZ.devs? Tirando dúvidas de desenvolvedores
Tire suas dúvidas sobre o processo seletivo da Ez.devs

Confira o artigo onde respondemos dúvidas que recebemos de pessoas desenvolvedoras sobre o processo seletivo para o ecossistema da EZ.devs.

Carreira internacional: 5 dicas para ser empregado em empresas do exterior
carreira internacional: dicas para trabalhar em empresas do exterior

Buscando carreira internacional? Confira neste artigo vantagens e dicas para se preparar para processos seletivos estrangeiros de tecnologia.

Carreira em Tecnologia: Alinhando oportunidades de trabalho aos seus objetivos
construindo um plano para sua carreira em tecnologia

O mercado de tecnologia sempre foi considerado um ramo em ascensão, tendo em vista as inúmeras inovações e a sua Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos