Conheça as 7 melhores linguagens de programação

Conhecer e estudar as melhores linguagens de programação podem aumentar suas chances de uma recolocação no mercado de tecnologia. Com diferentes tipos de uso, e com pontos positivos e negativos que podem variar de acordo com o gosto de cada desenvolvedor, algumas linguagens de programação são bastantes conhecidas e utilizadas no mundo todo. Enquanto isso existem outras em constante evolução que podem mudar aos poucos a forma como se desenvolvem soluções.

Por conta de toda essa variedade, nós preparamos um artigo que detalha as linguagens de programação mais importantes e mais utilizadas atualmente*. Confira a seguir.

*Conteúdo atualizado em 13/01/2022

JavaScript

Uma das melhores linguagens de programação – e mais utilizadas atualmente -, é o JavaScript. Essa linguagem se tornou bastante famosa em razão da possibilidade de criar interações entre o sistema e o usuário. Além disso, apesar de ser antiga, ela vem ganhando bastante espaço no ambiente mobile justamente por essa interação. Utilizada tanto no front-end quanto no back-end, a linguagem de programação é muito usada em Machine Learning, Desenvolvimento Web e também no Desenvolvimento de Jogos.

Sendo bastante versátil e multiuso, o JavaScript possui uma enorme comunidade de desenvolvedores fiéis fascinados pela linguagem. Essa linguagem funciona de uma maneira em que seja executado de forma local, podendo ser atualizado sem precisar que seja executado em servidores na internet. Atualmente, grande parte dos sites on-line foram desenvolvidos JavaScript.

C#

Outra que integra nossa lista de melhores linguagens de programação é o C#. O C# é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft, e que está entre as mais utilizadas no mundo. Considerada por desenvolvedores como simples de aprender, ela possui uma sintaxe bem parecida com outras linguagens populares como C, C++, Java e Object Pascal.

Por também ser uma linguagem multiplataforma, o C# pode ser utilizado para desenvolvimento de plataformas web, dispositivos móveis e softwares para desktop. Apesar de ser uma linguagem fácil de aprender, isso não impede o desenvolvimento de soluções modernas e complexas. De acordo com estudos, essa linguagem de programação é uma das cinco mais utilizadas atualmente no mundo, sendo usada por grandes empresas como Microsoft e Amazon.

Python

Criada no início da década de 90, a Python é uma linguagem de programação orientada a objetos de alto nível que busca o controle e a estabilidade de grandes projetos. Por conta disso, grande parte da comunidade considera a linguagem como uma metodologia para experts no assunto.

Entretanto, inicialmente, a Python foi criada para produzir código bom e fácil de manter de maneira rápida, gerando produtividade e legibilidade, já que seu baixo uso de caracteres especiais ajuda nessa questão. Pelo fato de ser uma linguagem simples e fácil de aprender, ela é muito utilizada em diversas áreas e por isso, tem uma comunidade muito ativa.

No entanto, destaca-se o seu uso para Inteligência Artificial e Computação Científica, porque a base para essas áreas possui muita matemática, o que é muitas vezes estudado por pessoas de fora do ramo da computação, que não tem tanta experiência com programação. Além disso, pode ser utilizada para buscar dados em um banco de dados remoto, ler uma página na internet, exibir graficamente os resultados, criar uma planilha, etc.

Java

Outra linguagem de programação importantíssima no mundo do desenvolvimento de software orientado a objetos é o Java. Também sendo uma das mais utilizadas, o Java se caracterizou no mercado por ser portável e adaptável, ou seja, é possível desenvolver um programa na linguagem de maneira fácil para diferentes tipos de aparelhos como smartphones, por exemplo. Por conta disso, o Java se tornou a principal linguagem no desenvolvimento de aplicativos Android.

Outro ponto positivo do Java é a sua capacidade de escalar determinado programa à medida que ele cresce em número de utilizações. Com o Java, também é possível que um código feito em uma versão antiga continue a ser reconhecido pelas versões atuais. Essa linguagem de programação também possui uma grande comunidade de devs que simpatizam pelas suas qualidades. Um grande exemplo de uso de Java no desenvolvimento é o game Minecraft, sucesso no mundo todo.

[rock-convert-cta id=”9025″]

PHP

A PHP é um tanto quanto polêmica quando se fala das linguagens mais utilizadas pelo mercado da tecnologia. Afinal, ela já teve o seu “fim” decretado algumas vezes com diversos especialistas comentando que ela cairia em desuso. O fato é que até agora isso não aconteceu e, inclusive, ela continua sendo a queridinha de muitos desenvolvedores back-end

É uma linguagem que conversa muito com o HTML, e por este motivo, é muito utilizada no desenvolvimento web. Enquanto o HTML se encarrega do front-end, o PHP faz a ligação entre o client-side e o banco de dados, tudo isso através de scripts.

Diversas corporações ao redor do mundo fazem uso do PHP, inclusive empresas do Vale do Silício, como Facebook e Yahoo. Além disso, com a implementação do trabalho 100% remoto cada vez mais frequente, ela se mostra muito útil, já que é encontrada em aplicações como o Slack, uma ferramenta bastante utilizada para a comunicação interna das empresas.

Quando juntamos o trabalho remoto e o surgimento de tecnologias mais avançadas, como o metaverso, vai ser difícil não ver algum desenvolvedor utilizando PHP por aí…

Rust

Entre as famosas linguagens abordadas nessa lista, uma delas se destaca pela sua rápida e crescente ascenção. Desenvolvida pelo criador do Mozilla, alguns pontos da Rust chamaram a atenção de profissionais da área, como a possibilidade de substituir a C/C++ nos ambientes em que essas linguagens dominavam, realizando as operações com menor taxa de latência.

A Rust foi projetada para ser prática e segura, oferecendo diferentes modos funcionais e de procedimento. Além disso, ela tem um menor índice de falhas durante a execução do projeto, produto ou software.

Por conta desse crescente uso da Rust, o mercado de tecnologia deve se aquecer nos próximos anos em busca de desenvolvedores especializados nessa linguagem de programação. Por conta disso, talvez possa valer a pena investir um tempo a mais no estudo da linguagem.

Elixir

Única linguagem de programação desenvolvida no Brasil, o Elixir é uma linguagem já conhecida no mundo todo. O grande diferencial do Elixir é o Polimorfismo, a capacidade de assumir formas diferentes de acordo com o estilo de uso. Dessa forma, a linguagem se tornou extensível, aumentando a possibilidade de adicionar novas funcionalidades sempre que for necessário.

Além disso, com o Elixir o código é executado através de processos isolados, o que aumenta a eficiência no uso de recursos disponíveis pelas máquinas e utilizando com máxima eficiência. 

Ele ganhou destaque porque passou a ser adotado em grandes soluções como WhatsApp, Pinterest e Discord. Essa linguagem conta ainda com uma grande e ativa comunidade de desenvolvedores, já que o Elixir oferece performance, facilidade de desenvolvimento e alta produtividade.

Conclusão

Por existirem inúmeras linguagens de programação no mundo da tecnologia, escolher qual delas é a melhor pode ser um pouco subjetivo. Isso porque essa escolha varia muito do gosto e do estilo de programação de cada dev. Em razão disso, apresentamos as linguagens que são mais importantes atualmente no mercado do desenvolvimento, buscando te ajudar a trilhar um caminho na busca por uma vaga.

Para conhecer o ecossistema da EZ e as nossas oportunidades em JavaScript, acesse nosso site para talentos.

Compartilhar:

Victor
Último artigo
Scale-up e startup: conheça as principais diferenças
Próximo artigo
Recrutamento 100% remoto: como fazer e quais os benefícios