fbpx

Conheça os 3 pilares da transformação digital

Cada vez mais empresas procuram soluções para a melhoria dos seus processos, por conta disso a transformação digital está cada vez mais em alta no mercado, mas não podemos nos esquecer que para ela ser realizada com sucesso a empresa deve ter noção dos principais pilares da transformação digital.

A transformação digital pode se tornar um grande desafio, pois nem todas as empresas ainda estão 100% preparada para ela.

Por isso nesse artigo vou citar os 3 principais pilares da transformação digital, para que você possa começar a exercê-la na sua empresa.

Primeiro pilar da transformação digital: Pessoas

O processo de transformação digital não é feito apenas na parte de tecnologia da empresa, mas principalmente pelas pessoas. Hoje é comum muitas empresas implementarem diversas tecnologias no seu processo de produção, mas acabam se esquecendo do time que vai operar depois.

Por isso é imprescindível o time de RH já estar ciente em ajudar nesse esse processo de transformação com os colaboradores internos. 

Dessa forma é importante desenvolver treinamentos e ter bons processos para mostrar o quanto essa tecnologia vai influenciar no processo da pessoa, mostrando os benefícios.

Então alinhe seu time a tecnologia, para que não haja problemas nesse processo de transformação.

Segundo Pilar – Cultura digital

Nem todas as empresas nascem com uma cultura digital, se falarmos que toda empresa já tem uma tendência a uma cultura digital estaríamos mentindo, isso porque existem negócios com mais de 20 anos no mercado e tem sua própria cultura bem moldada e se ela não veio se atualizando ao longo dos anos com certeza ela não tem nenhum indício de uma cultura digital.

Para uma empresa com esse tipo de perfil, a transformação digital vai acabar sendo mais difícil, por isso já deixo meu conselho para quem está pensando em fazer essa transformação, comece a pensar em transformar primeiro sua cultura interna.

Com certeza esse pilar complementa o primeiro, você deve começar a educar seu time para ter uma mentalidade digital, de forma que tanto a empresa quanto os funcionários evoluam juntos nessa transformação, afinal, se você não tiver um time culturalmente digital com certeza seus problemas serão maiores.

Para as empresas mais novas que praticamente já estão mais inseridas ao digital, essa transformação acaba sendo mais fácil mas com certeza ela deve continuar prezando sua cultura digital, para que cada vez mais seu negócio consiga evoluir 

Terceiro pilar: Tecnologia

Quando falamos em transformação digital não tem como não pensar em tecnologia.

Ela tem um papel fundamental na transformação digital da empresa, é nesse pilar que a empresa vai decidir o rumo a ser tomado na sua digitalização e quais tecnologias adotar. 

Uma tecnologia possibilita diversos recursos para uma empresa, por isso é muito importante estudar sobre os artifícios tecnológicos e ferramentas que você vai querer utilizar dentro do seu negócio para que você consiga atingir seus objetivos com essa transformação.

A tecnologia possibilita diversos benefícios para sua empresa, como:

Processo Operacional

Com a tecnologia implantada na sua empresa você consegue reduzir o seu processo operacional além de economizar tempo, quando antes você teria planilhas de controle agora pode ser substituída por um banco de dados, ou até mesmo algo mais simples, como uma emissão de nota onde você precisaria ter um setor para isso, você pode automatizar as emissões e consequentemente agilizando seu processo de venda.

Redução de Custos

Com as automatizações de processos, seu negócio vai economizar com mão de obra, sendo assim certos setores podem ser reduzidos ou até mesmo sendo substituídos 100% por uma automação técnica.

Conclusão

A transformação está aí e você precisa começar a pensar nela, porque você pode estar perdendo espaço no mercado.

Nesse artigo eu citei os 3 principais pilares que acredito serem essenciais para começar a transformação digital no seu negócio, mas algo que também é muito importante é ter uma empresa para auxiliar nesse processo, porque são muitas decisões para ser tomadas e além disso é um processo difícil de se fazer e tendo uma empresa especializada isso pode se tornar mais fácil e mais rápido.

Públicações relacionadas

Marketplace de talentos de tecnologia: o que você precisa saber

Você já ouviu falar sobre o marketplace de talentos de tecnologia? Esse novo modelo de negócios tem conquistado muitas empresas Ler o artigo completo

O futuro das relações de trabalho no mercado de tecnologia

As empresas precisam se adaptar! Quem trabalha no mercado de tecnologia sabe que as relações de trabalho mudaram, tendo em Ler o artigo completo

Contratar desenvolvedores: por que está ficando mais difícil para as startups?

A tarefa de contratar desenvolvedores tem se tornado um grande desafio para grande parte das startups. Com o grande aumento Ler o artigo completo

O que são organizações exponenciais?

Historicamente a grande maioria das empresas buscam um crescimento acelerado, afinal, crescimento (na maioria dos casos), traz aumento nos lucros Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos