Conheça os Benefícios da Alocação de Profissionais em TI

Explicamos o que significam as alocações de TI, quais são os seus benefícios e como você pode implementá-las em seu time de tecnologia.

Conheça os Benefícios da Alocação de Profissionais em TI

 

A dificuldade de suprir a demanda de talentos de tecnologia tem se mostrado cada vez maior para empresas dos mais variados segmentos. Contratar e manter os talentos em uma startup não é uma tarefa fácil com um mercado tão competitivo mas, existem alternativas, como a alocação de profissionais em TI, que podem se mostrar uma excelente saída para quem se encontra neste cenário.

Hoje, existem diversas empresas dedicadas à prestar serviços de tecnologia, o que pode ser a tábua de salvação para os negócios que sofrem com processos seletivos extensos, falta de mão de obra qualificada, e alto índice de rotatividade. 

Pensando nisso, resolvemos te explicar o que significam as alocações de TI, quais são os seus benefícios e como você pode implementá-las em seu time de tecnologia. Para conferir todos os detalhes desse tipo de solução, continue a leitura deste artigo!

O que é a alocação de profissionais de TI?

Para compreender como a alocação de desenvolvedores, ou profissionais de tecnologia em geral, funciona, é só observá-la como qualquer atividade Business to Business (B2B). 

A alocação de profissionais de TI é uma modalidade de serviço prestado por empresas de tecnologia e, podemos dizer que, ela funciona como a contratação de um serviço. Contudo, existem algumas singularidades em relação a outras formas de contratação e esta diferença está, principalmente, no fato de se tratar de um tipo de atividade extremamente especializada.

Quando uma empresa procura por outra para iniciar uma alocação, ela estará usufruindo do capital humano da contratada, enquanto a contratante contará com a expertise da empresa de tecnologia. Isso significa que a formulação do grupo de desenvolvedores será feita pela contratada, assim como diversos outros ajustes operacionais. Tudo isso resultará em uma adequação melhor do serviço para a realidade do negócio que necessita dele.

Um modelo de alocação pode ser muito útil em diversas situações. Não são raros os casos de startups que precisam de serviços pontuais ou não possuem renda o suficiente para manter um setor em tecnologia, por exemplo. Devido a esses motivos, unidos à uma demanda cada vez mais alta por especialistas em TI, a alocação vem se popularizando. 

Os benefícios da alocação

Assim como em outros tipos de serviços prestados por uma segunda empresa, a alocação de desenvolvedores possui benefícios e particularidades e é exatamente por isso que entender como esse tipo de dinâmica funciona é fundamental para optar ou não por este serviço.

Para te ajudar nesta tomada de decisão, abaixo listamos e explicamos com mais detalhes alguns dos benefícios dessa alternativa, confira a seguir.

Menos gastos fixos

Quando você pensa em escalar um time interno de desenvolvedores ou outros talentos da área tech, terá que pensar que este será um custo fixo na sua empresa, já que não há como simplesmente desligá-los ao final de um projeto.

Optar pela alocação de um (ou vários) profissionais de TI tem um reflexo no planejamento financeiro da empresa. Isso porque, em alguns casos, o negócio precisa de um grupo de desenvolvedores atuando em um projeto específico e, depois de um tempo, pode não ter mais demandas a serem distribuídas para esses profissionais. 

Com a utilização da alocação, é muito mais fácil manter a segurança e a produtividade por um período curto sem que você precise se preocupar em manter esses talentos na empresa quando os projetos forem concluídos. E esse não é um benefício apenas pela adoção de um gasto mais pontual com os profissionais, mas também com custos de infraestrutura. Afinal, como a empresa contratada já será especialista na área, gastos com cursos de aprimoramento ou especialização não dizem respeito à contratante.

Especialização

Como é de se esperar quando uma startup especializada em desenvolvimento é contratada, o serviço prestado será muito qualificado. Diferente do que pode ocorrer em uma empresa que não tem a tecnologia como o seu negócio principal, esses empreendimentos estão completamente focados na área. A consequência disso é óbvia: a alta especialização de profissionais. 

A alocação de profissionais de TI tem como objetivo principal usufruir de profissionais experientes para atender uma demanda. Somado a isso, a empresa contratada também será responsável pela elaboração desse time. Esse fator é especialmente impactante, já que os especialistas escolhidos provavelmente serão os mais adequados para o projeto.

Foco no projeto

A alocação de desenvolvedores, via de regra, é voltada para a execução de um projeto particular. Como os profissionais de TI envolvidos nesse projeto provavelmente não precisarão atender outras demandas cotidianas da empresa, a execução será muito mais rápida. Além da velocidade, essa dedicação a um único trabalho também pode ter um resultado mais efetivo, devido à imersão e ao empenho exclusivos.

Resultado de longo prazo

Quando o projeto executado pelos profissionais alocados termina, o resultado será mantido por um longo período. Vamos supor que um grupo de desenvolvedores elaborou um software para sua empresa. Nesse caso, mesmo com a saída dos profissionais alocados, o resultado do seu trabalho será mantido. É claro, pode ser que um acompanhamento e manutenção sejam necessários — contudo, o principal já terá sido feito.

Agilidade nas contratações 

Elaborar um processo de recrutamento e seleção em tecnologia é algo complexo, principalmente pelo fato de ser uma área muito específica, que requer a especialização tanto dos recrutadores, como dos candidatos, obviamente. Todas estas exigências podem retardar o processo seletivo das empresas, que precisam correr contra o tempo na hora de alavancar seus projetos e encontrar os melhores desenvolvedores antes de suas concorrentes.

Por isso, a alocação de profissionais em TI se mostra tão efetiva, já que a sua startup não precisará se preocupar com o recrutamento tech, justamente pelo fato de ter uma empresa especializada no assunto colocando os melhores profissionais no seu time sem deixar seus recrutadores sobrecarregados.

Marketplace para alocação

Existem diversas formas de realizar a alocação de profissionais de tecnologia, como o outsourcing em TI e o Marketplace de Talentos. 

Ainda que a forma mais comum de alocar profissionais seja a prática de outsourcing, conhecida popularmente como terceirização, ela traz consigo algumas desvantagens e, por isso, é preciso analisar bem antes de tomar a decisão de implementá-la no seu projeto. Caso queira entender mais sobre como o outsourcing funciona, além de suas vantagens e riscos, recomendo que confira este artigo: Saiba se você deve escolher o outsourcing em TI

Se, após analisar todos os prós e contras, você acredita que o outsourcing não atenderá as necessidades do seu projeto, uma boa alternativa para este serviço são os marketplaces especializados em talentos de tecnologia, que suprem muitas demandas deixadas a desejar no outsourcing. Um marketplace de talentos de tech até pode ser um conceito relativamente novo no Brasil, mas tem se mostrado muito promissor e ganhado cada vez mais aderência de diversas empresas internacionais.

Marketplaces gerenciados de talentos podem alocar os profissionais que você precisa de uma maneira muito ágil, já que se responsabilizam por todo o processo de contratação e gerenciamento dos colaboradores e, por ser uma atividade extremamente especializada, há a garantia de mais qualidade nos serviços prestados pelos talentos com a mesma velocidade de contratação em relação ao outsourcing.

A EZ.Devs é o primeiro marketplace gerenciado de talentos tech do Brasil. Caso queira saber mais sobre como você pode trabalhar com os profissionais certos para sua startup ou scale-up, confira este conteúdo.

Considere a possibilidade

A alocação não é a única maneira de conseguir profissionais, mas é uma solução muito eficiente. Diversas empresas já prestam esse serviço e, cada vez mais, existe uma boa opção próxima a você. Contudo, é importante ser criterioso. Atente-se aos cases da empresa escolhida e entre em contato para tirar todas as dúvidas.

 

Compartilhar:

Gabriel
Último artigo
Headhunting no Brasil: saiba como ele pode ser um diferencial
Próximo artigo
Are Nearshore Services a Viable Option?