Conheça os Benefícios da Alocação de Profissionais em TI

Negócios

Cada vez mais é possível encontrar alternativas de outsourcing para suprir demandas em uma startup. A alocação de profissionais de TI é um desses casos. Hoje, existem diversas empresas dedicadas à prestar serviços de tecnologia. Essa pode ser uma ótima alternativa para alguns cenários encarados por médios e pequenos negócios, por exemplo.

Para compreender como a alocação de desenvolvedores (ou profissionais de tecnologia em geral) funciona, é só observá-la como qualquer outra atividade B2B. Assim como em qualquer outro tipo de serviço prestado por uma segunda empresa, a alocação de desenvolvedores possui benefícios e particularidades. É por isso que entender como esse tipo de dinâmica funciona é fundamental para tomar uma decisão.

O que é a alocação de profissionais de TI?

Essa é uma modalidade de serviço prestado por empresas de tecnologia. A alocação de profissionais de TI é como a contratação de um serviço. Contudo, existem algumas singularidades em relação à outras formas de contratação. Essa diferença está, principalmente, no fato de se tratar de um tipo de atividade extremamente especializada.

Quando uma empresa procura por outra para iniciar uma alocação, ela estará usufruindo do capital humano da contratada. A contratante contará com a expertise da empresa de tecnologia. Isso significa que a formulação do grupo de desenvolvedores será feita pela contratada, assim como diversos outros ajustes operacionais. Tudo isso resultará em uma adequação melhor do serviço para a realidade do negócio que necessita dele.

Um modelo de alocação pode ser muito útil em diversas situações. Não são raros os casos de startups que precisam de serviços pontuais ou não possuem renda o suficiente para manter um setor em tecnologia. Por esses motivos, unidos à uma demanda cada vez mais alta por especialistas em TI, que a alocação vem se popularizando. Para compreender melhor alguns dos benefícios dessa alternativa, confira a lista a seguir.

Os benefícios da alocação

Menos gastos fixos

Optar pela alocação de um (ou vários) profissionais de TI tem um reflexo no planejamento financeiro da empresa. Em alguns casos, o negócio precisa de um grupo de desenvolvedores atuando em um projeto específico. Contudo, não tem mais demandas para esses depois de um tempo. Com a utilização da alocação, é muito mais fácil manter a segurança e a produtividade por um período curto.

Powered by Rock Convert

Esse não é um benefício apenas pela adoção de um gasto mais pontual com os profissionais, mas também com custos de infraestrutura. Como a empresa contratada já será especialista na área, gastos com cursos de aprimoramento ou especialização não dizem respeito à contratante.

Especialização

Como é de se esperar quando uma startup especializada em desenvolvimento é contratada, o serviço prestado será muito qualificado. Diferente do que pode ocorrer em uma empresa que não tem a tecnologia como o seu negócio principal, esses empreendimentos estão completamente focados na área. A consequência disso é óbvia: a alta especialização de profissionais. 

A alocação de profissionais de TI tem como objetivo principal usufruir de profissionais experientes para atender uma demanda. Somado à isso, a empresa contratada também será responsável pela elaboração desse time. Esse fator é especialmente impactante, já que os especialistas escolhidos provavelmente serão os mais adequados para o projeto.

Foco no projeto

A alocação de desenvolvedores, via de regra, é voltada para a execução de um projeto particular. Como os profissionais de TI envolvidos nesse projeto provavelmente não precisarão atender outras demandas cotidianas da empresa, a execução será muito mais rápida. Além da velocidade, essa dedicação à um único trabalho também pode ter um resultado mais efetivo, devido a imersão e ao empenho exclusivos.

Resultado de longo prazo

Quando o projeto executado pelos profissionais alocados termina, o resultado será mantido por um longo período. Vamos supor que um grupo de desenvolvedores elaborou um software para sua empresa. Nesse caso, mesmo com a saída dos profissionais alocados, o resultado do seu trabalho será mantido. É claro, pode ser que um acompanhamento e manutenção sejam necessários — contudo, o principal já terá sido feito.

Considere a possibilidade

A alocação não é a única maneira de conseguir profissionais, mas é uma solução muito eficiente. Diversas empresas já prestam esse serviço e, cada vez mais, existe uma boa opção próxima a você. Contudo, é importante ser criterioso. Atente-se aos cases da empresa escolhida e entre em contato para tirar todas as dúvidas.