fbpx

Conheça os desafios da transformação digital

Cada vez fica mais evidente a necessidade de empresas automatizarem seus processos internos. A utilização de ferramentas digitais como o centro da operação de startups é uma tendência. Este processo é todo baseado em uma mudança radical nas estruturas do negócio, buscando aumentar a agilidade e a eficiência. Ainda assim, nada acontece da noite para o dia e, por isso, é essencial conhecer os desafios da transformação digital.

A princípio, a perspectiva de aumentar a produtividade é bem recebida por qualquer companhia. Afinal, aproveitar melhor o tempo gasto para gerar lucro é um objetivo comum a todos negócios. Contudo, não é incomum observar resistência pela renovação em alguns casos. Mesmo que diversos cases indiquem benefícios na transformação digital, adotar a tecnologia como base das atividades produtivas pode soar complexo.

Antes de qualquer mudança é preciso uma alteração de perspectiva. Somado a isso, ponderar sobre a realidade da companhia e o que é possível para sua realidade é vital para a adoção de novidades. Abaixo você poderá entender um pouco melhor quais são as dificuldades em passar por uma reconfiguração tão drástica — mas que pode trazer tantos benefícios.

Os desafios da transformação digital

Por se tratar de uma renovação com reflexos tão profundos em curto e longo prazo, é natural que hajam diversos “poréns” quando o assunto é adotar processos digitais. Mas, muitas vezes, esses entraves estão mais relacionados à aceitação por parte do capital humano da empresa.

1 – Postura conservadora

Seja por medo de errar ou mesmo por inércia, lideranças podem ter receio de mudar o que está dando certo em seus negócios. Entretanto, é extremamente importante estar aberto ao avanço. Mesmo que a transformação digital seja uma revolução na rotina da empresa, se bem desenvolvida, é muito provável que ela traga benefícios. 

Assumir riscos, mesmo que moderados, faz parte da rotina de qualquer empresa. Além disso, ficar parado no tempo pode gerar consequências muito graves. A transformação digital está ocorrendo neste exato momento em boa parte do mercado. Estar adaptado pode não ser só estar um passo à frente da concorrência, mas acompanhá-la.

2 – Receio de errar

O termo cultura da experimentação diz respeito a uma abordagem baseada em princípios semelhantes aos da ciência. Essa idéia está baseada no incentivo à novas idéias dentro do time, tratando o erro como parte essencial do amadurecimento de um projeto ou negócio. Segundo esta visão, o acúmulo de pequenas experiências com resultados negativos pode resultar, gradativamente, em menos erros.

Ignorar as ideias por medo de que elas não funcionem pode gerar uma mentalidade de estagnação. Por isso, tentar abordar o conceito de cultura da experimentação pode ser tão benéfico e está relacionado à transformação digital. Estimular que o setor de TI, por exemplo, busque formas mais eficazes de desenvolver o trabalho na empresa pode gerar resultados positivos.

3 – Cultura empresarial

Como já foi apontado, a transformação digital centraliza as operações da empresa na tecnologia. Esses processos podem envolver desde aspectos de comunicação interna quanto fiscais e de contabilidade. Por isso, é preciso que todo o time esteja sintonizado na nova realidade.

Essa mudança na cultura do negócio deve partir das lideranças e chegar em toda a equipe. É essencial que cada parte envolvida no desenvolvimento do produto compreenda como as mudanças funcionam e, mais importante, porque elas são benéficas. Pode parecer que esta é uma tarefa apenas dos setores de tecnologia, mas a transformação vai bem além disso.

4 – Métricas

Uma vez que a nova visão da companhia está de acordo com a transformação digital, assim como já existem ferramentas para a aplicação, como medir seu resultado? As métricas podem variar muito. Especialmente considerando que as medidas adotadas variam de acordo com cada negócio.

Uma regra geral é tentar encontrar medidores relevantes. Quando utilizar uma métrica, é interessante possuir diferentes KPIs (Key Performance Indicator), capazes de indicar diferentes fatores, como produtividade e qualidade.

É melhor se adaptar

Conhecer os desafios da transformação digital é um passo importantíssimo para não ter surpresas durante o caminho. Junto ao conhecimento estrutural da sua empresa e à um bom grupo de TI, esse processo pode ser o próximo passo para uma mudança necessária em muitos mercados. 

É essencial, para isso, possuir um time capacitado e engajado no novo modelo. A transformação digital depende de técnicas e ferramenta. Contudo, o capital humano ainda é fundamental para atingir bons resultados e, principalmente, avaliá-los.

Públicações relacionadas

Marketplace de talentos de tecnologia: o que você precisa saber

Você já ouviu falar sobre o marketplace de talentos de tecnologia? Esse novo modelo de negócios tem conquistado muitas empresas Ler o artigo completo

O futuro das relações de trabalho no mercado de tecnologia

As empresas precisam se adaptar! Quem trabalha no mercado de tecnologia sabe que as relações de trabalho mudaram, tendo em Ler o artigo completo

Contratar desenvolvedores: por que está ficando mais difícil para as startups?

A tarefa de contratar desenvolvedores tem se tornado um grande desafio para grande parte das startups. Com o grande aumento Ler o artigo completo

O que são organizações exponenciais?

Historicamente a grande maioria das empresas buscam um crescimento acelerado, afinal, crescimento (na maioria dos casos), traz aumento nos lucros Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos