Consultoria em desenvolvimento de software: quando contratar

Negócios

Consultoria de software consiste em utilizar de serviços de profissionais especialistas em tecnologia, de maneira terceirizada.

Dessa maneira, você consegue reduzir riscos e custos na construção do seu software.

Existem diversas áreas em que uma consultoria pode ajudar a sua empresa a prosperar, desde ao desenvolvimento de uma tecnologia específica até a aplicação de metodologias ágeis.

Porém existem critérios a serem avaliados antes de contratar uma consultoria de software, afinal, para funcionar é necessário uma relação de confiança e de longo prazo com a empresa escolhida.

Por isso, nesse artigo, você vai encontrar algumas dicas para escolher um consultoria que realmente pode te ajudar. Vamos lá?

Quando contratar uma consultoria de software

Nem sempre é indicado a contratação de uma consultoria, afinal, nenhuma delas fazem milagres.

Sendo assim, é muito importante considerar o timing na hora de contratar uma empresa de consultoria, se não, a expectativa de redução de custos e riscos pode ser um tiro no pé.

Por isso vou listar os dois mais comuns.

Falta de visão da alta de gestão da empresa

Um dos itens mais importantes nesse caso, é a falta de visão da gestão da empresa, afinal, não adianta acreditar que os terceiros vão resolver todos os problemas da sua empresa.

O que acontece muito, por exemplo, é uma empresa contratar uma consultoria ágil para resolver os problemas de prazo dos projetos, porém, ao analisarmos a fundo, a gestão da empresa não é nenhum pouco ágil.

Lembrando que um projeto de consultoria é feito a “quatro mãos”, sem o apoio e consentimento da empresa como um todo, o projeto raramente vai funcionar.

Casa muito bagunçada

Muito parecido com o item anterior, não adianta acreditar que uma consultoria vai resolver todos os seus problemas.

Se tudo estiver desorganizado, contratar uma outra empresa, pode causar ainda mais problemas, afinal, para os projetos funcionarem, as informações precisam ser o mais transparente possível.

Claro, a não ser que, o projeto seja realmente “arrumar a casa”, dessa maneira, o mais importante é deixar tudo muito claro na hora da contratação.

Benefícios de se contratar uma consultoria de software

Agora que falamos do momento de contratar uma empresa terceira, tá na hora de falar dos benefícios.

Powered by Rock Convert

Redução de riscos

O principal deles é a redução de custos, afinal, contratar um time especialista em solucionar o que você precisa é muito menos arriscado do que contratar e treinar um time interno.

Além de que com a terceirização, todos os ônus, são passados para a empresa terceira, afinal ela é obrigado a oferecer suporte e SLA para resolução de problemas caso aconteçam.

Para ficar mais claro, vamos imaginar por exemplo, que você precise desenvolver uma solução mobile, mas que a sua equipe não tenha nenhuma experiência com desenvolvimento para aplicativos.

Você tem a opção de contratar pessoas e colocá-las na sua equipe para tal tarefa, mas caso elas resolvam sair, é algo que você não vai conseguir resolver de maneira simples.

Por isso, quando você contrata uma consultoria para desenvolvimento mobile, terceiriza também todos os riscos para essa empresa.

Redução de tempo e custo

Muito atrelado com a redução de também. Vamos utilizar do mesmo exemplo acima, no caso de um desenvolvimento mobile.

Vamos considerar três caminhos para resolver esse “problema”, vou explicá-los aqui.

Contratar alguém especialista em desenvolvimento mobile internamente: Também falado acima, a priori, essa pode parecer a melhor decisão, mas vamos colocar no papel todas as atividades necessárias para realizar tal atividade.

  1. Procurar pessoas especialistas;
  2. Entrevistar cada uma delas para fazer uma pré-filtragem;
  3. Avaliar fit cultural;
  4. Realizar testes técnicos afim de garantir sua especialidade;
  5. Contratar;

Se você já teve que fazer isso algum dia, sabe da dificuldade, do custo e do tempo que isso toma.

Treinar a sua equipe para desenvolvimento mobile: Nesse caso, não precisamos gastar tempo com nenhuma contratação, então é a opção mais segura, certo? Errado, vou utilizar da mesma dinâmica para explicar meu ponto.

  1. Dedique seu tempo para montar um treinamento (podendo ser cursos online, workshop ou qualquer coisa do tipo);
  2. Escolha as pessoas necessárias para realizar o treinamento e certifique que ambas possuem os requisitos necessários para a nova atividade;
  3. Dedique o tempo delas no treinamento (isso varia do nível de resultado que você espera);

De longe, posso elencar dois riscos de tempo e custo dessa abordagem:

  • Dependendo do nível de resultado esperado, o tempo de treinamento pode ser bastante alongado, ou seja você vai precisar esperar por exemplo 3 meses para daí COMEÇAR o seu projeto;
  • Se um profissional que passou pelo treinamento sair da empresa, você vai precisar treinar outro ou recorrer a primeira abordagem;

Ou seja, também é uma abordagem bem arriscada em termos de custo e tempo.

Contratar uma consultoria especialista em desenvolvimento mobile: Nesse caso, você transfere quase todos os riscos para a empresa terceirizada, vou exemplificar também:

  • Você escolhe uma empresa terceira de acordo com portfólio de clientes e/ou indicações para diminuir o risco;
  • Coloca em contrato todos SLAs necessários para garantir qualidade;

Dessa maneira, custos como turnover e treinamento fica a critério da empresa de consultoria de software.

É bom pontuar que ainda existem riscos quando você contrata uma empresa, não existe bala de prata. Para mitigar grande parte deles, procure contratar uma em que você realmente confie.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos e se tem alguma dúvida, não deixe de comentar que responderemos o mais rápido possível!