fbpx

Contratar desenvolvedor: Saiba como encontrar devs para o seu projeto

Gestão

Se você já teve que contratar desenvolvedor sabe o desafio que essa tarefa pode se tornar. Afinal, desenvolvimento de software é uma das áreas mais em alta nos dias de hoje.

Enquanto existem mais vagas do que desenvolvedores disponíveis no mercado, startups e grandes corporações se desdobram para oferecer os melhores benefícios para os profissionais. Assim os desenvolvedores mais experientes e capacitados são ainda mais difíceis de serem encontrados.

Em contrapartida com essa dificuldade, contratar um profissional que não se adequa a sua necessidade pode causar um prejuízo de até (inacreditáveis) 20 salários para a sua empresa.

Foi pensando nisso que criei esse artigo para você aprender a encontrar o melhor desenvolvedor para a sua empresa. Vamos lá?

Dicas para encontrar desenvolvedores

Procure por indicações

A primeira fonte de profissionais sempre são as indicações de pessoas próximas, afinal, uma recomendação indica que existe uma relação de confiança entre essas duas pessoas. Logo, se a pessoa que te recomendou é de confiança, o profissional indicado também tem grandes chances de ser.

Essa é a maneira mais segura de se contratar um desenvolvedor, o problema é que ela depende do seu circulo de networking, se ele é pequeno, consequentemente a quantidade de indicação serão em menor quantidade.

Faça uma comparação com outras vagas

Um dos principais pontos para contratar bons desenvolvedores é oferecer uma vaga atrativa, para isso, pesquise outras vagas similares a que você está ofertando na internet.

Dessa maneira você consegue ter uma ideia se está dentro da realidade do mercado e se pode oferecer algo a mais para ter uma oferta de trabalho ainda mais atrativa.

Ótimos sites para procurar vagas similares a sua são ProgramaThor, Linkedin, Hipsters.jobs e GlassDoor.

Use e abuse do Linkedin

A função principal do Linkedin é o relacionamento profissional, e não é atoa que ele é a maior base de profissionais de todas as áreas na internet.

O que não falta lá são desenvolvedores, dessa forma, é fundamental que você faça uma pesquisa a fundo para encontrar os melhores profissionais de acordo com as suas necessidades.

Pesquise utilizando filtros como localização e o nome da tecnologia que você precisa que você terá uma grande quantidade de profissionais para conversar.

O próprio Linkedin possui uma ferramenta de recrutamento, compensa você analisar se faz sentido no seu contexto. Nós já utilizamos ela aqui, tem seus pontos positivos e negativos, em breve faremos um post dedicado a isso.

Linkedin recruiter é uma boa ferramenta para contratar desenvolvedor.
Linkedin Recruiter

Esteja nas comunidades

Hoje o que não faltam são comunidades para desenvolvedores trocarem ideia sobre tecnologia. Meetups, Lives, Telegram e Slack são ótimos locais e ferramentas para você encontrar pessoas engajadas em uma determinada tecnologia.

Desde comunidades mais fechadas como uma específica de algum framework ou até mais abertas sobre desenvolvimento em geral.

É importante você ficar de olho em todas elas, lá você consegue observar profissionais debatendo, tirando e resolvendo dúvidas de outros programadores. Assim você consegue descobrir talentos ainda não reconhecidos.

Dicas para avaliar um desenvolvedor

Avalie seu Github

Um dos maiores desafios na hora de contratar um desenvolvedor é avaliar o seu nível técnico.

E é ai que o Github entra, ele é a principal fonte de códigos abertos de um desenvolvedor, ou seja, lá as pessoas podem colocar seus projetos pessoais ou estudos para que outros desenvolvedores possam contribuir ou visualizar.

Dessa maneira, com ele você consegue entender a experiência desse profissional e até avaliar a qualidade dos códigos desenvolvidos.

Realize entrevistas

A fase primordial em um processo seletivo é a entrevista, é aqui que você consegue validar tanto o fit cultural da empresa quanto o respaldo técnico do desenvolvedor.

Procure ser bem minucioso nas perguntas pois dessa maneira você consegue pegar inconsistência nos discursos das pessoas.

Aqui nós buscamos entender quais projetos paralelos a pessoa já trabalhou, qual o tempo de experiência com a tecnologia que precisamos e entendemos um pouco sobre a vida pessoal dela.

Nesse artigo falamos sobre como estruturar um time de tecnologia e a importância de termos um time eclético, então busque entender isso nas entrevistas.

Faça testes técnicos

A grande maioria das empresas aplicam testes técnicos para avaliar o nível técnico dos profissionais, com eles o desenvolvedor é submetido a um desafio que esteja relacionado com a tecnologia que a empresa precisa.

Um exemplo que gosto bastante é o da Pagar.me, eles conseguem colocar um desafio interessante e relacionado com os serviços da empresa.

Sendo sincero, aqui na ez nós estamos reavaliando a questão do teste técnico, percebemos que com ele o processo seletivo se alonga muito e que quebra a expectativa do desenvolvedor.

Assim estamos colocando na balança os benefícios e malefícios de se ter um teste técnico no processo. Em breve volto com novidades. 🤓

Conclusão

Nesse artigo eu dou algumas dicas sobre como estamos fazendo para atrair e contratar desenvolvedores com mais facilidade (afinal esse é o nosso core business).

Dessa maneira, a principal lição aqui é que você tem que testar, o que é melhor para sua região, para a stack de tecnologia que você precisa e sempre pensar em inovar em relação aos concorrentes.

Encare a contratação como uma venda, você tem concorrentes e precisa se diferenciar dos demais. Um bom ponto de partida é a cultura.

Qualquer dúvida deixa aqui nos comentários!

Entre com seus dados para a ligação.