fbpx

Contratar desenvolvedores: tenha o talento certo para o seu produto

Com o crescimento do mercado de tecnologia, principalmente devido à constante transformação digital a qual estamos submetidos, a busca por profissionais na área de TI também aumenta. Uma das grandes dificuldades de diversas empresas, principalmente startups e scale-ups, em relação ao mercado de tecnologia tem sido contratar desenvolvedores.

Por se tratar de um mercado extremamente específico, que exige experiência tanto do candidato como do recrutador, o setor de tecnologia vem enfrentando dificuldades em relação à quantidade de mão-de-obra qualificada, que termina em uma quantidade de vagas disponíveis muito maior do que o número de pessoas capazes de preenchê-las. 

Com este desfalque, há uma grande disputa por mercado entre as empresas que buscam contratar desenvolvedores. Essa competição geralmente acarreta uma série de prejuízos às corporações, pois acabam deixando de avaliar vários pontos importantes que podem comprometer os resultados futuros.

Por este motivo, trouxe neste texto alguns dos problemas em contratar talentos de forma inadequada e como podemos resolver estes gaps na sua empresa.

Problemas em contratar de forma errada

As contratações erradas acontecem muito nas empresas, principalmente nas startups e scale-ups e as causas podem estar relacionadas ao cenário exposto anteriormente: a falta de mão-de-obra qualificada para suprir toda a exigência do mercado. 

Essa carência faz com que as empresas abram mão de qualificações essenciais, como por exemplo os níveis de experiência, para que as vagas sejam preenchidas o mais rápido possível. Um dos resultados mais comuns disso é a senioridade artificial, onde você acaba arcando com as consequências de um profissional inexperiente ocupando cargos que exigem muito mais do que ele pode oferecer, mesmo com diversas capacitações. 

Tudo isso pode afetar muito o crescimento da sua empresa, já que escolher talentos que não se enquadram no perfil profissional que você precisa prejudica diversos setores, como a cultura organizacional e o financeiro. 

Cultura organizacional perdida

A cultura organizacional é essencial para que qualquer empresa cresça de acordo com seus propósitos e valores éticos. Por esse motivo, é essencial que os colaboradores tenham um bom fit cultural, ou seja, compartilham dos mesmos objetivos, valores e ideais que a organização onde estão trabalhando.

Contratar desenvolvedores que não possuem esse alinhamento com a cultura da empresa são um grande erro, pois membros que não se preocupam com os objetivos coletivos, além de serem completamente desengajados, podem puxar a empresa e os outros funcionários para baixo ao invés de ajudá-los a crescer.

Este é um problema que merece muita atenção da organização, já que ele geralmente desencadeia os outros que aparecerão neste artigo.

Desarmonia coletiva

O baixo engajamento de uma ou mais pessoas da empresa prejudica toda a equipe, já que não há uma boa integração e até mesmo comunicação entre os membros. Isso pode terminar no desligamento de vários funcionários. 

Uma alta taxa de turnover, que é a evasão de talentos da corporação, faz com que a produtividade fique cada vez mais baixa, já que pela falta mão-de-obra, a empresa sempre precisa recrutar e treinar novos profissionais para integrar no time. Tudo isso reduz a capacidade produtiva, pois sobrecarrega aqueles que já estão adaptados ao regime de trabalho da organização, que vão ter que dar conta de produzir e ainda ensinar os novos integrantes da equipe.

Prejuízos financeiros 

Equipes desengajadas somadas a uma taxa de turnover elevada e à baixa produtividade… O resultado desta conta você já deve imaginar: Uma empresa com grandes prejuízos financeiros.

As despesas com contratações erradas dentro da sua empresa vão desde a demissão dos funcionários até a abertura de novos processos seletivos e admissão de novos profissionais, sem contar com a má impressão dos clientes com resultados e atendimentos de baixa qualidade.

Quando um funcionário não está satisfeito com o ambiente em que trabalha é comum que ele  resolva  deixá-lo e  busque outras oportunidades. Os motivos dessa evasão podem ser aqueles que já citamos acima: baixo engajamento, falta de alinhamento com a cultura da empresa e até sobrecarga de trabalho ou funções. Custa caro arcar com os ônus de rescisões de contratos e com a estruturação de novos processos de seleção, treinamento e integração de outros colaboradores. 

Todas estas são responsabilidades que poderiam ser evitadas pela empresa com a contratação de talentos que tenham todos os requisitos necessários para preencher determinada vaga, além de valores pessoais bem alinhados com os da organização.

Como amenizar esses gaps?

Existem muitas formas de evitar as contratações erradas dentro de uma empresa. A principal dica é investir em estratégias que atraiam os talentos para perto, ao invés de a empresa ir em busca dos profissionais, são eles que vêm até a empresa buscando uma vaga.

Para contratar desenvolvedores de uma maneira eficiente, você pode pensar na criação de conteúdos, e até mesmo eventos direcionados ao público que você deseja atingir. Além disso, aposte na estruturação de processos de recrutamento e seleção bem desenhados e atrativos e não se esqueça também de metrificar como os talentos interessados vêem sua empresa, através de ferramentas e plataformas como o Glassdoor.

Tudo isso faz parte do Inbound Recruiting, uma estratégia que já abordamos aqui em nosso blog e que vale muito a pena conferir!

Onde encontrar os profissionais corretos?

Se ainda sentir dificuldades para encontrar os melhores talentos de tecnologia para a sua empresa, contar com a ajuda de especialistas é a escolha mais correta. 

Aqui na EZ nós cuidamos de todo o processo de contratação e gerenciamento dos melhores profissionais da área de TI para a sua startup ou scale-up, focando naquilo que sua empresa realmente precisa. Será um prazer te ajudar!  
Para saber mais sobre nosso trabalho, venha bater um papo conosco!

Públicações relacionadas

Criando uma cultura remota eficiente em um time de tecnologia

Já sabemos o quanto as culturas organizacionais estão se modificando dentro das startups e scale-ups, trazendo consigo a necessidade de Ler o artigo completo

Desenvolvedor remoto: 3 dicas para uma integração de sucesso com o time

Garantir a integração de um desenvolvedor remoto no seu time nem sempre é fácil. Para te ajudar, preparamos algumas dicas Ler o artigo completo

Dicas para avaliar o fit cultural de um candidato

O conceito de fit cultural dentro do setor de Recursos Humanos é utilizado para definir o alinhamento entre o perfil Ler o artigo completo

Inclusão no mercado de trabalho
Vanny fala no blog da Ez.devs sobre Inclusão no mercado de trabalho de tecnologia

Artigo produzido pela Vanny, Dev e Community Manager, contando sobre os desafios e benefícios de prezar pela inclusão no mercado Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos