fbpx

Cultura de feedback: Entenda a sua importância e benefícios

Gestão

Você tem o costume de dar e receber feedback da sua equipe de desenvolvimento? Já te adianto que maioria das empresas não.

E um dos principais motivos é que não faz parte da cultura do brasileiro. Afinal a maioria de nós ainda se sente desconfortável ao receber ou relatar uma crítica, mesmo que seja construtiva.

Nesse artigo vou te dar algumas dicas de como implementar uma cultura de feedback dentro da sua empresa. Vamos lá?

O que é uma cultura de feedback

Nada mais é que priorizar a evolução constante de todos os profissionais envolvidos na empresa. Desde colaboradores em estágio inicial da carreira até gestores com anos de experiência.

O grande ponto é que a maioria dos gestores não estão preparados para uma cultura de feedback, pois ainda focam no microgerenciamento e na procura de culpados quando uma crise acontece.

Como começar uma cultura de feedback

Estabeleça a transparência como a base da empresa

Como falado anteriormente, o mais importante para se ter uma cultura de feedback é ter transparência na empresa toda.

Só quando gestores e colaboradores entenderem qual o objetivo comum de toda a empresa, será possível entender os critérios para melhoria.

Uma empresa em que as pessoas se preocupam mais em apontar o dedo, ou em maquiar os erros, tem poucas chances de se dar bem com uma cultura de feedback.

Crie uma via de mão dupla

O grande erro das empresas é confundir avaliação de desempenho com uma cultura de feedback. Para se implementar de fato uma cultura, é preciso entender que qualquer individuo pode dar e receber feedback a qualquer momento.

Sem a necessidade de uma cerimonia, ou que seja feito de uma gestor para um liderado.

Faça isso com frequência e logo fará parte da cultura da equipe. Facilitando e muito a gestão do seu time.

Elogie em público, corrija individualmente

Um dos principios de uma crítica construtiva é faze-la no momento certo, para isso, adote uma regra simples mas que vai te ajudar em muitos momentos.

Elogie em público, crie o hábito de elogiar o seu time a todo momento, até em momentos de pequenas conquistas.

Critique no momento correto e individualmente, se você criticar uma pessoa na frente das outras, vai criar uma sensação de desconforto no time inteiro e a cultura vai por água abaixo.

Image de exemplo de cultura de feedback
Modelo de feedback one x one é um dos mais utilizados pelos gestores.

Mostre as consequências dos erros e busque o consenso entre as partes

Para o feedback fazer sentido, a pessoa que recebe, precisa entender o que de fato precisa melhorar naquele ponto.

É fundamental evidenciar as consequências daquele comportamento ou ação, e deixar claro que é a atitude que precisa ser mudada ou corrigida e não a pessoa.

Por isso é importante buscar o consenso entre as partes. Tenha empatia para entender a motivação por trás da ação ou comportamento daquele indivíduo.

Deu pra entender um pouco sobre como iniciar uma cultura de feedback ai na sua empresa? Qualquer dúvida deixa ai nos comentários que respondemos o mais rápido possível!

Entre com seus dados para a ligação.