Cultura organizacional: O que é e como mantê-la alinhada dentro da empresa

Gestão

Quando falamos em cultura organizacional, sabemos que é comum as organizações apresentarem alguma estrutura de cultura, fazendo alguma menção no site ou nas apresentações da empresa. Mas será que no dia a dia realmente essa essência aparece? O que é de fato cultura organizacional e como mantê-la alinhada na empresa?

O que é cultura organizacional

Cultura organizacional nada mais é que o conjunto de crenças, valores, princípios e hábitos que a empresa prega e defende, e é compartilhada por todos os membros da organização. A cultura vai ser o pilar da empresa. Todo esse conjunto aumentará o nível de interação e cooperação entre as equipes, sendo também o norte da política de uma organização. É por meio da cultura que os colaboradores criaram senso de identificação com a empresa e onde a própria empresa vai encontrar sua direção de propósito.

Podemos comparar a cultura organizacional como se fosse um imã, funcionando como uma cola entre a empresa e o colaborador. É esse imã que vai guiar as ações desses colaboradores motivando e engajando todos na busca de um objetivo. Além disso, a cultura sempre vai servir como base para todas as iniciativas da gestão de pessoas dessa organização.

Como aplicá-la no seu time

Existem ferramentas para medir essa cultura, como por exemplo, a pesquisa de clima. Mas, além de conseguir metrificar isso, o mais importante é mantê-la alinhada dentro da empresa, para que ela não se perca e outras coisas se tornem prioridades, fazendo com que a identidade da organização seja perdida.

Manter a cultura alinhada é um processo que precisa ser feito desde o início da contratação de algum colaborador novo, até o cuidado no dia a dia da empresa, sendo um processo constante. Além disso, ela precisa estar presente desde o início de qualquer processo.

Entrando mais afundo no alinhamento da cultura, podemos começar dando exemplo sobre a própria entrevista, as conversas dos processos seletivos como um todo mesmo. Nesse primeiro contato, é importante apresentar a empresa, o que é, o que fazem e o que defendem, na mesma conversa mencionar se existem regras no dia a dia e alinhar os objetivos.

É importante essa introdução, porque é nesse momento que vai ser perceptível se os candidatos têm fit cultural ou não e se acreditam nos mesmos pontos que a empresa. Não faz sentido desejar a cultura alinhada se entrarem pessoas para a equipe que não acreditam nos mesmos propósitos dela.

Cultura organizacional no dia a dia

Partindo então para o dia a dia na empresa, começamos com atividades internas, promovendo ações que aproximem as equipes. Cronogramas de atividades semanais, uma vez no mês alguma atividade interna diferente, pedir sugestões aos colaboradores para temas de conversas e ter alguém que esteja a todo momento trabalhando em cima desse alinhamento.

Como fazemos

Parece vago, mas vou te apresentar algumas ações que a Ez.devs faz, de acordo com os exemplos anteriores. E ao decorrer do conteúdo, é bem notável como a união do time aparece bem forte sendo trabalhada em todos os pontos.

Hora do café: Uma vez por semana, todas as quintas ás 16 horas, temos reservado 30 minutos para bater papo, intercalando em uma semana alguém falando de temas específicos e na outra semana um tema para o time todo abordar junto. Geralmente o tema discutido pelo time todo, sendo o próprio time que dá a sugestão.

Hora Tech: Quinzenalmente acontece um bate papo voltado para familiarizar as outras áreas da empresa que constitui em pessoas que não são desenvolvedores, com termos de tecnologia, facilitando a comunicação interna.

Atividades internas: Mensalmente é planejado alguma atividade, por exemplo uma ação que mais teve resultado. No começo da quarentena, fizemos o “conexão Ez”, onde todos os membros do time escreviam recadinhos para os companheiros de equipe, No final, publicamos no instagram e no particular de cada destinatário.

Além dos exemplos, vale mencionar que, se puder, é importante ter uma pessoa cuidando de toda essa parte da cultura, focada só nisso. Na Ez.devs temos essa pessoa e nomeamos como “Guardião da cultura”, é ele quem cuida da valorização e garante que a essência não se perca.

É muito importante manter a cultura bem alinhada com todo o seu time, além de unir e tornar mais fácil a interação entre eles, trará pontos positivos no geral, como motivação das pessoas e melhor alcance nos resultados e objetivos da empresa. 

Lembrando que é um processo contínuo, você não vai obter resultados se não manter uma constância nos eventos voltados para a promoção dessa cultura. Assim, torna-se característico da identidade aquilo que é princípio e dá vida no que é propósito!