Empreendedorismo: 3 dicas para tirar a ideia do papel hoje mesmo!

Negócios

Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas ninguém chega a ser de fato um empreendedor se não trabalhar para tirar ideia do papel. Até que comece a produzir frutos, uma ideia inovadora deverá passar por diferentes estágios, partindo do insight, a pesquisa, até a implantação e o crescimento, sendo a penúltima a fase mais crítica.

Começar um empreendimento exige muita vontade de vencer, automotivação e persistência frente aos desafios impostos pela realidade brasileira. Mesmo sendo um dos países mais empreendedores do mundo, e o primeiro entre o BRICS, os variados obstáculos levam muitos a desistência ainda no início da jornada.

Neste artigo queremos municiar você com 3 dicas principais sobre como tirar as suas ideias do papel, colocar a mão na massa e começar a construir um negócio, um protótipo ou um serviço de sucesso. Vamos lá!

1. Defina e planeje sua ideia

Antes de mais nada é preciso clarear melhor qual a sua ideia, ou melhor o que você propõe com ela. Coloque no papel tudo o que conseguir expor. Defina-a em poucas palavras, e também qual o problema que surge ao buscá-la e como vai resolver. Depois levante o máximo de informações sobre o tudo o que cerca essa ideia.

Reflita sobre qual o mercado que ela atua, qual dinâmica desse mercado, quais as principais empresas de referência, quais os diferenciais da sua ideia e como pretende comunicar isso ao mercado. Fazer perguntas semelhantes a essas facilita visualizar a sua ideia sobre perspectivas diferentes, e já verificar a sua viabilidade.

A fase de planejamento será melhor detalhada adiante, mas mesmo assim é importante que você reúna informações que auxiliem melhor como decidir sobre sua ideia e, principalmente, quando atingir a próxima fase, a validação.

2. Valide a sua Ideia

A segunda etapa, e talvez a mais importante, é a validação da sua ideia de negócio. Muitos empreendedores pulam esta etapa e já começam a tirar ideia do papel sem passar pela fase de testes da mesma. A partir da validação que você identifica que a sua ideia pode possuir graves falhas de conceito, propostas e premissas.

Para validar uma ideia você deve primeiramente validar qual o problema sua ideia resolve, e para isso deverá sair do escritório e conversar com as pessoas. Ao realizar pesquisas qualitativas e quantitativas com o seu público alvo você conseguirá levantar informações impossíveis de serem obtidas de outra forma.

Validar o problema é preciso pois o desenvolvimento de uma solução só é possível baseada em uma demanda real, e não meramente imaginada pelo empreendedor. A segunda etapa é a validação da solução, onde você procura aprofundar se a sua ideia tem a capacidade de resolver o problema do cliente que você identificou.

Para obter mais detalhes sobre como realizar o passo a passo de validação, bem como encontrar materiais de apoio como modelos de questionários: “canvas” de avaliação de viabilidade e guias de validação. Com isso, você pode buscar o apoio de instituições como Endeavor e a BizStart que são especialistas no assunto.

3. Construa o seu modelo de negócio

Validada a ideia, ou seja, validados o problema e a sua solução, é chegado o momento de estruturar o funcionamento da empresa. É nessa etapa que o planejamento passa a ser mais detalhado, sendo necessário o levantamento minucioso de informações e recursos.

É nesta esta que você deve começar a construir o seu plano de negócio, definir o seu mercado, contatar fornecedores, montar um cronograma, definir prazos e montar uma equipe de trabalho com habilidades diversas e ao mesmo tempo complementares.

Também é nessa fase que você deve considerar a possibilidade de procurar por sócios que auxiliem a levar o projeto adiante. Outro ponto a ser considerado é o capital necessário para o desenvolvimento da ideia e as formas de financiamento disponíveis, como a busca por investidores ou crédito.

Ao passar por cada uma dessas dicas é importante que o candidato a empreendedor mantenha a perseverança e evite abandonar tudo logo no primeiro obstáculo.

Tirar ideia do papel é um processo difícil mas que se bem realizado pode se tornar extremamente compensador. Entenda também, formas de obter vantagem competitiva para descobrir como ampliar a sua probabilidade de sucesso.

]]>

Sobre o Autor

mm

Gabriel Malinosqui

Apaixonado por empreendedorismo e tecnologia.
Atualmente atuo como CEO na ez.devs e ajudo a empresas construirem seus produtos digitais

Entre com seus dados para a ligação.