Entenda o que é um Tech Recruiter

Negócios

No setor de recursos humanos, o recrutamento e seleção não é uma novidade, mas o Tech Recruiter  pode ser um profissional desconhecido para muitos. Muitas empresas, hoje em dia, possuem a necessidade de criar ou aumentar seu time de desenvolvimento e acabam tendo algumas dificuldades na hora de utilizar o processo de contratação convencional.

A área de tecnologia está aquecida e em foco constante, e as empresas estão sentindo cada vez mais a necessidade de especialistas para resolver problemas voltados à essa área. O processo de recrutamento e seleção tradicional acabou deixando de atender as necessidades do mercado com a mesma eficiência de antes.

E esse é o momento em que o papel do Tech Recruiter entra em foco. Esse profissional surgiu e está cada vez mais presente no mercado de trabalho e em empresas que estão passando por transformação digital, por conta da grande demanda por contratações de qualidade na área de tecnologia.

Esse artigo tem como objetivo trazer mais informações sobre essa nova área de atuação, então vamos descobrir um pouco mais sobre o que um Tech Recruiter faz?

O que é um Tech Recruiter?

Um Tech Recruiter (ou recrutador técnico), como o nome já diz, é o profissional que recruta pessoas, no setor de tecnologia e desenvolvimento, com base em habilidades técnicas. É preferível que esse profissional entenda tanto da área de recursos humanos quanto da área de T.I., mas uma experiência prévia na área de tecnologia não é um requisito, a vontade de se manter atualizado e aberto a conhecer novos conteúdos sim.

O conhecimento sobre linguagens de programação, ferramentas, bibliotecas e boas práticas é muito importante para que o recrutador consiga fazer uma boa triagem e escolher realmente o candidato melhor qualificado para atuar na empresa, agilizando o processo seletivo e filtrando pessoas que não terão um fit com a oportunidade. Além, da avaliação técnica, esse recrutador continua avaliando questões ligadas à cultura, como é feito em um processo seletivo convencional.

Esse profissional é muito necessário em todos os tipos de empresas que trabalham com tecnologias. Ele consegue diminuir o tempo no processo seletivo pois possui habilidades de triagem mais efetivas, justamente por conta do conhecimento técnico, diminuindo custos e o tempo de contratação.

O que um recrutador técnico faz?

Powered by Rock Convert

Um recrutador técnico é responsável pela aquisição e triagem de currículos e pessoas, realização de entrevistas que consigam filtrar e entender o conhecimento do candidato, além de pensar em estratégias para moldar o processo de acordo com a necessidade específica da vaga proposta, como, por exemplo, a preparação de um teste prático que avalia os conhecimentos técnicos característicos da vaga apresentada, e que serão necessários para atuar na empresa e no dia a dia.

Mas esse profissional não precisa avaliar sozinho os candidatos. Aqui na EZ.devs, por exemplo, realizamos uma triagem de perfis com os Tech Recruiters e depois, uma pessoa que já atua com a tecnologia necessária para a vaga, avalia o candidato de uma maneira mais efetiva, entrando mais a fundo em conhecimentos técnicos.

Além dessas funções, o Tech Recruiter também é responsável por montar descrições de vagas que sejam claras e diretas, fazer a divulgação nas redes sociais e também em canais de comunicação específicos para a oportunidade.

Por isso, os recrutadores técnicos precisam sempre estar de olho em grupos e comunidades sobre linguagens, que os desenvolvedores geralmente participam e contribuem, pois são nesses canais que uma divulgação de vaga pode ser mais efetiva, atingindo diretamente o seu público alvo.

O que eu preciso fazer para me tornar um recrutador técnico?

Para se tornar um recrutador técnico é necessário, como já dito anteriormente, não só o conhecimento da área de recursos humanos e recrutamento e seleção, mas também um conhecimento sobre as tecnologias atuais e mais utilizadas no mercado de trabalho.

Existem várias formas de entrar nessa área, não sendo sempre necessária uma graduação, pois isso varia de empresa para empresa. Mas o estudo contínuo sobre tecnologia e sobre linguagens de programação ajudam e são um grande diferencial.

O profissional que quer trabalhar como Tech Recruiter precisa, principalmente, ter vontade de aprender e de se manter atualizado, pois o mercado de T.I. sofre mudanças e ganha novas tecnologias constantemente. Além disso, é legal que essa pessoa se engaje e participe da comunidade, comparecendo à eventos, meetups e afins.

Essa nova profissão é um complemento que chegou para facilitar a vida de todo o setor de Recursos Humanos, e não substituir os profissionais. Portanto ainda são necessárias pessoas que ajudam a gerenciar, estruturar e recrutar o time de uma empresa, mas o modelo e a forma de trabalho evoluiu.

Espero que você tenha gostado do artigo e, caso tenha restado alguma dúvida, deixe nos comentários!