3 ferramentas para melhorar o seu processo de contratação de desenvolvedor(a)

Negócios

Nós já falamos aqui, inúmeras vezes inclusive, que achar um dev não é uma tarefa fácil, ainda mais se o seu processo de contratação não estiver redondo.

Por isso, as ferramentas são fundamentais na otimização de custo e tempo.

Dessa maneira, separei algumas, que são essenciais para um bom processo. Vamos lá?

Linkedin Recruiter

Talvez, a principal ferramenta para tech recruiters, com ele você tem acesso a um Linkedin turbinado com filtros especiais para recrutadores.

Ou seja, você tem acesso a todos os profissionais cadastrados no Linkedin – que é o maior banco de profissionais da área – e ainda consegue selecionar os que tem as características que você procura.

Isso economiza tempo no seu processo e aumenta a assertividade de fit técnico e cultural, melhorando a contratação como um todo.

A única ressalva aqui é o preço, é um pouco salgado, hoje gira em torno de R$ 400,00 de mensalidade.

Se a sua única fonte de contratação de desenvolvedor é o Linkedin, recomendo fortemente.

Pipefy

Um software de “gestão de tudo”, com ele você consegue criar processos em um “kanban” para todo o seu time ficar organizado.

Além disso, é possível automatizar tudo isso, facilitando ainda mais o processo de contratação.

Powered by Rock Convert

Por exemplo, no nosso caso, o envio de e-mail de solicitação de dados e a elaboração de contrato é tudo automatizado, não sendo necessária nenhuma interação humana. Vale muito a pena!

Além do que, pra quem tá começando tem um plano grátis que atende muito bem dependendo do volume!

Programathor

Nossa principal fonte de divulgação de vagas hoje, o programathor consegue atingir uma grande massa de pessoas desenvolvedoras atualmente.

Já publicamos vagas tanto para sênior quanto para pleno, ambas tiverem um resultado legal – embora a de sênior tenha tido mais submissões.

Um ponto de consideração aqui é o nível do perfil de candidatos, ele exibe uma porcentagem de compatibilidade técnica com a vaga, que na minha opinião não condiz com a realidade.

Por isso é importante fazer uma avaliação criteriosa de todos os perfis interessados.

Bônus: Suas redes sociais

Como diz o clichê, e por último, mas não menos importante. Um bônus que é muito interessante para a contratação de vagas.

Utilize suas redes sociais e as da sua empresa para divulgação de vagas.

Com elas você consegue atingir seus amigos e isso pode trazer alguma indicação – lembrando que indicação é a maneira mais assertiva de contratação, afinal você tem um vinculo de confiança com a pessoa.

A que eu mais tive resultados foi o Twitter, como ela é uma rede com grande quantidade de pessoas desenvolvedoras, se o tweet for visualizado pela pessoa certa, pode atingir um excelente resultado.


Essas são as ferramentas que nós utilizamos e indicamos, claro que existem muitas outras, se você conhece alguma que recomenda, deixa aqui nos comentários.