5 ferramentas para te ajudar no trabalho remoto

Negócios

Se você já trabalha home-office ou remotamente sabe o quão difícil pode ser quando não se tem a disciplina e as ferramentas de trabalho remoto corretas.

Por esse motivo que nesse artigo vou apresentar algumas ferramentas (e suas alternativas) que vão te ajudar a melhorar ainda a sua perfomance no trabalho remoto.

Vamos lá?

Slack / Rocket.Chat

Home-office tem seus benefícios, mas não ter as ferramentas de trabalho remoto pode trazer mais dor de cabeça do que qualquer outra coisa.

Vamos começar pela comunicação, um time que não senta ao lado do outro fisicamente precisa superar inúmeros desafios.

Para isso, é importante contar com boas ferramentas de conversação, seja individual ou em grupo.

Nesse quesito, com certeza uma das melhores ferramentas é o Slack, como ele você criar um espaço para o seu time e dividi-lo em canais, dessa maneira você consegue ter uma comunicação centralizada e livre de confusões.

A partir do Slack, surgiu o seu concorrente, open source e ainda por cima brasileiro ❤️.

O Rocket Chat é uma excelente alternativa, nele você consegue fazer praticamente tudo o que o Slack permite, porém sem as limitações.

Qualquer um dos dois são excelentes alternativas, se fossemos citar um ponto positivo de cada, são as integrações do Slack contra o gratuidade do Rocket.Chat, ai cabe você ponderar para o seu negócio.

Google Meet / Skype

Sabe quando você entra em um projeto e fica confuso, seja com a arquitetura, ou com alguma regra de negócio?

Quando você tem um colega do lado, é muito simples resolver a questão, porém quando estamos remoto, isso pode se tornar um grande problema, principalmente se postergarmos sua solução.

Powered by Rock Convert

Dessa maneira é muito importante criar a cultura de ter video chamadas a todo momento que surgir uma dúvida. E para isso, precisamos de uma ferramenta de acordo.

Existem dezenas de soluções de vídeo chamadas, algumas mais antigas, outras mais hipsters, mas todas tentam resolver o mesmo problema: Ter uma vídeo chamada digna, sem ficar travando a todo minuto.

Aqui particularmente, nós utilizamos bastante o Google Meet em conjunto com o Google Calendar e o Skype (por mais que o Skype seja motivo de ódio, hoje ele tem uma experiência OK), porém, existem outras boas alternativas como Zoom, Google Duo e Whereby

Google Drive / Dropbox / WeTransfer

Trocar de arquivos é uma parte fundamental do trabalho remoto, por isso também é fundamental que você tenha alguma ferramenta de armazenamento de arquivos robusta.

Aqui não tem segredo, para uso de armazenamento recomendo Google Drive ou Dropbox, para troca de algum arquivo pesado que não possa ser feito por e-mail, utilize o WeTransfer.

Trello / Jira

Imagine que você esteja trabalhando em uma determinada tarefa e por coincidência (e falta de alinhamento) outro colega da sua equipe está também trabalhando na mesma tarefa que você.

Isso pode acontecer se não existir uma gestão de projetos bem feita. E é ai que a ferramenta de controle de tarefas entra, com ela você consegue visualizar onde todo o seu time está direcionando o esforço e evitar erros como o citado acima.

Para isso, existem desde ferramentas mais simples como o Trello, até ferramentas mais complexos para projetos de tecnologia, como o Jira. Escolha a que for melhor para a sua empresa.

A ferramenta Trello pode ajudar no trabalho remoto.
Ferramentas como Trello podem auxiliar no trabalho remoto

Clicksign / DocuSign

Sim, eu ainda vejo empresas mandando documentos e contratos via correios. Além de ser um desperdício de papel, existem maneiras muito mais simples e eficazes para isso.

Ferramentas como o Clicksign ou DocuSign permitem que você faça toda a gestão e assinatura de contrato de maneira remota, sem precisar de locomoção ou de correios. E sim, elas tem validade jurídica! 🙂

E ai, curtiu as ferramentas? Acredita que elas vão melhorar o seu processo?

Se tiver mais alguma que você gosta e não citamos aqui, deixe nos comentários!

Entre com seus dados para a ligação.