Fit Cultural: o que é e qual a importância para seu processo seletivo?

Negócios

Contratar de forma assertiva é um desafio para o RH, pois além de candidatos que tenham a experiência necessária, as soft skills também precisam estar alinhadas às necessidades da vaga. Além disso, é preciso conseguir identificar se o candidato tem o perfil alinhado ao que a empresa busca na questão comportamental. Com o passar do tempo, surgiu uma forma de identificar se o candidato tem sinergia com os valores e missão da empresa, o que chamamos de Fit Cultural. 

O que é Fit Cultural?

É quando existe sintonia entre os valores da empresa e os do profissional. Muito além das soft skills, é quando existe o alinhamento entre os objetivos de carreira e até mesmo os objetivos de vida do candidato, além de os valores que ele carrega. 

Às empresas possuem uma cultura, baseadas em sua missão, visão e valores, e alinhar esses pontos com as características dos candidatos ajuda a tornar a contratação mais assertiva, considerando que quanto maior a identificação com os valores da empresa, maior será a aderência a cultura da mesma. 

Qual a importância para seu processo de recrutamento. 

Validar esses fatores é muito importante em um processo seletivo, pois assim conseguiremos encontrar candidatos que tenham maior probabilidade de se adaptar a empresa e permanecer nela.

Outro ponto importante dessa validação é o envolvimento com a equipe e produtividade desse profissional, fatores diretamente ligados já que quando nos sentimos deslocados em relação ao grupo de pessoas que estamos inseridos, nossa produtividade acaba sendo mais baixa.

Powered by Rock Convert

A motivação dos colaboradores também é um fator ligado ao fit cultural, já que o clima organizacional faz parte dos motivadores de uma pessoa, além de que, quando sabemos quais os valores e princípios do profissional, sabemos que tipo de ação o manterá motivado e que tipos de atitudes a empresa pode ter que desencadeará a motivação na equipe. 

Como validar no processo seletivo.

O primeiro passo é a empresa ter uma cultura bem definida. Não adianta querermos validar o fit cultural dos candidatos se não tivermos parâmetros para o fazer, portanto, estabelecer a visão, missão e valores da empresa de forma clara, além de identificar pontos da cultura da empresa, são itens extremamente essenciais para dar início à estruturação da nossa avaliação. 

Também é importante definirmos o fit cultural de cada vaga, pois além dos valores aderentes a empresa, cada vaga possui características essenciais que o profissional deve possuir para poder exercer o cargo com maestria. 

A partir daí, devemos formular questões comportamentais e situacionais que a partir da resposta do candidato, conseguiremos extrair se ele se encaixa no fit cultural da empresa ou não. Existem ferramentas como a metodologia Disc que nos auxiliam na hora da validação do perfil comportamental e cultural do candidato, porém é de extrema importância que o RH tenha um olhar atento a pontos específicos da cultura da empresa e produza questões pontuais para validar isso nos profissionais. 

Também é possível fazer essa validação a partir de dinâmicas e testes escritos, isso depende da criatividade e viabilidade de inserir esses itens no processo seletivo de cada empresa. 

Como estamos falando de sintonia com a cultura da empresa, é interessante ter mais de um avaliador no momento da entrevista, tanto para conseguir captar todos os pontos que o candidato mostra quanto para eliminar os vieses, fator que pode ser decisivo na hora da avaliação dos candidatos.