fbpx

Gestão Ágil: Por que seu time precisa crescer junto com a empresa?

O alto crescimento de uma startup é visto, em grande parte do tempo, como algo positivo, e não estamos errados quando pensamos dessa forma. No entanto, por mais que os resultados sejam animadores, é preciso estar atento à evolução dos times que compõem sua startup para garantir que eles cresçam junto com os negócios.

É muito comum que, com um crescimento inesperado, as pessoas mais impactadas sejam os colaboradores, que precisam lidar com uma demandas de trabalho maiores. Por esse motivo, deve-se tomar muito cuidado para que este crescimento não impacte negativamente no dia a dia dos talentos e, consequentemente, não haja uma taxa elevada de turnover. 

Quando entendemos que esses talentos são a parte mais importante de todos os processos e resultados da das startups, garantimos que todos os envolvidos, empresa e profissionais, encontrem benefícios nesta relação. Com colaboradores mais engajados, a produtividade melhora e torna possível alcançar resultados ainda mais positivos, já que esses talentos se sentem valorizados e constroem sua carreira conforme a sua evolução na empresa.

Para garantir este crescimento em conjunto, devemos pensar em maneiras de otimizar os processos cada vez mais, tornando o trabalho mais efetivo e agradável aos colaboradores, gerando os resultados desejados. 

Apostar na gestão ágil pode ser uma excelente forma de fazer com que seus times de tecnologia cresçam em conjunto com a empresa. Pensando nisso, neste artigo vamos explicar um pouco mais os conceitos por trás desta agilidade e como ela pode ser aplicada no dia a dia da sua startup. 

Continue a leitura para saber mais!

O que é gestão ágil de projetos e como funciona?

Proveniente do Manifesto Ágil, o conceito de cultura ágil e gestão para projetos de desenvolvimento de software pode parecer simples, já que consiste na aplicação de práticas ágeis no dia a dia de trabalho com o objetivo de fazer com que as entregas sejam mais rápidas e ainda assim, mantendo a qualidade dos produtos. 

Um projeto que possui uma gestão ágil preza pelo desenvolvimento das equipes envolvidas no trabalho e não exatamente dos processos a serem executados. Por esse motivo, os projetos são quebrados em partes menores, com ciclos de entrega realizados em períodos mais curtos, permitindo mudanças durante a execução e fazendo com que o cliente consiga observar mais de perto o andamento do projeto.

Dentro da gestão ágil, a rapidez não é só o que importa, mas também as melhorias implementadas durante os processos, o engajamento do time, a aplicação de testes e a adaptabilidade de todo o fluxo. É preciso que os gestores estejam cientes de que, se for preciso mudar de rota no meio do caminho, o time deve se planejar e tomar esta atitude para que os objetivos sejam atingidos. 

Por este motivo, uma das principais características da gestão ágil é a formação de times de alta performance que tenham como foco a multidisciplinaridade. Contar com diversas habilidades em uma única equipe permitirá ao time tomar decisões importantes sem depender de outros setores da empresa, garantindo assim, mais agilidade, que é o objetivo principal da metodologia. 

Como aplicar a gestão ágil de projetos?

Imagino que a sua dúvida agora é sobre como colocar todo esse conceito em prática no dia a dia da sua empresa e, por isso, abaixo estão algumas dicas de como você pode iniciar a aplicação de uma gestão ágil nos seus projetos de tecnologia. 

Existem diversas metodologias destinadas à gestão ágil de projetos, como Squads, Scrum, Kanban e Lean, por exemplo. Cada uma delas possui uma forma diferente de execução e podem funcionar separadamente ou em conjunto com as demais, tudo depende das necessidades do seu time e da sua empresa. 

Em outros artigos do nosso blog, explicamos com mais detalhes sobre cada uma dessas metodologias. Vale a pena dar uma olhada, basta clicar nos links abaixo!

Agora vamos às dicas gerais:

Treine a sua equipe

A primeira dica é sobre o que fazer antes de colocar as metodologias em prática. É necessário que todas as mudanças sejam explicadas com detalhes aos colaboradores envolvidos nesta implementação e isso se torna ainda mais importante se a empresa nunca adotou estes métodos anteriormente. 

Para que não haja inseguranças por parte da equipe, é necessário garantir que os colaboradores e lideranças que estão à frente desta aplicação conheçam bem sobre o assunto para que, assim, possam conduzir o restante do time e minimizar os impactos dessas mudanças na rotina dos talentos. 

Não deixe de destacar os benefícios das metodologias ágeis e invista em treinamentos para que as equipes se sintam seguras e a aplicação aconteça como planejado. 

Erre rápido

Já sabemos que as startups buscam um crescimento exponencial e para isso acontecer, muitas vezes é necessário mudar as estratégias no meio do caminho e estas mudanças, geralmente, acarretam erros até que todos estejam habituados aos novos processos. Por isso, é preciso testar e, assim, observar as possíveis falhas o quanto antes para que o problema não se torne ainda maior no futuro.

Quanto antes for observado o que não está dando certo, melhores decisões são tomadas e o time garante tempo hábil para pensar em soluções que vão, de fato, resolver os desafios. Tente prever o que pode acontecer com as mudanças que você deseja implementar para que possa driblar as dificuldades. Afinal, antes de algo dar realmente muito certo, é preciso testar muito. 

Documente tudo

Toda grande mudança em uma startup deve ser documentada, e com a implementação de processos de gestão ágil não seria diferente. Por isso, documente todas as informações importantes para essa transformação: as motivações, objetivos, que profissionais estão envolvidos e até mesmo as falhas ao longo do percurso. 

A partir destes registros, ficará muito mais fácil saber por onde seguir, analisar o que está sendo impactado com estas transformações e, é claro, conferir se os times estão acompanhando a evolução da empresa. 

Agora que você já entende um pouco mais da importância em ter um time que cresce junto com a sua startup ou scale-up, está na hora de investir em um time de alta performance para colocar a agilidade em prática. Para isso, você pode contar com a nossa ajuda e fazer tudo de uma forma rápida, O que acha de bater um papo com a gente? 
Entre em contato com a Ez.devs por aqui, e escale o seu time de tecnologia!

Públicações relacionadas

Criando uma cultura remota eficiente em um time de tecnologia

Já sabemos o quanto as culturas organizacionais estão se modificando dentro das startups e scale-ups, trazendo consigo a necessidade de Ler o artigo completo

Desenvolvedor remoto: 3 dicas para uma integração de sucesso com o time

Garantir a integração de um desenvolvedor remoto no seu time nem sempre é fácil. Para te ajudar, preparamos algumas dicas Ler o artigo completo

Dicas para avaliar o fit cultural de um candidato

O conceito de fit cultural dentro do setor de Recursos Humanos é utilizado para definir o alinhamento entre o perfil Ler o artigo completo

Inclusão no mercado de trabalho
Vanny fala no blog da Ez.devs sobre Inclusão no mercado de trabalho de tecnologia

Artigo produzido pela Vanny, Dev e Community Manager, contando sobre os desafios e benefícios de prezar pela inclusão no mercado Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos