fbpx

Gestão de talentos de tecnologia: Como realizar da forma correta

Gestão de talentos é o nome que se dá a um conjunto de ações que envolvem contratação, treinamento e manutenção de profissionais de destaque na empresa. Para isso, é necessário que esses talentos se sintam motivados a permanecer engajados no negócio para contribuir com seu crescimento, o que é um desafio para qualquer gestor. E quando se trata de talentos de tecnologia, o desafio é maior ainda.

Já que a área de tecnologia da informação é um setor em constante crescimento e evolução, a quantidade e a variedade de opções de trabalho são enormes. O surgimento de uma startup que trabalhe com uma ideia inovadora, por exemplo, pode facilmente atrair a atenção dos talentos de tecnologia de sua empresa e motivá-los a deixar o emprego para trabalhar com aquela novidade.

Sendo assim, trouxemos aqui algumas dicas para que a pessoa responsável pela gestão desses talentos de tecnologia possa realizar sua função da melhor maneira possível:

Comece pela contratação

A gestão de talentos de tecnologia pode começar antes mesmo de a pessoa desenvolvedora colocar a mão na massa. Um processo de recrutamento e seleção bem executado permite que os melhores candidatos sejam contratados, trazendo à empresa profissionais mais adequados a ela e mais alinhados a seu perfil e seus objetivos. Também é possível diferenciar candidatos que se sentem motivados a trabalhar em sua empresa por motivos além dos financeiros.

Além disso, a importância do processo seletivo também está no efeito que a pessoa recém contratada vai causar em sua equipe ou no ambiente em que passará a trabalhar. Um profissional que não se encaixe no ritmo e estilo de trabalho da empresa, ou que se mostre desmotivado e insatisfeito, pode desmotivar também os colegas com quem trabalha diariamente. Portanto, é muito clara a importância de uma contratação bem feita para a gestão de todos os talentos de tecnologia, novos ou não.

Proporcione boas experiências

De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, apresentada em seu relatório sobre Tendências Globais de Talento de 2020, a experiência dos colaboradores é um fator importante para o aumento da retenção na corporação. Para tornar efetiva essa medida, é necessário estar em contato com os talentos de tecnologia que fazem parte de sua equipe, buscando feedbacks sobre como vem sendo o dia a dia de trabalho de cada uma delas, como se dá a relação entre colegas de equipe, além de sugestões de melhorias para o cotidiano ou para o ambiente de trabalho, por exemplo.

Outra forma de promover boas experiências é através da integração entre colegas. Atividades, conversas e momentos divertidos podem ajudar a criar um ambiente mais confortável e produtivo no trabalho. Não se pode esquecer de colegas que talvez não tenham vontade de participar de tais atividades, mas que também devem ser integrados à equipe da melhor maneira possível.

Estimule seus talentos.

Afinal, é muito provável que um serviço monótono faça, em algum momento, com que o colaborador fique insatisfeito com o trabalho (ou, na melhor das hipóteses, indiferente). Nos dois casos, o surgimento de qualquer oportunidade um pouco mais atrativa despertará o interesse do profissional desmotivado, que deixará a empresa se tiver a chance.

Portanto, é muito importante que a gestão de talentos de tecnologia busque sempre desafiar tais profissionais, fazendo com que tenham que resolver problemas diferentes, busquem soluções inéditas, melhorias para trabalhos já feitos, dentre várias outras maneiras de fazer com que se motivem mais. Por mais estranho que possa parecer, tarefas mais difíceis podem ser mais estimuladoras do que as que o funcionário já está acostumado a fazer.

Seus talentos de tecnologia também podem se sentir motivados ao receberem estímulos de aprendizado. Proporcionar oportunidades de qualificação aos colaboradores, como participação em eventos e palestras, ou realização de cursos e especializações, por exemplo, pode motivá-los a adquirir novos conhecimentos e a aplicá-los aos projetos que está desenvolvendo. Portanto, o investimento na educação de talentos gera benefícios tanto para a empresa quanto para eles.

Compartilhe os objetivos da empresa.

Faça com que as pessoas desenvolvedoras de sua equipe sintam que elas fazem parte de algo maior, que está crescendo e que pretende chegar a algum lugar. Desta forma, elas poderão se sentir engajadas e motivadas a fazerem parte do crescimento de uma corporação com que possuem valores e objetivos em comum. 

Realizar uma boa gestão de talentos de tecnologia sempre será um desafio, e as dificuldades vão variar de acordo com o tamanho das equipes, dos recursos que a empresa disponibiliza e de inúmeros outros fatores. Procure sempre dar o seu melhor para motivar seus talentos a continuarem contribuindo para o crescimento do negócio, contribuindo para a qualidade do ambiente de trabalho e para a boa evolução da corporação.

Públicações relacionadas

Employer Branding: Como a sua cultura pode atrair devs

Você já parou para pensar que sua empresa pode estar afastando os talentos ao invés de atraí-los? Em um período Ler o artigo completo

Time de tecnologia: Tenha uma visão mais ampla para escalar seu produto

Para vencer os desafios de escalar o produto da sua startup, ter um time de tecnologia multidisciplinar e ágil é Ler o artigo completo

Tenha um time de tecnologia de alta performance

Para garantir o bom desenvolvimento de um time de alta performance no desenvolvimento de um projeto de tecnologia, é necessário Ler o artigo completo

As novas relações entre desenvolvedores e as empresas

A busca incessante por pessoas que trabalham no setor de tecnologia fez com que estes profissionais ditassem, a partir de Ler o artigo completo

Veja todos os nossos artigos